Busca por saúde e qualidade de vida em alta: com mercado de trabalho aquecido, curso de Nutrição do UNIFAGOC prepara aluno para atuação profissional


 

Cada vez mais as pessoas entendem a importância de manter alimentação saudável, a fim de obter qualidade de vida e preservação da saúde. Dessa forma o nutricionista, profissional dedicado à promoção, recuperação e manutenção da saúde por meio da alimentação, vem ganhando destaque no mercado de trabalho.

 

Em meio às principais funções do profissional graduado em Nutrição, é possível ressaltar o cuidado no controle de qualidade dos alimentos em restaurantes e refeitórios, o desenvolvimento e avaliação de produtos que possam ser utilizados na alimentação humana, a elaboração de diagnóstico nutricional dos pacientes e prescrição de dietas e suplementos nutricionais.

 

ATUAÇÃO

 

O nutricionista pode escolher trabalhar em áreas como nutrição clínica, nutrição esportiva, marketing nutricional, pesquisa e indústria alimentícia, atuar em hospitais, clínicas, indústrias de alimentos, academias, laboratórios de análise alimentar, entre outros.

 

Para isso, a diretora do curso de Nutrição do UNIFAGOC, Thalita Azevedo Cabral, explica que é obrigatório cursar o curso de Nutrição e possuir o diploma de bacharel em Nutrição em instituição reconhecida pelo MEC. Além disso, é necessário, ainda, obter o registro profissional no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN).

 

“A grade curricular do curso de Nutrição do UNIFAGOC equilibra a base teórica com atividades práticas, incluindo muitas idas aos laboratórios”, conta Thalita.

 

A diretora cita alguns tópicos de estudos que fazem parte do currículo como, Anatomia Humana; Composição dos Alimentos; Bioquímica; Microbiologia dos Alimentos; Higiene, Qualidade e Segurança dos Alimentos; Avaliação Nutricional; Dietoterapia; Gestão de Unidades da Alimentação e Nutrição; Educação Nutricional; Ética Profissional; Marketing; Epidemiologia; Saúde Coletiva.

 

DIRENCIAIS UNIFAGOC

 

Thalita explica que o preparo para boa vida profissional tem início ainda na escolha de instituição de qualidade para estudar, e o curso de Nutrição do UNIFAGOC acontece em ambientes com excelente infraestrutura e com corpo docente formado por doutores, mestres e especialistas, todos com práticas na área de atuação do curso.

 

“A instituição oferece amplas salas de aula climatizadas com equipamentos multimídia, laboratórios modernos, como o Novo Laboratório de Nutrição e Dietética, além de estar firmando parcerias exclusivas com empresas e órgãos públicos para a realização de estágios, preparando o aluno para atuação profissional no mercado de trabalho ainda durante a graduação”, destaca a docente.

 

MERCADO DE TRABALHO

 

O UNIFAGOC entende a importância do contato do acadêmico com o mercado de trabalho, e por isso o curso de Nutrição faz parte do Inova UNIFAGOC, novo método de ensino desenvolvido pelo centro universitário ubaense, onde, desde o início, as atividades acadêmicas aliam reflexão e experiência para que o aluno viva sua profissão na prática.

 

A diretora afirma que a taxa de empregabilidade na área de nutrição é alta e a carreira é bastante abrangente e oferece ao profissional diversas oportunidades de trabalho.  Devido à crescente demanda, os nutricionistas estão se especializando em áreas cada vez mais direcionadas, por esse motivo, novas carreiras e oportunidades de atuação surgem dia após dia.

 

“O trabalho do nutricionista pode ser desenvolvido de forma autônoma, em pequenos consultórios, nesse patamar da carreira, eles deixam de ser apenas profissionais liberais e tornam-se, também, empreendedores. Além de dar a possibilidade de ser seu próprio chefe, uma clínica particular geralmente fornece resultados financeiros superiores aos de outros regimes de trabalho”, explica Thalita.

 

A docente conta que a alimentação coletiva se tornou alternativa viável a muitas indústrias, pois requer, obrigatoriamente, a supervisão de nutricionista. Em ambientes maiores, mais de um profissional pode ser requisitado, por isso, essa área é uma das que mais apresentam oportunidades na região, já que Ubá é a “Capital Estadual da Indústria Moveleira”.

 

“A carreira está em alta na mídia. O nutricionista é um dos profissionais mais procurados nas reportagens, especialmente naquelas que tentam oferecer mais informações sobre determinados alimentos ou dietas. E esse tipo de reportagem não para de se multiplicar”, comenta a diretora.

 

Por fim, Thalita deixa dica que para se tornar bom profissional na área em que escolheu atuar é preciso apresentar boa comunicação, capacidade de ouvir, motivação, criatividade, empatia, senso de empreendimento, ser proativo, curioso, praticar o que defende, manter-se atualizado e gostar de trabalhar em equipe.

 

“É preciso conhecer bem o setor e buscar diferenciais. O sucesso vem para aqueles que demonstram dedicação e empenho em qualquer situação”, conclui a docente.

 

Para conhecer mais sobre o curso de Nutrição, confira este e-book gratuito.