Atendimento via chat

Portaria do MEC autoriza alunos de Medicina realizarem atividades do internato

O Centro Universitário UNIFAGOC está com as atividades do Internato suspensas. No entanto, o Ministério da Educação (MEC) divulgou, no dia 20 de março, a Portaria nº 356 que autoriza, em caráter excepcional, os alunos regularmente matriculados nos dois últimos anos do curso de Medicina a realizarem o estágio médico obrigatório.

As áreas autorizadas são as de Clínica Médica, Pediatria e Saúde Coletiva, além de apoio às famílias e aos grupos de risco, de acordo com as especificidades do curso.

O estágio poderá ser realizado em unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento, rede hospitalar e comunidades a serem especificadas pelo Ministério da Saúde, enquanto durar a situação de emergência da saúde pública decorrente da COVID-19.

Os alunos interessados deverão obrigatoriamente se inscrever conforme orientações que serão apresentadas pelo Ministério da Educação nos próximos dias. Caberá ao Ministério da Saúde selecionar, alocar e organizar os alunos voluntários, não tendo o UNIFAGOC nenhuma responsabilidade neste processo.

Ao voluntariado, será emitido Certificado de Participação no Esforço de Contenção da Pandemia pelo UNA-SUS (Universidade Aberta do SUS), com a respectiva carga horária efetivamente cumprida e que será utilizada na substituição de horas devidas em sede de estágio obrigatório nas áreas de Clínica Médica, Pediatria e Saúde Coletiva. A atuação dos alunos é de caráter relevante e será considerada na pontuação para ingresso nos cursos de residência médica.

Confira...