Prouni 2023 recebe inscrição até 03 de março

A partir da próxima terça-feira (28), os candidatos interessados em pleitear bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) poderão se inscrever para concorrer na seleção do primeiro semestre de 2023. A iniciativa do Governo Federal prevê a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação de instituições privadas de ensino superior. As inscrições se encerram na sexta-feira, 03 de março.

Para participar do processo, o interessado deve utilizar sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição do Prouni, são considerados os resultados do Enem de 2021 e 2022. Para quem participou das duas edições, será válida a nota mais alta.

Além de ter participado do Enem, para se inscrever é preciso ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem e nem ter participado do exame na condição de treineiro.

Para obter a bolsa integral, o estudante deve possuir renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já as bolsas parciais são concedidas a pessoas cuja renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos.

É preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições para participar do Prouni:

• ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;

• ter cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

• ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

• ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

• ter cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

• ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; ou

• ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

Entenda como funciona a cota para PCD no Prouni

Já é possível consultar as vagas disponíveis nesta edição do Prouni pelo do portal Acesso Único/Prouni. No UNIFAGOC, serão disponibilizadas dezenas de vagas para os cursos Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Educação Física - bacharelado, Enfermagem, Estética e Cosmética, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Medicina.

Os resultados da 1ª chamada serão divulgados de 07 a 16 de março e os da 2ª chamada, de 21 a 30 de março.