O Pedagogo é o profissional especializado em educação. É ele quem fornece apoio e orientação para a construção do conhecimento com os alunos e que contribui para a qualidade do ensino e do aprendizado, buscando fortalecer a construção do conhecimento na sociedade.
Tem papel de grande importância e fundamental na sociedade, pois é por meio desse profissional que a criança terá seu primeiro contato com e a educação formal. Esse é um dos motivos que cursar uma graduação de qualidade é essencial para o exercício de excelência desta nobre profissão.
O curso de licenciatura em Pedagogia do UNIFAGOC possibilita a atuação em diversas áreas educacionais, do ensino básico à coordenação e gestão de escola. A graduação é voltada à Educação, com suas diversas teorias e modelos de transferência do conhecimento, bem como a aplicação em sala de aula, levando em conta o contexto social, político, cultural, econômico e educacional da sociedade.
A diretora do curso de Pedagogia do UNIFAGOC, Adriana Vieira Mollica, explica que a Pedagogia é o campo do conhecimento que se ocupa do estudo dos fenômenos do desenvolvimento, tendo a função de abrir oportunidades e transmitir conhecimentos de mundo para os seres humanos, por meio da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Afirma que é também uma atividade intencional a ponto de nortear e demostrar os diversos caminhos que a sociedade pode seguir, gerando assim grande impacto na formação humana e social, influenciando no comportamento, investigando a realidade educacional.
“Na faculdade o profissional terá contato com as teorias pedagógicas tradicionais e inovadoras, bem como teorias relacionadas à Psicologia, Sociologia e Filosofia. Há também conteúdos diretamente ligados às áreas de conhecimento lecionadas no ensino básico, como Português, Matemática, Ciências e Meio Ambiente, História e Geografia”, conta a docente.
Para quem sonha em construir uma carreira na área da Pedagogia, o UNIFAGOC é a escolha certa. Clique no botão abaixo e se inscreva gratuitamente para a PROVA ON-LINE. Se preferir, converse com nosso Time Institucional. É só chamar no chat ao lado ou por meio dos telefones 0800 037 5600 e/ou (32) 3539-5600, ou pelos WhatsApps (32) 99903-5600 ou (32) 9 9810-5600.
Além da prova on-line, outras formas de ingresso também garantem desconto. São elas: Transferência, Portador de Diploma (2ª Graduação) e Ingresso pela Nota do ENEM. Nesta última, são aceitas notas das edições de 2014 a 2024 do Exame. O EDITAL do Vestibular 2025-1 com todas as orientações pode ser conferido AQUI.
VANTAGENS UNIFAGOC
O curso de Pedagogia do UNIFAGOC se destaca por oferecer infraestrutura adequada, com laboratórios, auditório equipado, brinquedoteca, Laboratórios de Anatomia e instalações do SESI.
Além disso, Adriana afirma que é válido ressaltar que o mundo está em constante transformação e o conhecimento se mostra cada vez mais valorizado, fazendo do aprendizado contínuo a garantia de sobrevivência dos funcionários e também das empresas.
“Vive-se a era da informação e assim as empresas se comprometem cada vez mais com o desenvolvimento de seus funcionários. Ubá é uma cidade que possui polo moveleiro, com muitas indústrias e empregos. Nesse sentido, destaca-se a existência da Unidade Curricular Pedagogia Organizacional, IPED-207, e Empreendedorismo e Inovação, IPED- 401, oferecidas no curso”, conta a diretora.
Para a docente, análise, planejamento e capacidade de implementação são elementos essenciais no sucesso de todos os profissionais inovadores, e, por essa razão, o curso de Pedagogia do UNIFAGOC incluiu tal temática nas aulas, pois além dos alunos saírem mais preparados para o mercado de trabalho, também desenvolvem competências úteis para toda a vida.
“Ensinar empreendedorismo/Intraempreendedorismo, vai muito além de ensinar os trâmites de abrir e gerir empresas, o empreender exercita a capacidade de pensar de forma inovadora e criativa, direciona o olhar para encontrar problemas e achar soluções e ensina a otimizar oportunidades”, explica Mollica.
Por fim, Adriana aponta que outra prática emergente adotada pelo curso de Pedagogia são os trabalhos realizados na Brinquedoteca da IES, a fim de atender as demandas e necessidades no que se refere às relações entre ensino e aprendizagem apresentadas pelas escolas públicas estaduais de Ubá.
“É preciso estudar e se dedicar para ser bom professor e mostrar o seu diferencial no mercado. A realização de estágios e projetos também são válidas, pois o pedagogo já se forma com bagagem grande de experiências”, conclui a diretora.
Confira no vídeo abaixo como foi a colação de grau antecipada de alunos da Pedagogia que foram aprovados em concurso público.
Dê o play no vídeo a seguir e veja Tour completo pela infraestrutura do UNIFAGOC:
Confira mais destaques do curso de Pedagogia do UNIFAGOC:
all rights reserved © unifagoc.edu.br | since 2014