Qual o valor da faculdade de Medicina?

O processo de escolha da faculdade de Medicina passa também pelo planejamento financeiro. Neste artigo, abordamos quais são os custos associados aos estudos na área e explicamos o porquê do valor. Continue lendo para saber mais.

Qual o valor da faculdade de Medicina?

Em primeiro lugar, vale responder a informação que a maioria dos vestibulandos busca de início: o valor do curso em si.

Em termos de mensalidade, as faculdades de Medicina costumam ter valores entre 4.900 e 12.000 reais, com a grande média entre 5 e 8 mil.

Mas muito se engana quem pensa que os investimentos param por aí. É necessário comprar livros, considerar o deslocamento até o local das aulas, alimentação e até mesmo moradia para quem muda de cidade para estudar.

Por isso, vamos abordar a seguir quais são os outros custos para estudar medicina.

Quais são os outros custos para estudar Medicina?

Cursos preparatórios

Começando do básico, muitos estudantes focam em estudos intensivos antes mesmo de prestar o vestibular para aumentarem suas chances de inserção no ensino superior. Faculdades de Medicina estão entre as mais competitivas no país, e é necessário ter uma nota excelente para garantir uma vaga em uma boa instituição.

Custo de vida

Para quem muda de cidade, esse é um fator muito importante a se levar em conta, já que a maioria dos estudantes vai morar sozinho ou em repúblicas e precisa contabilizar as contas do mês no orçamento.

Se esse é o seu caso e você já espera ter que sair da sua cidade, busque pelas melhores cidades para estudar Medicina na sua região.

Pesquise o valor de aluguéis, alimentação e até mesmo lazer - já que será necessário ter uma folga entre os momentos de estudo intensivo.

Materiais e equipamentos para prática

Além do valor da mensalidade, o estudante precisa investir em materiais para prática de Medicina, como jalecos, estetoscópio e instrumentos para medir a pressão.

Livros

Um dos principais focos de investimento na carreira acadêmica de um estudante de Medicina se concentra nos livros.

É com esses livros que o estudante irá construir seu referencial teórico para aplicar em sala com a ajuda dos professores, mas será necessário desembolsar um valor substancial.

Por que o curso de Medicina tem esse valor de mensalidade?

A formação em Medicina é extremamente técnica e exige uma infraestrutura robusta para garantir que os profissionais formados saiam com capacidade e experiência.

Ou seja, as salas de aula e laboratórios precisam garantir que o estudante terá contato, ao longo de seus seis anos de formação, com todos os aspectos da prática de saúde que o capacitem para atuar como clínico-geral.

E isso implica em laboratórios de anatomia com modelos simulados de sistemas e órgãos internos, laboratórios de estudo e de análise, computadores e outros equipamentos técnicos da área.

Além disso, é necessário que os professores sejam qualificados e tenham ampla experiência profissional e acadêmica para ensinar os estudantes, do contrário, os livros e infraestrutura não terão bom uso.

Como reduzir os custos com a faculdade de Medicina?

Quem tem interesse em cursar Medicina, mas está preocupado com os custos associados, pode usar as dicas abaixo para selecionar a melhor faculdade possível. Confira:

Escolha uma faculdade com boa infraestrutura

Você não vai precisar desembolsar centenas de reais por semestre com novos livros acadêmicos se a sua faculdade de Medicina tiver uma biblioteca robusta e bem preparada para receber os estudantes.

Essa é uma das melhores maneiras de economizar com material para estudos. Mas vale lembrar: é necessário devolver os livros em bom estado de conservação e no prazo certo para não receber multas nem perder o acesso à biblioteca!

Bolsas de pesquisa

Algumas faculdades possuem bolsas de pesquisa e monitorias para os estudantes mais dedicados. Com isso, aqueles que realmente se dedicam conseguem um incentivo financeiro que pode abater algumas contas no mês e até mesmo mitigar o valor da mensalidade.

Vale conferir quais são as bolsas oferecidas por cada instituição para saber quais são as opções para os estudantes.

Incentivo para pagamento em dia

Algumas instituições oferecem incentivos para os estudantes que pagam as mensalidades em dia ou até mesmo adiantam alguns pagamentos. Saiba se você tem essa opção.

Qual faculdade de Medicina vale mais a pena?

O UNIFAGOC tem a melhor infraestrutura para o curso de Medicina da região. São 800m² divididos em 5 salas com tecnologia de ponta e equipamentos novíssimos prontos para serem usados pelos estudantes.

Além disso, 84% dos professores atuam na área e possuem mestrado ou doutorado, complementando a teoria da sala de aula com a experiência prática de quem exerce a profissão regularmente.

O curso de Medicina no UNIFAGOC também tem uma excelente biblioteca para dar apoio aos estudantes, garantindo que as pesquisas possam ser feitas dentro do campus.

E para quem busca se aprofundar na experiência acadêmica, o curso de Medicina oferece bolsas de pesquisa, incentivos a intercâmbios no exterior e diversas outras oportunidades para ampliar o currículo durante a graduação.

Quer saber mais? Acesse nosso site!