Rematrícula UNIFAGOC 2024.1: saiba como realizar o processo no Novo Portal do Aluno


 

O Portal do Aluno UNIFAGOC está de cara nova. Agora, o sistema TOTVS será usado para gerenciar todos os processos da instituição. Com isso, foi preparado um novo Processo de Rematrícula. Abaixo, confira as datas em que estará disponível para cada curso. 

  • Medicina, Ciência da Computação e Pedagogia - a partir de 13 de dezembro;

  • Direito e Educação Física - a partir de 15 de dezembro;

  • Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia - a partir de 18 de dezembro;

  • Orienta-se realizar a Rematrícula até 22 de dezembro, visto que, a partir desta data, será cobrada a taxa de alteração de grade.

 

Outra novidade é que, agora, a Rematrícula acontece em uma única etapa, não sendo mais necessário aguardar a aprovação da grade pela direção do curso, por exemplo. Tal mudança exigirá do aluno mais atenção na hora da montagem da grade, visto que as disciplinas escolhidas no processo de Rematrícula serão as que o acadêmico cursará quando o semestre letivo iniciar. A seguir, leia o passo a passo.

 

Ao entrar no portal do aluno pela primeira vez, neste link, todos os acadêmicos deverão preencher o usuário e a senha que serão informados na segunda (11/12), nos grupos internos. Em seguida, será obrigatório que o estudante altere a senha para uma de sua preferência. Feito isso, a plataforma estará personalizada com o login individual de cada pessoa. Confira as regras para a criação da nova senha:

 

- Ter no mínimo 6 caracteres;
- Ter pelo menos 1 letra maiúscula;
- Ter pelo menos 1 letra minúscula;
- Ter pelo menos 1 número;
- Ter pelo menos 1 caractere especial.

 

PASSO 1

Para iniciar o processo, o aluno deverá acessar o Portal e clicar no menu no canto esquerdo da tela. Em seguida, será preciso selecionar a aba Matrícula Online, que direcionará o estudante para o Painel da Rematrícula. 

Na primeira tela, será exibido um texto de apresentação do Novo Portal, o aluno deverá clicar no botão PRÓXIMO, como indica a imagem a seguir. 

 

 

PASSO 2

Na segunda tela, o acadêmico deverá selecionar o período letivo, no caso, 2024.1. Vale frisar que, aqueles que estão matriculados em mais de um curso, como por exemplo, no caso de Educação Física Bacharelado e Licenciatura, será necessário renovar para os dois cursos. Feito isso, o botão PRÓXIMO deverá ser acionado novamente.

 

PASSO 3

Na terceira tela, acontecerá a parte da Montagem da Grade, nela o estudante deverá escolher as disciplinas que irão compor o seu próximo semestre. Para o auxílio da escolha, haverá um botão, em que o aluno poderá assistir a um tutorial de como deverá ser utilizada esta interface.

 

 

É importante destacar que, estarão disponíveis para cada estudante, as disciplinas que ele ainda não cursou e serão ofertadas naquele semestre. Outra informação é que, as disciplinas extras, adicionadas pelo aluno, só serão utilizadas para integralizar a carga horária do curso a partir da validação do diretor do curso.

 

Uma vez escolhidas as disciplinas, na parte inferior da tela, será exibido um Resumo da Matrícula, onde aparecerão todas as opções do estudante. Após conferir o que foi feito, basta clicar no botão PRÓXIMO. 

 

PASSO 4 

No caso do curso de Medicina, a quarta tela será a de submissão do Termo de Fiança, para aqueles que optarem pelo pagamento das parcelas mensalmente, ou do Termo de Semestralidade, para aqueles que optarem pelo pagamento semestral. A orientação a esses alunos é de que, antes de acessar o Portal do Aluno, estejam com o termo de fiança devidamente assinado para o upload nesta fase. ?Caso o acadêmico não tenha recebido o documento, basta solicitar à Secretaria Financeira por meio do whatsapp e/ou chat disponíveis no botão ao lado.

 

Para os alunos dos demais cursos, a tela quatro é a do plano de pagamento, em que deverá ser selecionada a forma como o acadêmico irá fazer o pagamento, semestralidade ou mensalidade. 

 

Após a escolha, ao clicar no botão PRÓXIMO, será exibido o Contrato Financeiro. Depois de conferir o contrato, é necessário selecionar a opção Li e Aceito os Termos do Contrato, em seguida, em Finalizar Matrícula

 

PASSO 5

A última tela será a Forma de Pagamento. Nesta interface, estarão disponíveis o comprovante e uma versão do contrato. O aluno poderá selecionar o pagamento por pix ou boleto bancário. Ao escolher uma das opções, o documento ou o código já estará disponível.  

 

ALTERAÇÃO DE GRADE

 

Até o dia 22 de dezembro de 2023, não será cobrada a Taxa de Alteração de Grade para os alunos do UNIFAGOC que tenham montado a grade de forma errada. Após esta data, o valor cobrado será de R$ 70,00 para a realização da alteração de grade (inclusão e/ou exclusão de disciplinas). Para evitar eventual cobrança e também poder desfrutar das férias com tranquilidade, o UNIFAGOC recomenda que os alunos concluam o Processo de Rematrícula até 22 de dezembro deste ano.

 

Caso precise alterar a grade, o estudante pode realizar a solicitação diretamente pelo Novo Portal Acadêmico. Para isso, basta escolher a opção Secretaria Acadêmica, clicar em Requerimentos e, em seguida, selecionar Alteração de Grade.

 

A Secretaria Financeira destaca que os alunos beneficiados com o Fies só poderão realizar a alteração de grade caso não tenham feito o aditamento do contrato no portal do Governo. Após realizado o aditamento do contrato do Fies pelo aluno, não é possível alterar a grade de nenhum estudante. O período de aditamento dos contratos de estudantes contemplados com o Fies está previsto para iniciar em 08 de janeiro de 2024.

 

DÚVIDAS NA MONTAGEM DE GRADE E/OU NO PROCESSO DE REMATRÍCULA

 

Caso o aluno tenha alguma dúvida em qualquer etapa do Processo de Rematrícula, orienta-se que acione imediatamente a Secretaria Acadêmica ou o NGP (Núcleo de Gestão da Permanência) por meio do whatsapp (32) 99903-5600 ou o telefone (32) 3539-5600, ramais 256 ou 320.