Professores e alunos da Odontologia UNIFAGOC participam do CIOSP 2022

Evento é considerado o maior Congresso da área no mundo.

39º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP-2022)maior evento da área no mundo, foi realizado no Distrito Anhembi/SP, de 29 de junho a 2 de julho, e contou com grande presença de alunos e professores do curso de Odontologia do UNIFAGOC.

Quatro professores do curso de Odontologia da Instituição ministraram palestra no evento, dentre eles, o professor Everton Cocati, responsável pelas disciplinas de Prótese Fixa, Prótese Removível e Clínica Integrada, juntamente com o professor Paulo Victor ministraram palestra com o tema "Reabilitação Oral com Cerâmicas Odontológicas, Uma Nova Perspectiva", a convite da SAEVO, empresa de equipamentos odontológicos.

Trata-se de abordar a evolução tecnológica e dos materiais para reabilitação de novos sorrisos. Cada vez mais a indústria e o mercado têm aprimorado os materiais odontológicos associando seus benefícios, a fim de garantir ao paciente um trabalho de qualidade e longevo. O cirurgião dentista precisa estar atento a essa constante mudança para sempre oferecer o melhor tratamento ao paciente”, aponta Cocati acerca do tema abordado na apresentação.

Everton explica que o convite para a palestra, realizada no dia 29 de junho, se deu por meio da SAEVO, que entrou em contato o professor Paulo Victor para abordar alguns temas pertinentes dentro da Odontologia, e, rapidamente, Paulo Victor se dispôs juntamente com Everton a estar ministrando essa palestra.

É a 5ª vez que participo do CIOSP. Vou ao congresso desde a graduação. O sentimento pode ser definido pela gratidão. Gratidão pela oportunidade de palestrar em um dos maiores, se não o maior, Congresso Internacional de Odontologia do mundo”, afirma Everton.

EXPERIÊNCIA

A aluna do oitavo período do curso de Odontologia do UNIFAGOC Germana Marques Guimarães, participou pela primeira vez do Congresso e afirma que a experiência foi incrível e abriu seus olhos para diversas áreas da odontologia.

Vale a pena ir, assistir as palestras e conhecer os estandes. É enriquecedor participar deste Congresso. Aprendi sobre odontologia minimamente invasiva, naturalidade do sorriso, odontologia integrativa, conheci as limas de endodontia mais novas do mercado e muito mais”, relata Germana.

A acadêmica conta que o que mais chamou sua atenção foi a importância de conhecer e ver o mundo de  possibilidades que a Odontologia oferece.

A importância de participar de eventos como este é expandir conhecimento, aprender novos conceitos, abrir a mente para se tornar o melhor profissional que possamos ser. E a oportunidade de assistir palestras de grandes professores com grandes experiências”, aponta a estudante.

Henrique Toledo Cardoso é aluno do oitavo período do curso de Odontologia do UNIFAGOC e também participou pela primeira vez do CIOSP e conta que a experiência foi ótima, pois pode adquirir conhecimentos dentro do que há de mais novo na odontologia.

Vimos de perto tecnologias muito avançadas, além de agregar muito conhecimento ao que já vimos na faculdade até agora. Resumindo, foi ótimo e espero voltar mais vezes no Congresso. Foi um evento extremamente organizado e bem planejando por parte de cada empresa que estava presente com sua plataforma”, destaca Henrique.

O acadêmico afirma que pode adquirir aprendizados na área de reabilitação protética com utilização de ultrassom de última geração, conhecimentos além do que já sabiam na área de Oclusão e contatos dentários, além de informações de marketing de consultório, clareamento dental e um pouco mais sobre cerâmicas odontológicas e suas características.

Me chamou mais atenção sobre o ultrassom e suas variadas funções dentro do consultório, principalmente na área protética. Tanto é que estou juntamente com amigos, num trabalho acerca do assunto a fim de apresentá-lo no Congresso de Odontologia do UNIFAGOC no mês que vem. A importância de participar de eventos como este se dá pela conquista de novos conhecimentos e atualização sobre tecnologias em constante inovação, o que importará para inserção sem fim no mercado de trabalho e no campo acadêmico”, ressalta Cardoso.

CONHECIMENTO

Everton afirma que além de muito conhecimento, tecnologia, novos produtos e network, o Congresso traz consigo várias possibilidades de lazer e entretenimento.

É sempre gratificante participar do CIOSP. De fato, conseguimos ter contato com todo o universo da Odontologia e sua infinidade de temas. No Congresso ficamos antenados ao que há de mais novo no mercado e conseguimos trazer isso para nossa realidade clínica”, relata Cocati.

O docente destaca que para os professore, sem dúvidas, a grande importância de participar está na reciclagem de conhecimentos, pois é importante não manter na inércia e estar por dentro de todas as novidades e mudanças, já que a ciência é dinâmica.

Para os alunos, acredito que a importância esteja em sair das paredes da faculdade e tatear tudo que sua profissão tem para oferecer. Os acadêmicos que nos acompanharam ficaram surpresos com a grandiosidade do mundo e mercado odontológico e as oportunidades que têm à disposição”, conta Everton.