Professora de Psicologia da Fagoc participa de evento sobre Gênero e Sexualidade da UFJF

Gabriela Meireles compôs a mesa de encerramento intitulada "Educação, direitos, gênero e sexualidades: enfrentando o Conservadorismo"

A professora do curso de Psicologia da Fagoc Gabriela Meireles participou do II Seminário Relações de gênero e sexualidade da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que aconteceu entre os dias 02, 03 e 04 de abril e reuniu estudantes, docentes e pesquisadores da área.

Gabriela compôs a mesa de encerramento, no dia 04 (quinta-feira),  intitulada “Educação, direitos, gênero e sexualidades: enfrentando o Conservadorismo”. Na ocasião, ela apresentou contribuições sobre a história da Psicologia, sobre alguns psicólogos e sobre estratégias que eles utilizaram em seus contextos e atuações profissionais para enfrentar o conservadorismo.

“A importância da discussão de temas como este é que, muitas vezes, o desconhecimento sobre conceitos como gênero, sexualidades, ideologia de gênero, et., intensificam um tipo de discurso conservador que está pautado em princípios que precisamos rever enquanto sociedade. Não há mais como buscar a igualdade, a família única e patriarcal em um momento em que já reconhecemos a diversidade humana, os múltiplos agrupamentos, arranjos familiares e inúmeros espaços sociais dirigidos por mulheres”, afirma Gabriela.

O evento, promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (GESED) da UFJF, integra as atividades do curso de Especialização de Gênero e Sexualidade: perspectivas interdisciplinares.