UNIFAGOC inicia obra de construção do laboratório de Nutrição e Dietética


 

O curso de Nutrição do UNIFAGOC passa por um momento de expansão em sua infraestrutura. Na última semana, foram iniciadas as obras do Laboratório de Nutrição e Dietética, espaço que irá proporcionar aos acadêmicos o desenvolvimento de habilidades, bem como o contato com a prática da profissão

 

O vice-reitor do Centro Universitário ubaense, Leonardo Couto, garante que o novo espaço contará com o que há de mais moderno, funcional e ergonômico no mundo da nutrição. 

 

“Tenho certeza que esses equipamentos serão um diferencial para a formação dos alunos, no crescimento do curso e do UNIFAGOC. Nossa expectativa é que, no próximo semestre, os estudantes já possam desfrutar do novo laboratório plenamente”, afirma o vice-reitor.

 

De acordo com a diretora da graduação, Thalita Azevedo, o local é dividido em dois ambientes. O primeiro, trata-se de uma sala com mesas em que poderão ser ministradas aulas teóricas e os alunos poderão provar os pratos que serão preparados dentro da cozinha. Já o segundo, simula uma cozinha industrial, seguindo todas as normas de vigilância sanitária, onde serão instaladas bancadas com fogões acoplados, sendo uma adaptada para deficientes. 

 

“A chegada desse novo laboratório irá proporcionar aos estudantes vivenciar a prática no dia a dia das aulas. É nele que o aluno irá aprender a visualizar as transformações químicas e físicas dos alimentos, mediante aos processos de pré-preparo e preparo das refeições. É um espaço essencial para o curso, simula uma unidade de alimentação e irá fazer com que o profissional tenha destaque no mercado de trabalho”, enfatiza Thalita. 

 

O laboratório será localizado dentro do campus da instituição e contará com capacidade para atender até 30 alunos para aulas práticas de disciplinas como Técnica Dietética I e II, Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição, Patologia da Nutrição e Dietoterapia I, II e III. Permitirá também o desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso (TCC), atividades de extensão e cursos culinários

 

 

O curso de Nutrição do UNIFAGOC iniciou as atividades da primeira turma no ano de 2020, oferece anualmente 80 vagas, é realizado presencialmente, tem duração de quatro anos e possui como diretora a nutricionista, Thalita Azevedo. 

 

"O aluno que optar por cursar Nutrição no UNIFAGOC vai encontrar professores altamente capacitados, mestres e doutores, laboratórios com o que há de melhor e mais moderno no mercado, além da metodologia ativa, que prepara o aluno de fato para a prática. A instituição não deixou de investir mesmo em um momento pandêmico. Fez de tudo para poder trazer para os seus alunos o que há de melhor", afirma a diretora. 

 

DIFERENCIAIS

 

Atuando na direção do curso desde a sua abertura, Thalita ressalta que um dos destaques da graduação oferecida pelo Centro Universitário ubaense é a sua matriz curricular. 

 

“As disciplinas do curso foram pensadas de forma que elas contemplassem todas as áreas de atuação do nutricionista. Muitas vezes, o estudante ao finalizar a graduação, precisa buscar outros cursos que costumam ser caros. Em nossa matriz já incluímos disciplinas como como gestão de clínicas e consultórios, interpretação de exames bioquímicos, marketing nutricional e empreendedorismo, que irão proporcioar que os alunos tenham uma melhor preparação", destaca a profissioanal.

 

MERCADO DE TRABALHO

 

Segundo Thalita, atualmente, a nutrição passa por uma valorização da sociedade e está em destaque na mídia. O que faz com o que o profissional tenha um leque de opções para atuar no mercado como a nutrição clínica, nutrição social, nutrição em unidades de alimentação entre outras possibilidades. 

 

"Na nossa região não é diferente. Nós temos, por exemplo, diversas fábricas de móveis que contêm unidades de alimentação onde os profissionais podem trabalhar. Muitas vezes, o nutricionista não atua somente em uma área. Ele pode atuar com consultorias, em um consultório, em uma clínica, em parceria com outros profissionais ou até mesmo por meio de aprovações em concursos públicos que também oferecem vagas para a classe", revela Talita.

 

FORMA DE INGRESSO

 

Os interessados em cursar Nutrição no UNIFAGOC ainda podem garantir uma vaga para o segundo semestre de 2021. As inscrições para o Vestibular são gratuitas e o candidato pode escolher fazer a prova online ou agendar um horário. 

 

 

Além do curso de Nutrição, também são oferecidas vagas para os cursos de AdministraçãoCiência da ComputaçãoCiências ContábeisDireito, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), EnfermagemEstética e CosméticaOdontologia e Psicologia.