Professora da Fagoc é uma das autoras de livro sobre políticas públicas

A professora da Fagoc Nathália Carvalho Costa é uma das autoras do segundo volume do livro "Políticas Públicas e sua Efetivação Local", produzido pela Unidade Interdisciplinar de Estudos em Desenvolvimento Humano e Social - UNIEDHS - da Universidade Federal de Viçosa - UFV. A docente participa da obra com um capítulo que tem como título "Afastamentos relacionados a transtornos mentais após a implantação do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário". Além de Nathália, Simone Caldas Tavares Mafra, Emília Pio da Silva e Maximiliano Camilo Batista assinam como coautores do capítulo.

O conteúdo em questão é um levantamento sobre os afastamentos de trabalho, registrados pelo Instituto Nacional do Seguro Social -  INSS - de Ubá, que estão relacionados a transtornos mentais. "Após colher os dados, fiz algumas discussões sobre as características encontradas. Meu intuito era descobrir se esses afastamentos tinham alguma relação com as atividades que trabalhador desenvolvia na empresa", explica.

Nathália participa em um dos capítulos da segunda edição do livro "Políticas Públicas e sua Efetivação Local", organizado pelas professoras Amélia Carla Sobrinho Bifano e Iris Ferreira de Sousa.

Para a produção do capítulo, foi feita uma adaptação da pesquisa desenvolvida como parte do mestrado da professora, em que ela estudou o perfil dos trabalhadores acometidos por Lesões de Esforços Repetitivos, conhecidos como LER. "Ver o resultado de um trabalho que levou cerca de dois anos para ser concluído e saber que várias pessoas terão acesso a ele é gratificante", afirma.

Os interessados em conferir a obra, podem encontram, na biblioteca Antônio Olinto, exemplares do livro que foram doados pela professora.

Nathália é graduada em Administração pela Fagoc e atua como professora na instituição desde 2011. Além de mestre, é doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de La Plata - UNLP - na Argentina.