Quanto tempo dura a faculdade de Medicina?

Está se preparando para prestar o vestibular e quer saber quanto tempo de dedicação ao ensino superior para se formar como profissional na área de saúde? Saiba, neste artigo, quanto tempo dura a faculdade de Medicina e quais são os tempos médios de estudo nas diferentes áreas e especializações.

Quantos anos dura a faculdade de Medicina?

A graduação base de Medicina (a faculdade em si) tem como duração 6 anos caso o aluno não reprove nas matérias nem opte por se especializar em uma área específica.

O curso é dividido em três etapas: ciclo básico, ciclo clínico e internato. As diretrizes do Ministério da Educação (MEC) exigem que a carga-horária mínima do curso completa seja de 7.200 horas.

Na fase do internato, o aluno passa por estágios em diferentes áreas médicas e deve cumprir ao menos 2700 horas.

Qualquer investimento em especialização exige residência médica e mais estudos. Dessa forma, o total fica por volta de 8 a 11 anos dedicados aos estudos. Neurocirurgiões, por exemplo, precisam estudar 5 anos além da graduação.

Como o curso de medicina é dividido?

As diretrizes do MEC também tratam dos conteúdos desenvolvidos no curso além das competências obrigatórias.

Caso as faculdades cumpram com as regras pré-estabelecidas, podem escolher a organização do curso de acordo com algumas modalidades:

• seriada anual: o curso é dividido em anos contínuos sem semestres;

• seriada semestral: divisão em 12 blocos de seis meses;

• sistema de créditos ou modular: o aluno monta um plano de estudos para cumprir a quantidade de créditos necessários entre seis e nove anos.

Como funciona a residência médica?

Ao contrário do internato, que ocorre durante a formação acadêmica nos últimos dois anos de curso (4 semestres) e oferece ampla experiência em diferentes áreas, a residência médica é uma especialização voltada para aquisição de conhecimentos práticos sobre a área escolhida (neurologia, cardiologia etc.)

No caso da residência, o estudante de Medicina precisa se associar ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e passa a receber uma bolsa no valor bruto e fixo de R$4.106,09 (não varia com instituição nem especialidade) para quem trabalha 60 horas semanais.

Normalmente, é necessário realizar 24 horas de plantão por semana, com 6 horas de descanso obrigatórias após 12 horas noturnas. O estudante também recebe recesso de 30 dias consecutivos por ano e folgas de 1 dia por semana.

Duração da especialização em cada área da Medicina

As especializações duram em média entre 2 e 5 anos, a variar com a área e a complexidade do objeto de estudo.

Abaixo, resumimos algumas das principais:

Dermatologia

O dermatologista cuida de procedimentos clínicos e cirúrgicos nos tecidos superficiais do corpo como pele, cabelos e unhas. É uma área de grande contato com pacientes e permite trabalho em hospitais, ambulatórios, consultórios e clínicas.

A duração da residência médica de dermatologia é de 3 anos.

Infectologia

O infectologista é o profissional encarregado do diagnóstico de doenças envolvendo patógenos como vírus, bactérias e fungos. O tempo de duração da residência para infectologia é de 3 anos.

Cardiologia

No caso da cardiologia, é possível ser tanto um cirurgião cardiotorácico quanto um cardiologista clínico (tratamento imediato ou diagnóstico precoce, resumido de maneira bem simples).

O cardiologista também foca na prevenção de doenças no sistema circulatório como um todo, a musculatura cardíaca e, claro, o próprio coração. A residência médica de cardiologia dura 2 anos.

Neurologia

A neurologia lida com todas as patologias e situações ligadas ao sistema nervoso - uma das mais delicadas. A residência na área dura 3 anos, com um 4º ano opcional em Neurofisiologia Clínica.

Cirurgia Plástica

Cirurgiões plásticos estão aptos para alterações na aparência física dos pacientes, desde reparações, reconstruções de traumas, patologias até a área estética. A residência em Cirurgia Plástica dura 3 anos, mas são necessários 3 anos de residência em Cirurgia Geral.

Ortopedia

A ortopedia lida com movimento e sustentação do corpo, focando em articulações, músculos, nervos, ligamentos, tendões e ossos. A residência em Ortopedia dura em média 3 anos.

Psiquiatria

A psiquiatria é a área responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças psicossociais como depressão, ansiedade, transtorno borderline e outros mais.

A residência em psiquiatria dura 3 anos, sendo possível um 4º ano complementar para graduação em uma subespecialidade (Psiquiatria Infantil, Psiquiatria Geriátrica, Psicoterapia, Psiquiatria Forense, Álcool e Drogas).

Conheça a grade curricular na Medicina UNIFAGOC

O curso de Medicina no UNIFAGOC tem uma carga horária de 9630 horas no total, oferecendo 2430 horas a mais de aulas além da recomendação mínima do MEC de 7200 horas para uma graduação em medicina (em conformidade com a Resolução CNE/CES 02/2007).

As aulas são em turno integral, com regime letivo semestral e duração de 12 semestres, garantindo ao final do curso uma titulação de bacharel/médico.

Você pode conferir a matriz curricular do curso de medicina do UNIFAGOC clicando aqui.

Quer começar sua faculdade de Medicina?

Com tantos anos de estudo pela frente, é necessário escolher uma instituição de prestígio para garantir um melhor aproveitamento do tempo de graduação.

No UNIFAGOC, você encontra o melhor centro de simulação da Zona da Mata mineira, com 800m² divididos em 5 salas com tecnologia de ponta referência nacional e internacional capaz de transformar a experiência de estudo dos alunos.

Além disso, com bolsas de pesquisa distribuídas anualmente e uma revista acadêmica em conformidade com o CAPES, os alunos interessados na área de pesquisa podem se aprofundar ainda mais nos estudos.

Quer saber mais sobre a faculdade de Medicina do UNIFAGOC? Clique aqui.

Para informações sobre nosso vestibular, basta acessar este link.