Professora do Direito UNIFAGOC apresenta projeto de tese no XIX Consórcio Doutoral da ANPAD


A professora do curso de Direito do UNIFAGOC Raquel Andrade Silva de Oliveira apresentou um projeto de tese de sua autoria no XIX Consórcio Doutoral da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD). O evento, que acontece desde 2003, é um espaço de interação entre doutorandos e pesquisadores, que tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento e/ou aprimoramento das teses.

 

De acordo com a professora, o trabalho intitulado A Agenda reformista da Previdência Social brasileira nos anos 2000 é a continuação de sua pesquisa de mestrado na qual analisou a formação da Previdência no âmbito da Seguridade Social Brasileira no contexto da Constituição Federal de 1988. 

 

“No doutorado tenho como objetivo compreender as reformas contemporâneas da Previdência Social, em especial a Emenda Constitucional n° 103/2019 (Reforma da Previdência). O tema é extremamente importante, pois abordo teorias da Ciência Política, em especial formação da agenda de políticas públicas (policy agenda-setting) para compreender um fenômeno jurídico.  Além do aspecto teórico, as pesquisas sobre Previdência Social enquanto uma política pública ainda são pouco exploradas no Brasil. Discutir o projeto de tese antes de defendê-lo é de suma importância, pois precisamos receber as críticas construtivas e  tentar melhorar o trabalho até ele estar apto para ser defendido, ressalta Raquel.

 

Além de atuar como docente no centro universitário ubaense, Raquel é especialista em direito do trabalho e previdenciário, mestre e doutoranda em administração pública e é membro do Grupo de Pesquisa em Administração Pública e Seguridade Social GPPev.

 

Professora do curso de Direito do UNIFAGOC Raquel Andrade Silva de Oliveira