Professores e alunos de Medicina se reúnem em evento que marca início de semestre

"Para que serve uma graduação médica?" é o tema desta edição da Aula Magna

Doutor Ricardo Rocha Bastos foi o palestrante convidado neste ano.

Alunos e professores do curso de Medicina da Fagoc se reuniram, no auditório do colégio Sagrado Coração de Maria, na sexta-feira (24), para mais uma edição da Aula Magna, solenidade que simboliza o início do semestre letivo.

O convidado dessa vez foi o Doutor Ricardo Rocha Bastos, médico, professor aposentado do Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e autor do livro O Método Clínico.

O tema da palestra foi “Para que serve uma graduação médica?”. Ricardo enfatizou sobre a necessidade dos profissionais formados em Medicina atuarem para além do diagnóstico de doenças, se dedicando a um tratamento humanizado e personalizado a cada paciente.

"Uma coisa que se coloca muito hoje em dia é que você tem que introduzir conteúdos de humanidades numa graduação médica. E a melhor maneira que eu vejo para isso é fazer que toda apresentação médica, com todo o seu conteúdo científico, seja permeada de humanidades. Essas coisas não tem que ser separadas. Não tem que ter a hora das humanidades e a hora da ciência. Medicina é síntese disso”, afirma o palestrante.

De acordo com o coordenador do curso, doutor Filipe Andrade, a instituição tem apostado, desde o início do curso, em eventos que combinam ciência e a realidade profissional, uma vez que iniciativa do gênero “tem um impacto muito grande e é de fundamental importância no estímulo que os alunos têm para se manterem sempre no limite da sua competência".

Ao final, Ricardo recebeu, dos alunos Renan Liboreiro e Letícia Vieira, uma placa e uma lembrança em agradecimento pela participação na Aula Magna.

Clique aqui e confira todas as fotos.

Asssita ao vídeo com a cobertura da TV Fagoc...