Projeto de Psicologia da Fagoc realiza atendimento a crianças com autismo

EncanTEAndo é o nome do projeto do curso de Psicologia da Fagoc que realiza intervenções gratuitas com crianças de até 12 anos que tenham Transtorno do Espectro Autista (TEA), mais conhecido como Autismo. De acordo com Cristina Toledo, professora responsável pela iniciativa, o objetivo é trabalhar a estimulação da criança, por meio de métodos de comunicação funcional.

Todas as intervenções são feita pela Cristina e um dos alunos do curso que participam do projeto. Além dos atendimentos, os estudantes e a professora realizam um grupo de estudo sobre o autismo. “É fundamental eles terem essa aprendizagem; conhecerem a demanda de crianças que têm esse tipo de transtorno. Ainda existe muita falta de conhecimento em relação ao assunto e o projeto é uma maneira deles buscarem informação e aprenderem na prática como realizar esse tipo de intervenção”, afirma Cristina.

Para a aluna Ingrid Galone, participar do projeto contribui para a atuação no estágio que ela realiza no Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), onde tem contato com crianças que possuem transtorno. Já a estudante Gorete Barros, do 5º período, afimr que o interessante é a possibilidade de unir a teoria com a prática.

Os atendimentos acontecem todas as segunda-feiras, das 15h às 17h, no Centro de Pesquisas e Práticas em Psicologia Nise da Silveira, próximo à Fagoc. Os interessados podem agendar um horário no próprio local ou pelo telefone (32) 3539-5600. Vale destacar que para ser atendida, é necessário que a criança tenha o diagnóstico do TEA.

Na foto, os alunos Leon Dutra, Ingrid Galone, Gorete Barros e a professora Cristina Toledo.