Microbiologista e professor do UNIFAGOC fala sobre as diferenças entre Dengue, Zika Vírus e Chikungunya


Além da situação de pandemia, instaurada pela COVID-19, Minas Gerais também está em alerta para o número de casos de Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. Diante deste cenário, o UNIFAGOC trouxe o microbiologista e professor da instituição, doutor Jardel Meirelles, que também integra a equipe de Comunicação do Centro Universitário, para explicar sobre cada uma destas doenças. 

 

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), na última segunda-feira (27), já foram registrados em 2020 cerca de 56.031 casos prováveis de dengue, 944 de Chikungunya e de 317 notificações de Zika, sendo 34 em mulheres grávidas. 

 

“Estas três infecções, diferentemente das outras doenças, elas podem ser eficazmente prevenidas, por meio de uma ação ativa da população no combate aos criadouros do mosquito vetor (aedes aegypti). Portanto reitero a participação no combate a esta infecção, que nos dias atuais tem acometido um considerável número de pessoas, levando ao afastamento de suas atividades laborais, e no pior das hipóteses, a morte”, ressalta o doutor. 

 

No vídeo abaixo, Jardel destaca as formas de transmissão, os sintomas, o diagnóstico e a prevenção destas doenças. Confira...