Minha primeira participação em congresso

Felipe David

Aluno do 6º período de Jornalismo e estagiário do Núcleo de Comunicação Fagoc

Às cinco da manhã do dia 28 de novembro desembarquei pela primeira vez em Ribeirão Preto, data que ainda me reservava uma outra estreia: apresentar trabalho em um congresso. Tratava-se do 15º Congresso Nacional de Iniciação Científica - CONIC, realizado pelo Sindicato das  Mantenedoras de Ensino Superior - SEMESP, na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). O trabalho em questão é uma pesquisa - sobre religião e juventude -  que desenvolvo sob a orientação da professora Tatiana Costa Coelho.

Como foi a primeira vez que participava de iniciativas do gênero, tudo era uma grande novidade: um evento que reuniu estudantes do ensino superior de várias parte do país; eram mais de 3.100 alunos de 21 estados brasileiros.

Colocando meu lado jornalista em prática, logo que cheguei ao local do congresso, procurei os responsáveis pela comunicação. Não sabia bem o que iria fazer. Só não quis desperdiçar a oportunidade de poder conhecer o trabalho de comunicação de um evento desse porte. Conversei com a Ana Purchio - assessora de comunicação do SEMESP - que, prontamente, me passou informações sobre o congresso.

Perguntei se teria alguém do SEMESP que eu poderia entrevistar. E assim, fui apresentado à Cecília Tavares de Anderlini, diretora financeira do sindicato. Conversamos por alguns minutos. Ela falou sobre como é delicado o processo de seleção dos trabalho aprovados e disse que acredita que a participação nesse tipo de congresso traz diversos benefícios que vão além da vida acadêmica.

“Estar aqui vai agregar ao seu conhecimento sim, mas terá outros desdobramento. Vai influenciar em seu capital intelectual, seu capital pessoal, sua conduta, a forma como você gerencia sua vida, a maneira como explora o ambiente de trabalho. Tudo isso por participar de iniciativas como essa”, defendeu.

Ela disse ainda sobre o diferencial do aluno que se dedica a pesquisa científica. Ouça o depoimento de Anderlini.

Em seguida, encontrei o Yago Caiaffa e Raul Gomes. Os dois são alunos de Ciências Contábeis da Fagoc que desenvolveram projetos de Iniciação Científica e também participaram do CONIC. No vídeo abaixo, eles explicam sobre os projetos e contam sobre a experiência de participar do evento. Confira…