Professor do UNIFAGOC publica artigo em revista internacional


Professor do UNIFAGOC Davi Correia Silva

 

O professor do curso de Educação Física do UNIFAGOC Davi Correia da Silva teve seu artigo Teorias de Psicologia da Aprendizagem Contrastantes Aplicadas ao Processo de Ensino-Aprendizagem-Treinamento de Táticas no Futebol publicado na revista Frontiers in Psychology. O trabalho é resultado de um estudo conjunto entre pesquisadores do Brasil, Canadá, Portugal e Alemanha o qual buscaram nas epistemologias da pedagogia a base para distinguir as diferentes teorias e abordagens. Confira a publicação AQUI.

 

O professor conta que o artigo é uma integração entre seu trabalho acerca do comportamento tático e noções sobre dificuldade e complexidade trabalhadas pelos professores Daniel Barreira e João Machado e o trabalho de Gregory Petiot sobre cognição. 

 

"A integração dos elementos foi revisada várias vezes antes de encontrarmos uma narrativa contínua, o que demorou praticamente um ano. Após a submissão do artigo, uma série de revisões foram feitas por peritos na área, para alinhar completamente o conteúdo. Inicialmente, buscamos entender a interação entre o "behaviorismo" e o "comportamento tático". Com base nas epistemologias da pedagogia do desporto, encontramos mais incompatibilidade do que elementos associados. Com isso, surge a necessidade de explorar mais a temática no intuito de verificar dentro das teorias, quais delas se enquadram melhor no processo de ensino-aprendizagem e treinamento do futebol", destaca Davi. 
 

Frontiers in Psychology é uma revista considerada de destaque na área, publicando pesquisas rigorosamente revisadas por pares nas ciências psicológicas, da pesquisa clínica às ciências cognitivas, da percepção à consciência, dos estudos de imagem aos fatores humanos e da cognição animal à psicologia social.
 

Recebemos um convite do Editor da revista, o professor doutor Filipe Clemente e pareceu a oportunidade ideal de expor nossas ideias acerca do tema nessa edição especial. O artigo contou ainda com a excelente participação do professor doutor Markus Raab que auxiliou na construção de todo o estudo e também financeiramente", revela Davi. 

 

Vale destacar que o UNIFAGOC oferece incentivos para a realização de ações como esta por meio de um programa que visa evidenciar a instituição no cenário internacinal.