Prêmio Antonio Olinto: prorrogadas inscrições para as escolas

As inscrições das escolas para o primeiro Concurso de Poesia, Redação e Fotografia - Prêmio Antônio Olinto foram prorrogadas até o dia 20 de maio (segunda-feira). As instituições públicas e particulares da cidade de Ubá, que oferecem ensino fundamental e médio, podem se inscrever pelo link disponível no botão abaixo:

O edital pode ser conferido AQUI.

Os trabalhos serão divididos nas seguintes categorias:

• Poema - para os alunos do sexto e sétimo anos do Ensino Fundamental;
  • Narrativa Dialogada - para os alunos do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental;
  • Fotografia - para os alunos do primeiro, segundo e terceiro anos do Ensino Médio.

Confira o formulário padrão de cada categoria:

Formulário  Modalidade: FOTOGRAFIA

Formulário  Modalidade: NARRATIVA DIALOGADA

Formulário  Modalidade: POEMA

Cada escola poderá selecionar até três trabalhos em cada categoria que deverão ser entregues na Secretaria Municipal de Educação no Setor de Programas Literários, situada na Rua Coronel Carlos Brandão, das 9h às 15h, no dia 31 de maio (sexta-feira).

É necessário que os trabalhos sejam colocados dentro de um envelope lacrado com o nome da escola e a seguinte identificação: Concurso de Fotografia, Poesia e Redação - Prêmio ANTONIO OLINTO. Além dos trabalhos, dentro do envelope, deve ser inserido um envelope menor com a ficha de inscrição individual do aluno, disponível AQUI.

A avaliação será feita com base nos critérios dos itens disponíveis no Manual do Professor. Clique AQUI e confira.

O resultado será divulgado no dia 10 de junho no site da Fagoc.

O evento de entrega dos prêmios para os ganhadores do concurso acontecerá no dia 18 de junho (terça-feira). Serão premiados os três melhores trabalhos de cada categoria.

O prêmio para as Poesias e Narrativas Dialogadas selecionadas será um tablet para cada autor e um smartphone para seus respectivos professores orientadores. A premiação para os três melhores da categoria de Fotografia será um smartphone para cada autor e outro para seu orientador.

Os trabalhos premiados serão reunidos em uma exposição realizada em setembro, mês que marca 10 anos da morte de Olinto. Na ocasião, será lançada a segunda edição do livro “São eu, estas coisas”, de autoria da professora da Fagoc Cláudia Condé, que traz histórias do escritor e membro imortal da Academia Brasileira de Letras.

Centenário Antonio Olinto

Fagoc, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Ubá e da Superintendência Regional de Ensino, está a frente de uma série de ações em comemoração ao centenário de nascimento do escritor Antonio Olinto, que é celebrado neste ano de 2019.

Além de homenagear Antonio Olinto, as iniciativas têm o objetivo de dar visibilidade à obra do autor tanto no ambiente acadêmico da faculdade quanto na comunidade, a fim de destacar sua importância para o engrandecimento da Língua Portuguesa e da cultura mineira.

A comemoração do centenário de nascimento de Antonio Olinto também faz parte das ações que celebram os 20 anos da Fagoc. O autor prestigiou várias atividades da instituição de ensino, cuja biblioteca tem o seu nome.