Projeto Integrador: alunos da Pedagogia UNIFAGOC apresentam soluções de problemas reais enfrentados por profissionais da área

O conjunto de produtos produzidos pelos acadêmicos do 4º e 6º períodos foram apresentados em live.

Neste semestre, os acadêmicos do 4º e 6º períodos do curso de Pedagogia do UNIFAGOC desenvolveram dois projetos por meio do Projeto Integrador, disciplina em que os alunos têm como foco a solução de problemas reais enfrentados por profissionais, empresas, grupos sociais e várias organizações, aplicando na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

O conjunto de produtos produzidos pelos acadêmicos foram apresentados em live, pelo Google Meet, na noite do dia 1º de dezembro para todo o curso de Pedagogia do UNIFAGOC.

A professora do curso de Pedagogia Patrícia Condé explica que o projeto integrador do 4º período abordou a disciplina de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e que foram realizadas diversas atividades lúdicas para tentar desmistificar a disciplina e aproximá-la da realidade dos alunos.

“Os alunos produziram jogo baseado nos diferentes sistemas numéricos estudados. Um jogo para trabalhar sistema de numeração decimal e conjuntos, um jogo para trabalhar frações e uma maquete para apresentar formas geométricas”, descreve Patrícia.

A docente conta que ainda foi realizada pesquisa em algumas escolas e de acordo com o resultado, foram elaborados em sala de aula atividades lúdicas para trabalhar conceitos de adição e subtração, relação entre números e quantidades, e jogos de multiplicação. Todos foram doados para as escolas participantes da pesquisa.

Patrícia explica que no 6º período o projeto integrador trabalhou o conceito de inclusão escolar direcionado a alunos com necessidades especiais, cada grupo da sala ficou responsável por criar atividade que contemplasse uma necessidade especial específica previamente sorteada entre eles.

Para definir quais necessidades o projeto contemplaria, a professora aponta que foi feita pesquisa pelos acadêmicos para verificar a presença de crianças portadoras de necessidades especiais nas escolas e, assim, descobriu-se a predominância de crianças portadoras de TEA, deficiência intelectual, TDAH e deficiência visual.

“Os grupos elaboraram livro sensorial e maquete de uma cidade, destinados a crianças autistas. Jogo da memória para crianças com deficiência intelectual, jogo da memória em tamanho ampliado para deficientes visuais, dominó e jogo de basquete destinados a crianças portadores de TDAH”, conta a docente.

Além desses, foram também elaboradas cartilhas de apresentação e conscientização das necessidades especiais, com dicas de estratégias pedagógicas.

Resultado dos produtos feitos pelas acadêmicas do 4º e 6º períodos do curso de Pedagogia do UNIFAGOC, que aplicaram na prática conhecimentos adquiridos em sala de aula por meio do Projeto Integrador.