Medicina da Fagoc terá Centro de Simulação Realística em 2017


O curso de Medicina da Fagoc receberá em 2017 um Centro de Simulação Realística. O investimento de mais de 4 milhões de reais utiliza simuladores de pacientes (robôs), manequins estáticos e atores profissionais em instalações que criam um ambiente semelhante a um hospital ou a ambientes pré-hospitalares. As instações do laboratório serão construídas no próprio prédio de Medicina da instituição e a previsão é que o projeto seja finalizado no segundo semestre de 2017, quando os alunos já poderão realizar a prática hospitalar.  

Simulação Realística

Segundo um dos responsáveis pela empresa High Training que presta consultoria para a implementação do Centro de Simulação da Fagoc, Alexandre Taneno, a metodologia da simulação realística consiste em reproduzir situações do dia a dia em ambientes simulados, podendo ou não utilizar simuladores e atores profissionais para representar o paciente, familiar ou profissional. 

"São inúmeros temas que podem ser trabalhados com esta metodologia, deste atendimento de Urgência e Emergência à comunicação de má noticia. Todas as situações geradas pelos participantes do treinamento serão discutidas por um instrutor, na fase de debriefing, que é a discussão dos pontos de acertos e pontos de melhoria, tornado o ganho de conhecimento eficiente", conclui o biomédico.