Medicina do UNIFAGOC recebeu o intercambista da Suécia

O curso de Medicina do UNIFAGOC recebeu o intercambista sueco Ahmed Salmon, que estuda na Charles University in Prague, na República Tcheca. A vinda do acadêmico aconteceu por meio do Programa de Intercâmbio Internacional, promovido pela International Federation of Medical Student’s Association (IFMSA).

O estudante ficou durante um mês para acompanhar o serviço de oftalmologia clínico cirúrgico do professor e médico Paulo Laroca. Durante sua estada, Ahmed também teve a oportunidade de participar das atividades do Internato na área da Ginecologia, que aconteceram dentro e fora do campus do UNIFAGOC, como no Real Lab, na Policlínica e em Tocantins (MG).

O aluno de Medicina e presidente do comitê IFMSA Brazil UNIFAGOC, Lucas Benício Melo conta que poder receber um intercambista internacional é muito positivo para os alunos do UNIFAGOC. “Apesar de ele vim da Suécia, que tem um sistema de saúde parecido com o do Brasil, muitas condutas e protocolos são diferentes. A gente vai se atualizando em relação às práticas médicas. Podemos ter essa troca. Além do contato com a língua [inglesa], que a gente está a toda a hora revisando nosso inglês para conseguirmos nos comunicar com ele”, conta.

Na foto, o diretor do curso de Medicina, Filipe Andrade, o intercambista Ahmed Salmon, a subdiretora de Medicina, Andressa Prado e o subdiretor de Medicina, doutor Bruno Farnetano.

IFMSA

A Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina do Brasil é uma organização que está presente em países pelo mundo inteiro e é formada por várias associações de estudantes de Medicina.

“A IFMSA é a maior organização estudantil do mundo, cada país tem a sua associação e esse conjunto forma a IFMSA. A IFMSA Brazil compõe a IFMSA mundo. Dentro de cada país, as associações são formadas por diversas associações pequenas, que são os comitês locais, ou seja, as universidades. A IFMSA Brazil UNIFAGOC é uma das 274 universidades que fazem parte da IFMSA Brazil hoje”, esclarece Lucas.

Recentemente, três alunos do curso de Medicina do UNIFAGOC foram aprovados para participar do Programa de Intercâmbios (PIN) Nacional da International Federation of Medical Students (IFMSA) Brazil UNIFAGOC.