Qualidade de vida aliada à saúde, beleza e bem-estar: saiba mais sobre o profissional e o curso de Estética e Cosmética do UNIFAGOC

O profissional de Estética e Cosmética é um especialista em beleza associada à saúde e bem-estar. O curso é ideal para quem gosta de lidar e cuidar de pessoas.


 

Cada vez mais há crescimento de produtos cosméticos e procedimentos de cuidados com a pele. O esteticista é o profissional especialista em beleza que realiza procedimentos que visam não só a beleza, mas também a saúde e bem-estar da população, pode atuar no tratamento de embelezamento corporal, facial e capilar.

 

Nayara Braga Saraiva, diretora do curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética do UNIFAGOC, explica que o profissional atua junto a equipe multidisciplinar para, principalmente, ajudar e melhorar a autoestima do cliente.

 

CURSO SUPERIOR

 

A diretora destaca que curso técnico e tecnólogo não são a mesma coisa, a diferença diz respeito ao nível de escolaridade, sendo o curso técnico em estética voltado para quem está no ensino médio, que já começou ou terminou essa etapa de estudos e quer fazer curso profissionalizante. O certificado que o estudante recebe no final do curso é de nível médio

 

O curso tecnólogo em Estética e Cosmética do UNIFAGOC é de nível superior, voltado para quem já terminou o ensino médio. O graduando contará com aulas teóricas e práticas sobre os procedimentos estéticos, poderá manusear equipamentos e realizar procedimentos estéticos

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

 

Nayara explica que o profissional é habilitado para exercer qualquer função dentro da área de Estética e Cosmética, podendo atuar também como professor de ensino superior, trabalhar em pesquisas científicas na área, supervisionar e gerenciar clínicas e esteticistas, além de entender de visagismo.

 

Segundo a diretora é possível atuar como consultor de grandes marcas do setor de cosmético ou de equipamentos estéticos, pode representar a empresa e levar a marca até os salões e clínicas de estética, prestando consultoria direta para o profissional de estética.

 

O esteticista também pode trabalhar com estética facial e corporal, na correção de manchas, rugas, celulite, limpeza de pele, massagem facial e corporal, que ajudam a modelar, diminuir edemas e auxiliam no relaxamento. Há diversos tipos de massagens e cada uma serve para determinada finalidade.

 

Nayara afirma que aliado a estética facial e corporal existem outras possibilidades, como a Eletroestética, que consiste no uso de aparelhos que utilizam estímulos elétricos de baixa intensidade para melhorar a circulação, o metabolismo, a nutrição e a oxigenação da pele, favorecendo a produção de colágeno e elastina, o que promove o equilíbrio e manutenção da pele.

 

“Esse tipo de tratamento estético pode ser usado no corpo ou no rosto, após observar as áreas e identificar as necessidades, como remoção de manchas escuras na pele, cicatrizes de acne ou de outra cirurgia, eliminar rugas ou linhas de expressão, combater a flacidez, celulite, estrias ou gordura localizada, por exemplo”, explica Nayara. 

 

A diretora cita como exemplo de Eletroestética a carboxiterapia, radiofrequência, alta-frequência, luz intensa pulsada, lipocavitação, eletrolipólise, correte russa, entre outros.

 

O tratamento pós-cirúrgico também é área de atuação para o profissional de estética, que faz esse procedimento e ajuda o paciente a se recuperar, por exemplo, de cirurgia de lipoaspiração, com aplicação de drenagem linfática e/ou do tapping, bandagem elástica e contensiva muito utilizada na cirurgia plástica que traz inúmeras vantagens para os pacientes no pós-operatório, preservando a mobilidade do corpo e reduzindo eventuais chances de complicações após o procedimento cirúrgico.

 

Outras áreas de atuação são na estética capilar, com aplicação de produtos apropriados, que podem diminuir a queda de cabelo ou fortalecer os fios, técnicas de colorimetria, azonioterapia e alta-frequência. Em academias o profissional realiza procedimentos como drenagem linfática e outros tipos de massagens, visando acelerar e complementar o resultado obtido com a malhação.

 

Em Spas a presença do profissional de estética massoterapeuta, permite realizar massagens e outros tratamentos como reflexologia, auriculoterapia, tratamentos com pedras quentes, aroma terapia com óleos essenciais, argiloterapia, entre outros. Segundo a diretora, também é possível estar presente em clínicas de dermatologia, dando apoio ao dermatologista em procedimentos estéticos e de tratamento de pele.

 

Por fim, ainda há a possibilidade de trabalhar com maquiagem e penteado profissional, pois graças ao amplo conhecimento adquirido durante o curso, terão condições de escolher produtos adequados de acordo com o tipo de pele.

 

“É uma área que sempre tem procura por clientes e só precisa de pequeno espaço para começar a trabalhar. Dá até para atender na diretamente na casa do profissional”, destaca a docente.

 

DIFERENCIAIS UNIFAGOC

 

Nayara conta que o curso de Estética e Cosmética do UNIFAGOC contempla todas as áreas de atuação para o profissional se destacar no mercado de trabalho. Com grade curricular montada visando permitir ao egresso carreira sólida, os alunos contam com conhecimentos em toda a parte da saúde e estética, e, assim, possibilidade de trabalhar desde a área capilar, corporal e facial de seus clientes até o embelezamento dos pés e mãos, da mesma forma com a criação de cosméticos específicos.

 

“Sabendo que beleza também é saúde, assim que formado, o profissional terá conhecimentos que associam os princípios da Nutrição, Fisiologia, Dermatologia, Anatomia, Farmacologia e outras”, conta a docente.

 

Outros diferenciais que a diretora destaca são a estrutura e a metodologia de ensino inovadoras, além de três laboratórios altamente equipados, onde todo material é disponibilizado para que os acadêmicos possam praticar o conteúdo ensinado pelos professores em sala de aula.

 

“O corpo docente é formado por profissionais qualificados que buscam atualização constantemente. É importante ressaltar que logo no primeiro período do curso o aluno já está apto a trabalhar com maquiagem profissional”, afirma Nayara.

 

MERCADO DE TRABALHO

 

A diretora aponta que o crescimento de empresas e prestação de serviço voltadas para área da beleza tem aumentado bastante nos últimos tempos e que o UNIFAGOC prepara o aluno para o mercado de trabalho por abranger técnicas e metodologias necessárias para o profissional da área. 

 

Nayara afirma que atualmente o Brasil é o segundo maior consumidor dos produtos e tratamentos de beleza, e que as possibilidades de atuação dos profissionais dessa área são bem atrativas devido à diversidade.

 

“O esteticista pode trabalhar em salões de beleza, clínicas, SPAs, centros estéticos e até mesmo ser dono do próprio negócio, por isso, investimos também para que o aluno tenha conhecimento de maneira plena na área do empreendedorismo, inovação e tecnologia”, ressalta a diretora. 

 

A docente considera que hoje a área mais procurada tem sido a Eletroestética, aliado as áreas de estética facial, corporal e capilar, além de técnicas aplicadas ao relaxamento como massoterapia e terapias holísticas.

 

“O profissional de Estética e Cosmética deve estar sempre atento às novidades do mundo da beleza. Ou seja, não basta ter apenas o diploma, tem que se atualizar todos os dias com as novidades do mercado e as tecnologias. Além disso, o esteticista deve passar confiança e segurança no seu trabalho, atuando com ética e respeitando a individualidade de cada cliente”, deixa como dica a diretora.

 

Por fim, Nayara explica que o planejamento para o próximo ano é a oferta de vários cursos de capacitação, como por exemplo de auriculoterapia, massagem modeladora, podologia, entre outros.

 

“O curso ainda não conta com pós-graduação, mas é um planejamento para futuro breve. Atualmente o nosso egresso conta com 100% de empregabilidade, onde todos os ex-alunos encontram-se no mercado de trabalho”, finaliza a docente.

 

Para conhecer mais sobre o curso de Estética e Cosmética, confira este e-book gratuito.