Psicólogo do UNIFAGOC se torna membro de associação psicanalítica de Paris


O psicólogo do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) do UNIFAGOC, que atende os alunos do curso de Medicina, Ronaldo Chicre de Araújo se tornou membro da Associação Psicanalítica e de Pesquisa Freudiana, Espace Analytique de Paris.

 

Fundada por Maud Mannoni em 1995, a Espace Analytique é uma instituição voltada para a formação de Psicanalistas, que realiza aulas, seminários, simpósios e dias de estudo regularmente durante todo o ano, além de oferecer supervisão para algumas clínicas e hospitais da França e de outros países. 

 

Ronaldo conta que após concluir o curso de Psicologia no Brasil, realizou estágio na escola experimental de Bonneuil-sur-Marne em Paris, sob a supervisão de Maud Mannoni e do atual presidente da associação, Alain Vanier. Após este período, a convite de Alain, Ronaldo retornou ao país para fazer um curso de pós-doutorado na Paris 7-Sorbonne. 

 

“Em 2019, em um de nossos encontros, Vanier me convidou para ser membro do Espace Analytique. Em janeiro deste ano, cumpri as formalidades necessárias em Paris, e me tornei o primeiro brasileiro a ter o título de Analyste Praticien desta Associação. Isso significa que a instituição me reconhece como Psicanalista. Como Analyste Praticien, poderei ministrar cursos, seminários, colóquios, conferências, e intervir no Espace Analytique”, declara Ronaldo. 

 

Na imagem, da esquerda para a direita: o psicólogo do UNIFAGOC Ronaldo Chicre Araújo, a presidente da École Bonneuil-sur-Marne, Catherine Vanier e o presidente do Espace Analytique de Paris, Alain Vanier. 

 

Ele ainda destaca que com esta nomeação além de poder desenvolver trabalhos, e ter uma maior articulação com outros países, terá um contato direto com os profissionais, “o que me possibilitará aprofundar conhecimentos teóricos e práticos para abrir um campo de estudo e estágios para alunos do UNIFAGOC além de contribuir cada vez mais para a formação dos acadêmicos", ressalta.