Programa de Iniciação Científica do UNIFAGOC abre inscrições para seleção de bolsas no dia 03/10

Estão abertas, no período de 03 de outubro a 02 de dezembro, as inscrições para seleção de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do UNIFAGOC 2023-1, administrado pela Comissão Permanente de Acompanhamento de Iniciação Científica (COPIC) da instituição.

Serão disponibilizadas onze bolsas de R$385 cada para os cursos de graduação, exceto Medicina, sendo que duas delas serão preferencialmente para pesquisa que utilizarem o Biotério da Instituição, com projetos aprovados pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA).

Para o curso de Medicina do UNIFAGOC serão disponibilizadas seis bolsas de R$385 cada, sendo que duas delas serão preferencialmente para pesquisa que utilizarem o Biotério da Instituição, com projetos aprovados pelo CEUA.

Confira o edital completo AQUI.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do UNIFAGOC é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior.

Para concorrer, o aluno deve preencher as seguintes exigências:

• Estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação do UNIFAGOC;
  • Ter cursado os dois primeiros períodos para cursos de graduação e o primeiro período para cursos tecnólogos e não cursar o último período do curso;
  • Ter média de notas igual ou superior a 70 (setenta) pontos;
  • Não estar envolvido em outro projeto de iniciação científica, no período de vigência desta bolsa;
  • Não ser funcionário da Sociedade Educacional Governador Ozanam Coelho (SEGOC), em caso de solicitação de bolsa. Os colaboradores que tiverem interesse devem, obrigatoriamente, inscrever-se como voluntários.

Os projetos de pesquisa devem ser registrados junto à Secretaria Acadêmica (SAC) no período estipulado, 03 de outubro a 02 de dezembro. O orientador do projeto deve encaminhar para o e-mail pesquisa@unifagoc.edu.br, com o assunto Projeto de Iniciação Científica 2023/1, os seguintes documentos:

I. Projeto de pesquisa (APÊNDICE II);

II. Curriculum Vitae atualizado do orientador (modelo LATTES/CNPq);

III. Curriculum Vitae atualizado do co orientador, se houver (modelo LATTES/CNPq);

IV. Curriculum Vitae atualizado do(s) estudante(s) (modelo LATTES/CNPq);

V. Termo de compromisso assinado pelo orientador e pelo estudante (APÊNDICE III);

VI. Parecer de APROVAÇÃO do projeto ao Comitê de Ética em pesquisa com Seres Humanos (CEP) em casos de experimentos envolvendo seres humanos ou Comitê de Ética em Uso de Animais (CEUA) em casos de experimentos envolvendo animais.

APÊNDICE II  Projeto de Pesquisa

APÊNDICE III  Termo de Compromisso para participação em Iniciação Científica

APÊNDICE IV  Relatório Mensal

APÊNDICE V  Termo de Compromisso de Submissão

APÊNDICE VI  Formulário de Solicitação de Esclarecimentos e Informações

Para os cursos de graduação, exceto Medicina, a vigência é de 01 de março de 2023 a 31 de dezembro de 2023, prazo também de vigência do Projeto, com carga horária de 20 horas semanais no UNIFAGOC. Cada projeto terá direito a uma bolsa, aqueles com mais de um aluno terão o valor de sua bolsa diluído entre os participantes.

Para o curso de Medicina a vigência é de 01 de março de 2023 a 28 de fevereiro de 2024, prazo também de vigência do Projeto.

Os resultados da seleção de Projetos e bolsistas serão divulgados, após análise da Coordenação da Iniciação Científica, no dia 10 de fevereiro de 2023 no site do UNIFAGOC.