Medicina UNIFAGOC realiza Pré-Trauma Minas Online


O Pré-Trauma Minas Online, promovido pelo curso de Medicina do UNIFAGOC, reuniu acadêmicos e profissionais nos dias 08 e 09 de abril para debater sobre temas voltados para a área de trauma e emergência. A iniciativa teve o objetivo de preceder o primeiro congresso médico na área realizado em Ubá, que foi adiado em razão da pandemia da COVID-19. 

 

Segundo a comissão organizadora, representada pelo aluno Lucas Benício, o evento alcançou considerável número de inscritos, entre estudantes de Medicina e de outros cursos da área da saúde, além de profissionais de todo o Brasil e do mundo. 

 

“Tivemos grande projeção em todo o país e internacionalmente também! O evento foi muito proveitoso, permitindo que aprendêssemos muito e de forma dinâmica. Esse congresso garantiu que nos atualizássemos sobre temas importantes da área de Trauma e Emergência e, melhor ainda, com os profissionais mais renomados do país”, ressalta o acadêmico.

 

Na imagem, o aluno e um dos organizadores, Lucas Benício que atuou como um dos mediadores do evento

 

De acordo com dados da reprodução, a transmissão alcançou cerca de 768 visualizações simultâneas no primeiro dia e 884 no segundo dia. 

 

O primeiro dia do evento online contou com palestras com os temas Fisiopatologia do Choque: Atualizações; Traumas de Vias Aéreas - Quanto o ATLS Não é Suficiente e Trauma Vascular Abdominal: Estado da Arte. Confira abaixo: 

 

 

Já no segundo dia, os participantes puderam assistir às palestras em que foram abordados assuntos como Atendimento Pré-Hospitalar em Situações de Combate; A Cirurgia Torácica na Emergência e o Especialista no Estado de Arte e Casos Desafiadores em Trauma. Assista abaixo:

 

 

Vale destacar que a realização do Pré-Trauma Minas online também contou com o apoio de entidades médicas conhecidas no país como a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), o Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), a Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT), o Brazilian Committee on Trauma representando o American College of Surgeons e a International Federation of Medical Student’s Association of Brazil, IFMSA Brazil, representada pelo comitê OFMSA BRAZIL UNIFAGOC. 

 

“Pela ótica da comissão organizadora do evento, como um dos membros da organização, afirmo que ficamos extremamente realizados com os resultados alcançados. Ainda, graças ao extenso e crucial apoio do UNIFAGOC e da equipe de transmissão POP TV, pudemos realizar as transmissões do Pré Trauma Minas com excelência profissionalismo, destacando nosso evento em relação a outros congressos on-line já realizados”, agradece Lucas.

 

Ainda vinculado ao congresso Trauma Minas, será realizado no dia 04 de maio, às 19h mais um evento online em que será discorrida uma Sessão de Casos Clínicos que contará com a participação dos cirurgiões do trauma doutor Omar Moté Abou-Mourad e doutor Filipe Moreira de Andrade, referências na área da cirurgia do trauma. As vagas são limitadas e poderão participar todos os inscritos tanto no Trauma Minas quanto no Pré-Trauma Minas Online. A inscrição será feita por meio de um link enviado via email. A sessão será transmitida via zoom, será gratuita e haverá a emissão de certifficado.