Rematrícula UNIFAGOC 2024-2: saiba como realizar o processo e confira os prazos para cada curso


 

 

Está na hora de se planejar para realizar a renovação da matrícula para o segundo semestre de 2024 no  Portal do Aluno UNIFAGOC. Os acadêmicos devem seguir o cronograma abaixo, realizar a rematrícula e se preparar para o início das aulas em 05 de agosto.

 

  • Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Medicina, Odontologia e Pedagogia – rematrícula disponível a partir de 09 de julho;

 

  • Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição. – rematrícula disponível a partir de 11 de julho.

 

  • Psicologia - rematrícula disponível em 15 de julho.

 

  • Internato de Medicina – rematrícula já está disponível e deve ser feita até 08 de julho, visto que as aulas começam em 15 de julho. Saiba mais AQUI.

 

A Secretaria Financeira destaca que é fundamental que os alunos do curso de Medicina atualizem as documentações financeiras dentro do prazo para a realização da rematrícula. Saiba mais AQUI. Além disso, para os períodos que realizam os pagamentos das mensalidades de janeiro a julho, o pagamento da rematrícula para o segundo semestre de 2024 deve ser feito até 12 de julho.

 

A rematrícula deve ser feita no Portal do Aluno digitando o link portalaluno.unifagoc.edu.br no navegador do celular ou no notebook por exemplo. Não é possível realizar o processo da rematrícula pelo aplicativo Meu Educonnect. Porém, o acesso ao boleto da parcela da renovação de matrícula e das mensalidades, bem como demais informações acadêmicas, devem ser feitas pelo app. Para baixar o Meu Educonnect confira o passo a passo AQUI.

 

PASSO A PASSO PARA A REMATRÍCULA

 

PASSO 1

Para iniciar o processo, o aluno deverá acessar o Portal e clicar no menu no canto esquerdo da tela. Em seguida, será preciso selecionar a aba Matrícula Online, que direcionará o estudante para o Painel da Rematrícula. 

 

Na primeira tela, será exibido um texto de apresentação do Novo Portal, o aluno deverá clicar no botão PRÓXIMO, como indica a imagem a seguir. 

 

Caso a Rematrícula esteja indisponível, um dos motivos abaixo estará gerando a indisponibilidade. Regularize para seguir com a Renovação da Matrícula!

  •  Se você deixou de enviar algum documento ao efetuar a matrícula, envie o(s) documento(s) pendente(s) em CADASTRO ACADÊMICO (localizado onde está sua foto) > DOCUMENTOS > ENVIO do que estiver como não entregue com o ponto amarelo
  • Se você estiver com multa em aberto na Biblioteca ou pendência na devolução de algum livro, contate a Biblioteca da instituição para regularizar a situação. O contato pode ser feito em (32) 99903-5600;
  • Se você estiver com débito, regularize a situação com a Secretaria Financeira para prosseguir com a Renovação da Matrícula para o próximo semestre letivo. Negocie em (32) 99903-5600;
  • Ainda não está no período para realizar a rematrícula. Aguarde e, em caso de dúvida, contate a Secretaria Acadêmica em (32) 99903-5600;
  • Você já realizou a sua Rematrícula, efetuou o pagamento e não é possível iniciar uma nova neste semestre letivo. Qualquer necessidade de alteração na sua grade após o pagamento da parcela da renovação da matrícula, selecione a opção SECRETARIA > REQUERIMENTOS > ALTERAÇÃO DE GRADE, ao fazer isso, será gerada a Taxa de Alteração de grade no valor de R$ 20,00 por disciplina alterada.

 

PASSO 2

Na segunda tela, o acadêmico deverá selecionar o período letivo, no caso, 2024-2. Vale frisar que, aqueles que estão matriculados em mais de um curso, como por exemplo, no caso de Educação Física Bacharelado e Licenciatura, será necessário renovar para os dois cursos. Feito isso, o botão PRÓXIMO deverá ser acionado novamente.

 

PASSO 3

Na terceira tela, acontecerá a parte da Montagem da Grade, nela o estudante deverá escolher as disciplinas que irão compor o seu próximo semestre. Para o auxílio da escolha, haverá um botão, em que o aluno poderá assistir a um tutorial de como deverá ser utilizada esta interface. Uma vez escolhidas as disciplinas, na parte inferior da tela, será exibido um Resumo da Matrícula, onde aparecerão todas as opções do estudante. Após conferir o que foi feito, basta clicar no botão PRÓXIMO

 

 

É importante destacar que, estarão disponíveis para cada estudante, as disciplinas que ele ainda não cursou e serão ofertadas naquele semestre. Outra informação é que, as disciplinas extras, adicionadas pelo aluno, só serão utilizadas para integralizar a carga horária do curso a partir da validação do diretor do curso.

 

SUBTURMA

Em alguns cursos, existem disciplinas com subturma, isto é, o horário que aquela aula ocorrerá para determinado grupo de alunos. Se houver esta opção na disciplina selecionada, o(a) aluno(a) deverá informar em qual subturma/horário cursará a disciplina. As vagas de cada subturma são limitadas! Quanto antes a rematrícula for feita, maior será a chance de ter vaga disponível no horário da subturma que melhor se encaixa na programação de estudos do(a) acadêmico(a).

 

TAXA DE ALTERAÇÃO DE GRADE É POR DISCIPLINA

Enquanto o pagamento da rematrícula não tiver sido feito, o(a) aluno(a) pode alterar a grade e também a escolha da subturma normalmente refazendo o processo de Renovação da Matrícula de forma gratuita. Após a realização do pagamento da parcela referente à rematrícula, a alteração da grade e/ou da subturma resultará na cobranção da taxa no valor de R$ 20,00 por disciplina alterada. A solicitação é feita diretamente pelo Portal do Aluno, selecionando a opção SECRETARIA > REQUERIMENTOS > ALTERAÇÃO DE GRADE. 

 

 

PASSO 4 

No caso do curso de Medicina, a quarta tela será a de submissão do Termo de Fiança, para aqueles que optarem pelo pagamento das parcelas mensalmente, ou do Termo de Semestralidade, para aqueles que optarem pelo pagamento semestral. A orientação a esses alunos é de que, antes de acessar o Portal do Aluno, estejam com o termo de fiança devidamente assinado para o upload nesta fase. Caso o acadêmico não tenha recebido o documento, basta solicitar à Secretaria Financeira por meio do whatsapp e/ou chat disponíveis no botão ao lado.

 

Para os alunos dos demais cursos, a tela quatro é a do plano de pagamento, em que deverá ser selecionada a forma como o acadêmico irá fazer o pagamento, semestralidade ou mensalidade. 

 

Após a escolha, ao clicar no botão PRÓXIMO, será exibido o Contrato Financeiro. Depois de conferir o contrato, é necessário selecionar a opção Li e Aceito os Termos do Contrato, em seguida, em Finalizar Matrícula

 

Para os alunos contemplados com o Fies (Financiamento Estudantil), o processo de Rematrícula deve ser feito normalmente com a montagem da grade, escolha da subturma se houver e aceite do contrato. O pagamento da parcela referente à Renovação da Matrícula será feita após a realização do aditamento do Fies pelo estudante no sistema do Governo Federal. Segundo o MEC, a previsão de liberação do aditamento é partir de 25 de julho. Qualquer dúvida, contate a Secretaria Financeira pelo WhatsApp (32) 99903-5600. 

 

PASSO 5

A última tela será a Forma de Pagamento. Nesta interface, estarão disponíveis o comprovante e uma versão do contrato. O aluno poderá selecionar o pagamento por pix ou boleto bancário. Ao escolher uma das opções, o documento ou o código já estará disponível. Para os alunos do curso de Medicina, só é possível efetuar o pagamento por boleto. 

 

Caso não visualize o boleto referente à parcela da Rematrícula e também das demais mensalidades pelo navegador do celular, o acadêmico deve baixar o aplicativo Meu EduConnect e acessar a opção Financeiro disponível no app. Em alguns aparelhos e/ou navegadores disponíveis em smartphones, não é possível visualizar os boletos pelo link portalaluno.unifagoc.edu.br no navegador do celular. Baixe o app e tenha as facilidades da sua vida acadêmica na palma da sua mão, confira o passo a passo AQUI.

 

Veja aqui o resumo dos principais pontos de atenção para realizar a Rematrícula com sucesso!

 

 

SERVIÇO

 

Caso o aluno tenha alguma dúvida em qualquer etapa do Processo de Rematrícula, orienta-se que acione imediatamente a Secretaria Acadêmica ou o NGP (Núcleo de Gestão da Permanência) por meio do Whatsapp (32) 99903-5600 ou o telefone (32) 3539-5600, ramais 256 ou 320