Laboratório de Medidas e Avaliação Física do UNIFAGOC permite conhecimento prático de técnicas e utilização de equipamentos

No Laboratório de Medidas e Avaliação Física do UNIFAGOC, os alunos aprendem as técnicas e utilização dos equipamentos que possibilitarão aos acadêmicos a atuação no ramo de avaliação física em clubes, academias, atletas, ou seja, aprendem a mensurar a estatura, massa corporal, o índice de massa corporal, as circunferências corporais, as dobras cutâneas, o percentual de gordura corporal, aplicar testes físicos para a avaliação de todas as capacidades físicas, avaliação postural e biomecânica.

O diretor do curso de Educação Física do UNIFAGOC, Rômulo José Mota Júnior, descreve que o espaço está equipado com esteiras e bicicletas ergométricas, bancos para testes físicos, fitas antropométricas, estadiômetros, balança, adipômetros, dinamômetro, banco de wells, balança de bioimpedância, materiais para análises do perfil lipídico e glicêmico plasmático, monitores de frequência cardíaca, cronômetros, aparelhos para aferição de pressão arterial em repouso e exercício, simetrógrafo.

“Neste laboratório os alunos conhecem e aplicam os procedimentos e protocolos para avaliação da capacidade aeróbia, anaeróbia em esteira, bike e banco, bem como aprendem a manusear estes ergômetros, frequencímetros e aparelhos de pressão arterial específicos para exercício físico. E realizam os testes físicos com os devidos monitoramentos”, explica o docente.

ATIVIDADES

Rômulo afirma que no Laboratório são realizadas as aulas práticas das disciplinas de Medidas e Avaliação Física, Fisiologia do Exercício I e II, Prescrição de Exercícios para grupos especiais e idosos e Cinesiologia e Biomecânica. Também serve de apoio para o curso de Nutrição junto a disciplina de Avaliação Nutricional.

Segundo o diretor, nas aulas práticas os alunos aprendem a aferir pressão arterial em repouso e exercício, monitor a glicemia plasmática, os níveis de colesterol e triglicerídeos e utilizar a balança de bioimpedância para mensuração da composição corporal.

“São feitas avalições físicas completas, avaliação postural, biomecânica e testes de esteira, de bike, de banco e de aptidão física em geral. Os acadêmicos do curso realizam o teste e avaliam os próprios colegas em aulas práticas. Resumindo, boa parte da formação do profissional de educação física, no que diz respeito à atuação prática acontece neste laboratório”, conclui Rômulo.