Processo do luto é assunto de ebook criado por alunos da Psicologia UNIFAGOC


 

Os alunos do décimo período do curso de Psicologia do UNIFAGOC Carolina Costa de Souza, Gabriela Patrício Moreira, Iara de Souza Magalhães Gabriel, Lara Neves Peixoto, Laryssa Gonçalves Sperandio e Tatyani Cristina de Souza criaram o ebook SOBREvivências: Vivenciando o Processo de Luto.  O ebook está disponível para a venda no site da Hotmartneste link,  por R$14,90. 

 

“Diante a situação pandêmica que estamos atravessando e a necessidade de passar a maior parte do tempo em casa, assim como outros tipos de terapia, a leitura se torna um refúgio. Ler é sinônimo de cuidar da Saúde Mental, tornando possível o processo de reelaboração de questões internas e da interação do sujeito com o meio social. Nossa empresa tem como objetivo auxiliar pessoas que possam estar na fase do luto, por meio de conteúdos informativos de maneira leve, didática e interativa, pautados na Psicologia”, afirma o grupo. 

 

O E-book tem como finalidade auxiliar as pessoas a reconhecerem o seu processo individual de luto, bem como as etapas que está enfrentando, para se sentir amparado e acolhido diante dessa caminhada, tornando possível ressignificar a perda.
 

“Desenvolver este material foi uma experiência incrível que proporcionou inúmeras construções, permitindo unir o respeito e o amor que temos por essa profissão admirável que é a Psicologia”, revelam os acadêmicos. 

 

A iniciativa é resultado da disciplina Inovação e Criatividade, ministrada pelo professor e diretor da graduação, Alexandre Augusto Corrêa, que propõe aos alunos o desafio de criarem, de forma fictícia, e em grupo, suas empresas. Desde o início do ano, os estudantes se estruturam definindo os objetivos da empresa e as habilidades de seus membros. Feito isso, cada empresa apresenta um projeto formal de um produto, com análise de mercado, objetivo, público alvo, orçamento, mão de obra envolvida e plano de marketing. Com o plano aprovado no final do primeiro semestre, os alunos iniciam o segundo semestre com o produto pronto para divulgação, venda ou aplicação. 

 

Nos primeiros meses, o trabalho é destinado a propaganda e marketing, construção de canais de divulgação e outras formas de distribuição do produto. Ao final, as empresas deverão mostrar, por meio de gráficos, o resultado alcançado. 

 

“Esta atividade busca trazer para dentro da instituição a experiência que muitos discentes poderão vir a ter como empreendedores. Todos os produtos obrigatoriamente precisam estar relacionados a uma demanda que a Psicologia possa vir a trabalhar. Assim, além de proporcionar o espaço para o desenvolvimento de habilidades práticas em empreendedorismo, criatividade e inovação, a disciplina retoma conceitos, práticas e procedimentos específicos da psicologia como forma de apoio teórico dos produtos elaborados”, destaca o diretor.