IX Maratona Mineira de Programação: alunos de Ciência da Computação UNIFAGOC se preparam para competição

O curso de Ciência da Computação do UNIFAGOC participará com três equipes da IX Maratona Mineira de Programação (MMP) que acontece no próximo sábado, dia 28 de maio em Timóteo.

Divididos em três equipes, Fifty Club formada pelos alunos Thiago, Rafael, Vitória e Rachel, 4Bits composta pelos acadêmicos Pedro Coimbra, Othon, Vinícius Teixeira e João Augusto e TriFarix que tem como integrantes os estudantes Gualter, Milene, Marcos Paulo e Luciano, os alunos participaram de treinamento com o professor Joás Baía nos dias 7, 14 e 21 de maio.

Joás afirma que esses encontros realizados aos sábados visaram a capacitação dos acadêmicos para a disputa da MMP, sendo composto por conhecimentos sobre a estrutura dos problemas computacionais que os alunos resolverão na Maratona.

Além disso, os alunos também foram orientados sobre as regras que disciplinam a competição, o ambiente de desenvolvimento utilizado e o sistema de classificação utilizado no evento. Em relação aos conhecimentos específicos de computação foram trabalhados os temas algoritmos e estruturas de dados”, conta o docente.

IMPORTÂNCIA

O professor explica que a importância de participar de eventos como esse, é o fato de desenvolver habilidade de trabalho em equipe e que os egressos das maratonas de programação têm sido contratados por empresas de alta tecnologia e, também, tornado empreendedores fundando Startups.

Ter a experiência em Maratonas no currículo é um diferencial nos processos seletivos das empresas de software. Por fim, é um objetivo da maratona desenvolver, nos competidores, a capacidade de trabalhar em equipe, solucionar problemas sob pressão e o desenvolvimento de novas soluções para problemas relacionados ao software”, aponta Joás.

MARATONA MINEIRA DE PROGRAMAÇÃO

Criada em 2011, a Maratona Mineira de Programação comporta atualmente até 70 equipes, totalizando de 150 a 210 alunos vindos de cerca de trinta Instituições de Ensino Superior de Minas Gerais.

A prova é composta de 8 a 14 questões de diversas situações decorrentes do dia a dia nas empresas ou em pesquisas e tem duração de cinco horas. Para solucioná-las os alunos que compõem os times, devem utilizar algoritmos e lógica computacional de maneira eficiente.