Pedagogia UNIFAGOC recebe diretora de escola estadual para falar sobre Gestão Democrática Pedagógica

Os alunos do 8º período do curso de Pedagogia do UNIFAGOC receberam a diretora da Escola Estadual Senador Levindo Coelho, Valdezita Paula Lopes Barbosa, para uma palestra sobre Gestão Democrática Participativa nas Escolas Públicas, no último dia 07 de novembro. A iniciativa foi realizada por meio da disciplina de Gestão e Direção Escolar, ministrada pela professora Adriane Martins.

Na ocasião, a diretora iniciou a conversa afirmando que a gestão democrática participativa conta com a participação ativa e efetiva de todos que fazem parte da escola: pais, alunos, funcionários, professores, diretor escolar e toda a comunidade do entorno, que desejem uma escola eficiente e eficaz em seu processo de ensino-aprendizagem, na tomada de decisões dentro da escola, em todos os sentidos e aspectos. “No entanto, fazer uma gestão democrática e participativa não é fácil”, revela Valdezita.

Além disso, Valdezita ainda disse que a Gestão Democrática e Participativa encontra amparo nas legislações vigentes, e enfatizou a importância da constituição no interior da escola dos institutos representativos da comunidade escolar como o Grêmio Estudantil, Líderes de Turma e o Colegiado Escolar, que é o órgão mais importante que atua junto da direção com seu caráter deliberativo, executivo, consultivo e avaliativo nos assuntos referentes à gestão pedagógica, administrativa e financeira da unidade escolar.

Por fim, a diretora comentou sobre a estrutura curricular do Ensino Médio Integral, os desafios da sua implantação e as adaptações que faz no cotidiano da escola de modo a possibilitar a participação dos professores e alunos na operacionalização das determinações da Secretaria de Estado de Educação (SEE) efetivando assim, uma gestão democrática, ainda que dentro da autonomia restrita que a legislação permite.

A professora Adriane ressalta a relevância deste momento com os alunos devido à fala da Diretora ir ao encontro das temáticas abordadas em sala de aula. “Os alunos foram participativos e ficaram agradecidos com esse momento importante para a sua formação acadêmica”, declara Adriane.