Prática que leva à excelência: Laboratório de Nutrição e Dietética do UNIFAGOC auxilia na formação de profissionais competentes e éticos

O laboratório de Nutrição e Dietética do UNIFAGOC tem como objetivo principal proporcionar aulas práticas e pesquisas em que o aluno visualize as transformações físicas e químicas dos alimentos mediante processos de pré-preparo e preparo.

A diretora do curso de Nutrição do UNIFAGOC, Thalita Azevedo Cabral, explica que a reflexão sobre as alterações nutricionais e sensoriais nos alimentos, a execução das boas práticas de fabricação de alimentos, o cálculo de valor nutricional, o rendimento e custo de preparações, o controle de qualidade, a elaboração de cardápios e preparações, a gestão de dietas modificadas e especiais e a possibilidade da escolha das técnicas adequadas da seleção a distribuição do alimento, também são funções do laboratório.

PRÁTICA

Thalita conta que a partir do segundo período do curso de Nutrição os alunos já começam a utilizar o laboratório, que tem espaço suficiente para atender com qualidade 30 alunos/turma.

O laboratório de Nutrição e Dietética atende às aulas práticas das disciplinas de Técnica Dietética I e II; Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição; Patologia da Nutrição e Dietoterapia I, II e III. Permite também o desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), atividades de extensão e cursos culinários.

“É no laboratório que os alunos entendem na prática sobre as operações de pré-preparo, cardápios, até o consumo dos alimentos. O objetivo do laboratório não é ensinar o estudante a cozinhar bem, mas sim conhecer o alimento e saber prepará-lo da forma adequada”, destaca Thalita.

IMPORTÂNCIA

A diretora afirma que o conhecimento da Técnica Dietética é de extrema importância, tanto para a conduta alimentar quanto na criação de cardápios. No laboratório os alunos têm contato com os alimentos estudados em sala de aula, além disso, o aluno com essa experiência garante conhecimento e espaço no mercado de trabalho.

“O UNIFAGOC investiu neste laboratório moderno para receber aulas práticas no próprio campus, espaço de referência e excelência em Ubá e região. A chegada deste laboratório garante ao aluno de Nutrição a propriedade em sua atuação como futuro nutricionista, e o qualifica em meio a tantos profissionais”, ressalta a docente.

Thalita destaca que mesmo em período de insegurança e recessão, causada pela covid-19, o UNIFAGOC não parou de fazer investimentos para impulsionar a qualidade do curso de Nutrição.

“Este investimento demonstra ainda mais o compromisso da nossa instituição em promover com excelência a educação integral e de qualidade, formando profissionais competentes e éticos”, conclui a diretora.