Pedagogia UNIFAGOC promove evento sobre Gestão Escolar e Suas Dimensões

A fim de enriquecer a experiência acadêmica dos alunos, o curso de Pedagogia do UNIFAGOC promoveu um bate-papo com o tema Gestão Escolar e Suas Dimensões Pedagógica, de Pessoal, Administrativa e Financeira. A iniciativa contou com a participação de diretores, supervisores e professores de escolas estaduais que são reconhecidos como referências na área.

A professora responsável pela atividade, Adriane Martins iniciou o evento com um agradecimento pela disponibilidade dos convidados em participar do encontro e enfatizou que eles são gestores que reúnem todas as competências exigidas pelo cargo.

Após a abertura, a diretora da Escola Estadual Professor Cícero Torres Galindo, de Senador Firmino, Maria Goretti Guimarães de Oliveira falou sobre a importância de sua experiência como professora e supervisora para que hoje, como diretora, ela se sinta mais preparada para enfrentar os obstáculos do dia a dia. Segundo ela, pensar em desistir é recorrente, ser gestor não é fácil, porém ela sabe que pode contribuir e isso faz com que ela continue, além do amor pela escola. Goretti ainda apresentou fotos com as principais transformações que promoveu junto a sua equipe nos diversos espaços da escola: biblioteca, salas de aula, sala dos professores, secretaria, pátio/refeitório, bebedouros, telhado, muros, além da mudança e conquista de toda a equipe para que a transformação da estrutura física da escola acontecesse.

“A Gestão Escolar trabalha com a finalidade de dar significado aos recursos atribuídos e à forma como serão utilizados no processo de educação", destaca Goretti.

Em seguida, o coordenador do setor de pagamento da SRE/Ubá e ex-diretor da Escola Estadual Professor Biolkino de Andrade, de Divinésia, Wágner Vieira, abordou a temática da Gestão de Pessoal. Ele ressaltou a importância do evento para os alunos como uma oportunidade de associar a teoria à prática e falou sobre questões voltadas ao relacionamento interpessoal, destacando a importância da postura do diretor como líder nas relações humanas.

Para encerrar a noite de palestras, o diretor da Escola Estadual Doutor João Batista de Almeida, de Visconde do Rio Brando, Antônio Henrique Rodrigues discorreu sobre a Gestão Pedagógica. Inicialmente, ele parabenizou os alunos formandos e afirmou que “escolher a Pedagogia é um ato de resistência.” Conforme o diretor, as áreas administrativa, financeira e de pessoas se convergem para a concretização do processo de ensino-aprendizagem de qualidade. Ele também explicou sobre enturmação de alunos homogênea e heterogênea, calendário escolar, além dos principais documentos como: Plano de Aula do Professor, Projeto Político Pedagógico – PPP, Regimento Escolar, Currículo Referência de Minas Gerais e Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

“Todos esses documentos precisam estar alinhados. Desde a BNCC que é uma norma de âmbito federal, passando pelo Currículo Referência do Estado, chegando no chão da escola, pelo PPP, que é a espinha dorsal do fazer pedagógico até chegar na sala de aula pelo Plano de Aula do professor”, afirma Antônio.