IX Encontro sobre Inclusão e Acessibilidade acontece no Auditório do UNIFAGOC

Em sua nona edição, Encontro sobre Inclusão e Acessibilidade foi realizado, no dia 25 de abril (segunda-feira), no auditório do Ary Barroso - campus do UNIFAGOC, de forma presencial depois de dois em que a programação foi promovida em formato virtual por conta do contexto pandêmico. Alunos, professores e convidados participaram da iniciativa. Confira as fotos AQUI.

A equipe organizadora é composta pelos profissionais do Núcleo de Acessibilidade do UNIFAGOC (NAF), setor vinculado ao Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE), e pelo curso de Pedagogia.

Na abertura, a coordenadora do NAF e diretora do curso de Pedagogia, Adriana Mollica, expressou a importância de refletir sobre temáticas inclusivas: “Este evento é realizado com muito carinho pelo curso de Pedagogia e pelo nosso Núcleo de Acessibilidade, que se consolidou como um setor essencial dentro do UNIFAGOC na promoção da inclusão.  Reafirmamos o nosso compromisso e a nossa responsabilidade social, mas, sobretudo humana, de crer em um mundo com equidade.”, disse.

O evento contou com a apresentação artística e cultural de alunos da APAE: João Paulo de Souza, Laís, João Paulo Floriano, Higor, Jéssica, Rafael, Guilherme, Marcelo, Shirley e Álvaro.  Os profissionais da APAE, Évellyn Oliveira, Jonas Barbosa, Robson Luís, Juliana Aparecida, Juliano Sabino e Eduardo da Silva, também participaram da capoeira inclusiva, momento que a plateia, empolgada, acompanhou com palmas.

As ex-alunas do curso de Pedagogia Natalia Caetano e Camila Capryth fizeram apresentações de suas trajetórias acadêmicas – no âmbito da pesquisa –  e também profissional. A participação das alunas, segundo a professora Ludmilla Araújo, “engrandece o evento, pois demonstra que o conhecimento sobre a inclusão e acessibilidade é necessário para a atuação profissional, mas também para a formação humana”.

A programação também contou a palestra da psicopedagoga Claudia Alexandre Oliveira com a temática “TDAH e a lei nº 14.254”, que trouxe informações sobre a legislação mais atual e, também, conceitos resultados de pesquisas sobre a área. A profissional é docente no UNIFAGOC, além de atuar no NAF.

A aluna do 5º período da Pedagogia UNIFAGOC Kétully Cristina Neves afirmou que eventos assim são essenciais para a sua formação e que se sentiu "motivada a buscar mais conhecimento sobre educação inclusiva".