Medicina UNIFAGOC promove treinamento para equipes de Saúde da Família de Ubá


 

O curso de Medicina do UNIFAGOC, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ubá, ofereceu um treinamento para equipes de estratégia da Saúde da Família da cidade, na última segunda-feira (27). A iniciativa foi realizada no auditório da instituição obedecendo a todos os cuidados e precauções recomendados para evitar o contágio do COVID-19, como a utilização de máscaras e o distanciamento entre os participantes. 

 

O médico e diretor da graduação do Centro Universitário, doutor Filipe Moreira de Andrade, que foi o preletor do evento, destaca que a ação teve o objetivo de atualizar estes profissionais com todas as informações e recomendações do Ministério da Saúde Brasileiro em relação ao novo Coronavírus.

 

“Nós sempre buscamos, desde o início do curso, em 2014, uma parceria estreita tanto com a Secretaria Municipal de Saúde de Ubá, quanto outras secretarias de saúde da região. A gente acredita que o nosso curso de Medicina só faz sentido aqui se nós pudermos tanto utilizar a estrutura municipal e se pudermos atuar junto aos gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS). Há poucos dias atrás os alunos se formaram e foram inscritos no Conselho Regional de Medicina (CRM) e hoje, neste momento, já temos ex-alunos nosso trabalhando em algumas unidades de saúde da região”, complementa o diretor. 

 

Para o treinamento, os participantes receberam uma apostila com as principais recomendações realizadas na Diretrizes para Diagnóstico e Tratamento da COVID-19, que foi produzido pelo doutor Filipe e pelo médico e professor do UNIFAGOC, doutor Bruno Farnetano

 

 

A Secretária Municipal de Saúde, Dulcineia Thinassi, ressalta que o evento “foi um momento em que todos os nossos profissionais puderam ouvir um resumo de qualidade de tudo aquilo que existe hoje sobre o Covid-19”.
 

Além disso, a Secretária destaca a importância da constante parceria que o curso de Medicina do UNIFAGOC oferece, principalmente nesse momento de enfrentamento do Sars-CoV-2. “Um dos melhores benefícios que o município de Ubá já teve, hoje, foi ter uma faculdade de Medicina que trouxe essa aproximação entre saúde, serviço, ensino e pesquisa que resultou nesta parceria que hoje existe", afirma Thinassi. 
 

Confira a cobertura, no vídeo abaixo...