Novo Laboratório de Simulação Realística do UNIFAGOC é destaque no G1

Foto do Projeto do novo Laboratório de Simulação Realística do UNIFAGOC

O Centro Universitário UNIFAGOC foi destaque entre as matérias veiculadas no portal de notícias G1 Zona da Mata. A notoriedade deve-se à construção de um novo Laboratório de Simulação Realística que será destinado aos cursos da área da saúde da instituição.

O local conta com cerca de 800 metros quadrados e com cinco salas de alta complexibilidade que reproduzem ambientes e situações de um hospital. A previsão é que seja inaugurado ainda neste semestre.

Foto do Projeto do novo Laboratório de Simulação Realística do UNIFAGOC

Confira abaixo a matéria na íntegra:

Centro Universitário de Ubá aposta em tecnologia de ponta na formação de médicos

Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (UNIFAGOC) está prestes a inaugurar o novo laboratório de simulação realística voltado para os cursos da área da saúde que reproduz ambientes e situações de um hospital. A previsão é que seja inaugurado ainda neste semestre.

Segundo o Diretor do curso de Medicina do UNIFAGOC, doutor Filipe Moreira de Andrade, a proposta é permitir que o estudante desenvolva uma série de habilidades em um ambiente seguro e controlado. “Para que, quando eles chegarem ao paciente, eles possam estar mais treinados e seguros”, defende Filipe.

Com cerca de 800 metros quadrados e com cinco salas de alta complexidade, esse será o maior centro de simulação da Zona da Mata e um dos maiores de Minas Gerais, de acordo com o representante da mantenedora do UNIFAGOC, Leonardo Couto. “É um laboratório altamente fidelizado com a realidade, que simula os mínimos detalhes que os alunos enfrentarão no dia a dia. É um avanço muito grande para os nossos cursos da área da saúde”, explica Leonardo.

O espaço destinado ao laboratório é maior do que o necessário para atender o número de estudantes do curso de Medicina do UNIFAGOC. E, para doutor Filipe, esse é um dos aspectos que colocam o laboratório do Centro Universitário de Ubá entre os principais do país. “A proporção de tamanho por número de alunos sem dúvida nenhuma é uma das melhores do Brasil. Para as aulas práticas, os alunos são divididos em grupos menores que facilitam sobremaneira o trabalho dos professores e preceptores ”, afirma.

“Estamos trazendo o que há de mais moderno para o ensino de graduação quando se fala em graduação no mundo”, afirma Marcelo Andrade, reitor do UNIFAGOC que ainda possui, na área da Saúde, os cursos de Bacharelado em Educação Física, Psicologia, Enfermagem, Estética e Cosmética e Odontologia. Marcelo explica também que alguns equipamentos foram importados para que os estudantes tenham contato com estrutura de ponta e “ingressem no mercado mais experientes”, completa.

Marcelo destaca ainda que, além de beneficiar os alunos, o novo laboratório de simulação trará benefícios também ao município de Ubá e cidades da região. “A gente pode promover aqui curso de capacitação para os hospitais, para as equipes de saúde. A gente pode envolver o sistema de saúde como um todo para melhorar a saúde do município de Ubá com uma estrutura como essa”, finaliza.

Assista ao vídeo e conheça mais esse novo espaço…

Clique AQUI e confira a matéria no G1.