Saúde em alta: saiba mais sobre o profissional de educação física e os diferenciais do curso de Educação Física Bacharelado do UNIFAGOC

O profissional de educação física vem sendo cada vez mais solicitado devido ao aumento da preocupação das pessoas com a melhoria da saúde e qualidade de vida por meio dos exercícios físicos.


 

 

A busca pela melhoria da qualidade de vida vem crescendo a cada ano, o que torna cada vez mais importante a atuação de profissionais da área da saúde. O profissional de educação física é o único profissional legalmente habilitado a prescrever exercícios físicos para a população, via fundamental para a prevenção e recuperação de diversas doenças.

 

O diretor do curso de Educação Física Bacharelado do UNIFAGOC, Rômulo José Mota Júnior, ressalta a importância do profissional de educação física haja visto que a prática de exercícios físicos é importante remédio para os principais males contemporâneos, tais como obesidade infantil e adulta, diabetes mellitus, hipertensão arterial, dislipidemias, ansiedade, depressão, neoplasias e doenças do aparelho circulatório como, infarto e acidentes vasculares encefálicos.

 

Além disso, Rômulo afirma que o exercício físico é um dos principais responsáveis pela manutenção e/ou recuperação da autonomia e independência da pessoa idosa, um dos grupos populacionais que mais crescem no país, também é o meio pelo qual os atletas adquirem as condições ideais para performances esportivas.

 

“É um dos caminhos mais saudáveis e recomendados pelo qual pessoas adquirem qualidade de vida, superam seus limites, melhoram sua autoestima e estabelece relações sociais, quesito este tão afetado pela pandemia da COVID-19. Exercício físico é remédio, na prevenção e recuperação dos males contemporâneos”, destaca o diretor.

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

 

Rômulo explica que o profissional de educação física está habilitado a atuar em todos os segmentos laborais que envolvam o movimento humano sistematizado, fora do contexto escolar, por exemplo em clubes de futebol como treinador, preparador físico, preparador de goleiros, fisiologista, analista de desempenho, auxiliar técnico e personal soccer. No meio fitness pode atuar como personal training, personal kids, avaliação física, consultoria online e como professor de: musculação, de ginástica, de treinamento funcional, de Cross Training, de dança, de aulas coletivas, de lutas e de pilates.

 

É possível atuar na área do lazer como recreacionista em colônia de férias, resorts e clubes, cruzeiros marítimos e na recreação infantil. Na preparação física pode trabalhar como treinador de atletas de modalidades individuais como corrida, ciclismo, natação, remo, tênis, boxe, entre outros e coletivas como futebol, futsal, voleibol, basquetebol, handebol, etc.

 

Outras áreas de atuação são como treinador de equipes de modalidades coletivas, reabilitação hospitalar a fim de coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, nas áreas de atividades físicas e do exercício físico, destinados a promoção, prevenção, proteção, educação, intervenção, recuperação, reabilitação, tratamento e cuidados paliativos da saúde física e mental em ambientes hospitalares.

 

Na saúde o profissional de educação física pode trabalhar com a prescrição de exercícios físicos para públicos com condições clínicas especiais, tais como gestantes, idosos, hipertensos, obesos, diabéticos, cardiopatas, pessoas com câncer, entre outras condições de saúde. Além de profissional junto à estratégia de saúde da família e professor junto ao Núcleo Ampliado de Saúde da Família- NASF.

 

Por fim, ainda é possível atuar como professor de ginástica laboral e ergonomista, na área de gestão como gestor de clubes, academias, estúdios de personal, centros de atividades físicas, centros de reabilitação física, centros de treinamento físico, assessoria e consultoria esportiva e/ou na secretaria de esporte. E no meio acadêmico como professor no ensino superior. 

 

Para ter habilitação para atuar em qualquer uma destas áreas, é indispensável a graduação em Educação Física bacharelado.

 

“A graduação proporciona formação humanística, respaldada nos princípios éticos, além dos quesitos técnicos da área, levando o futuro profissional à compreensão holística do ser humano, alvo de nossa atuação profissional”, ressalta Rômulo.

 

DIFERENCIAIS UNIFAGOC

 

O diretor destaca que o curso de bacharelado em Educação Física do UNIFAGOC é o melhor da região.

 

“Somos conceito nota 4 junto à avaliação do Ministério da Educação. Somos 4 estrelas junto à avaliação do Guia de Faculdade, no mesmo patamar de renomadas instituições federais do estado”, lembra o docente.

 

Ambos resultados atestam a qualidade do curso no que diz respeito a infraestrutura física e material, corpo docente e capacitação profissional, matriz curricular e oportunidades acadêmicas, relacionamentos e formação profissional.

 

“No nosso curso os alunos têm contato com metodologia inovadora de ensino, acesso a laboratórios de última geração e altamente tecnológicos e, o mais importante, aulas práticas em todos os semestres, sendo estas predominante em nossa matriz. Aqui o aluno aprende ‘colocando a mão na massa’”, descreve o diretor.

 

Além disso os estudantes têm oportunidades de extensão universitária nas diversas áreas de atuação profissional, em todos os períodos do curso, por meio dos projetos integradores.

 

MERCADO DE TRABALHO

 

Rômulo afirma que o mercado de trabalho para o profissional de educação físico é promissor, pois além de ter vasto leque de possibilidades de atuação profissional, o exercício físico é o recomendado para basicamente todas as condições contemporâneas, desde o quesito relações sociais, passando por questões estéticas, esportivas à manutenção e recuperação da saúde, logo, a empregabilidade é forte nessa área.

 

“Para se tornar um bom profissional, além de formação humana, ética e técnica por meio do curso de graduação que oferecemos no UNIFAGOC, é preciso constante atualização a níveis de cursos e pós-graduação, haja visto o dinamismo do mundo contemporâneo, nos quais as práticas corporais estão inseridas”, finaliza Rômulo.

 

Para conhecer mais sobre o curso de Educação Física Bacharelado, confira este e-book gratuito.