Intervenções criativas na alfabetização e letramento é tema de aula de Pedagogia

Intervenção_criativa_Pedagogia

Os alunos do terceiro período de Pedagogia participaram, na quinta-feira (23), de uma aula especial sobre estratégias de intervenções criativas na alfabetização e letramento de crianças.

Para iniciativa, foram convidados integrantes da companhia de teatro Rastro dos Astros, que permitiram que os acadêmicos tivessem contato com alguns recursos artísticos e cênicos, como pernas de pau e pirofagia, que é a arte de manipular o fogo.

O diretor e coordenador do grupo, Lucas Menezes, deu vida a diversos personagens para falar sobre como técnicas de teatro infantil e de contação de história podem ser utilizadas no processo de alfabetização e letramento.

“O teatro é uma ferramenta que ajuda de várias formas. Você pode usar para chamar a atenção do aluno para sua aula, para o seu conteúdo. É uma ferramenta que pode também ajudar o aluno a se desenvolver como pessoa, a se socializar”, defende Lucas que, além de se dedicar ao teatro, também é professor.

Para a docente responsável pela disciplina, Larissa Abranches, esse tipo de intervenção enrique o processo de aprendizado.

“Torna-se imprescindível ao professor alfabetizador ‘despertar’ nos educandos o gosto pelas palavras, a fomenta pela leitura, o amor pelo intrínseco que habita no 'ser' a cada página de um livro. Aguçar um profundo florescer que começa no encantamento da descoberta que o ato de ler oportuniza ao desbravamento de um mundo novo, reflexo de um tudo a cada história”, afirma.

Vale lembrar que nesta semana os estudantes também participaram de um encontro sobre técnicas e recursos que podem ser utilizados na contação de uma história para crianças, jovens e adultos.