Sorriso, bem-estar e qualidade de vida: conheça mais sobre o cirurgião dentista e os diferenciais do curso de Odontologia do UNIFAGOC

Cada vez mais as pessoas entendem a importância da saúde bucal. O cirurgião dentista é o profissional responsável por cuidar da saúde da boca, que envolve dentes, músculos, articulações, ossos, gengiva e até mordida, atuando no diagnóstico, prevenção e tratamento de seus pacientes.

A diretora do curso de Odontologia do UNIFAGOC, Liliane Carvalho, afirma que é uma profissão essencial, pois além de cuidar especificamente da saúde bucal, tem toda influência na saúde geral da população bem como na melhoria da autoestima e qualidade de vida.

“O dentista atua de forma direta na  expressão  mais bonita do ser  humano: o sorriso! ”, destaca a diretora.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Liliane conta que na odontologia existem várias áreas de atuação, tais como estética, harmonização orofacial, prótese, cirurgia, ortodontia, endodontia, periodontia, implantes e odontopediatria. Além das especialidades especificas, o cirurgião dentista pode atuar na área de pesquisas e da docência. Os trabalhos em serviços púbicos também são possibilidades de atuação para esse profissional.

“Para atuar profissionalmente o cirurgião dentista precisa, primeiramente, do conhecimento cientifico de forma teórica. A partir do conhecimento teórico, evolui-se para o treinamento prático da técnica a ser realizada”, explica a docente.

DIFERENCIAIS UNIFAGOC

A diretora ressalta que o curso de Odontologia do UNIFAGOC apresenta base curricular diferenciada, pautada em odontologia moderna, científica e de nível mundial, e com corpo docente formado por professores mestres e ou doutores e pós-doutores que, além da experiência clínica, atuam também em cursos de pós-graduações, o que traz para os acadêmicos técnicas mais modernas da odontologia.

“Um ponto muito favorável e praticamente inédito é que o aluno inicia o contato com disciplinas e o laboratório de habilidades especificas já no primeiro período, o que permite maior tempo de treinamento das técnicas odontológicas”, destaca Liliane.

Outro diferencial do curso que Liliane aponta é a Clínica Escola, que conta com instalações, equipamentos e materiais de última geração, aliado a grande volume de pacientes, proporciona ao aluno do UNIFAGOC treinamento da prática clínica de forma diferenciada.

“No momento, as atividades de extensão são nas áreas de atenção básica à saúde bucal, dor orofacial, disfunções temporomandibulares, cirurgia oral menor, avulsão dentária e restaurações estéticas”, descreve a docente.

MERCADO DE TRABALHO

O dentista é peça essencial para a manutenção da saúde e autoestima das pessoas. Assim, Liliane afirma que apesar de enorme concorrência, o mercado de trabalho mostra-se promissor para bons profissionais em todas as áreas.

“Hoje estamos passando por uma avalanche de atenção à estética e as áreas de harmonização orofacial e implantes têm sido mais procuradas”, aponta a diretora.

Segundo a docente, para se tornar um bom profissional na área em que escolheu atuar é preciso primeiramente adquirir o conhecimento teórico de forma constante e continuada.

“Para as áreas de atendimento clínico, juntamente com o conhecimento teórico, precisa-se ter treinamento para desenvolver a habilidade manual necessária para realizar os procedimentos”, finaliza Liliane.

Para conhecer mais sobre o curso de Odontologia, confira este e-book gratuito.