UNIFAGOC realizou cerimônia entrega dos Jalecos para turmas do curso de Odontologia

Na noite do último dia 19 de novembro aconteceu no auditório Ary Barroso a cerimônia de entrega do Jaleco para as turmas do segundo e quarto períodos do curso de Odontologia do UNIFAGOC.

A solenidade contou com a presença dos acadêmicos, amigos, familiares, professores e colaboradores. Compuseram a mesa o vice-reitor, Leonardo Couto, o pró-reitor de graduação, Wilderson da Silva Cardoso, a diretora do curso de Odontologia, Liliane Carvalho, a supervisora de laboratório, Alisânia da Conceição Santos Agatão e a professora do curso Iasminy Soares de Oliveira.

Os acadêmicos receberam os jalecos das mãos do vice-reitor, da diretora do curso e dos professores Lívia Neri Menezes Dal Sasso Ribeiro e Fabrício Reskalla Amaral.

CERIMÔNIA

A diretora do curso de Odontologia do UNIFAGOC, Liliane Carvalho, explica que essa cerimônia simboliza a afirmação do acadêmico com a profissão que ele escolheu e marca nova etapa, pois os alunos do segundo período começam a fazer as práticas laboratoriais e os alunos do quarto período iniciam o atendimento a pacientes.

“Hoje é um dia muito especial, a entrega do jaleco é simbólica. O jaleco para a área da saúde representa a nossa farda, como estamos nos vestindo para ir para batalha. Quando colocamos o jaleco é como se nada do mundo externo nos atingisse, como se ali dentro estivéssemos protegidos de tudo e saindo para fazer o bem”, descreve Liliane.

O aluno do segundo período do curso de Odontologia Vinícius S. afirma que receber o jaleco é muito significativo para qualquer aluno, é como uma missão que coloca na vida acadêmica de cada estudante a responsabilidade que é se graduar na área da saúde, e, assim, poder resgatar a qualidade de vida, e, principalmente na odontologia, resgatar o sorriso das pessoas.

“É muito significativo estar aqui junto com nossos amigos, estudantes, familiares, professores e o corpo diretor do UNIFAGOC que, por meio dessa entrega, marca a celebração de uma etapa realmente diferente na vida acadêmica de cada aluno”, destaca Vinícius.

RETORNO PRESENCIAL

O aluno lembra que o estudo na pandemia foi um desafio para todos os estudantes e que, depois de passar pelo ensino remoto, voltar para as aulas práticas foi um momento de celebração.

“Com muito brilhantismo a instituição soube trazer pra vida acadêmica as adaptações com as tecnologias necessárias para não perdermos tanto as aulas práticas quanto as aulas online”, explica Vinícius.

A professora do curso de Odontologia do UNIFAGOC Iasminy Soares de Oliveira, afirma que se sente muito feliz em participar desta que é a segunda cerimônia de entrega do jaleco, pois é um momento importante para os alunos, como um marco, em que vão vestir a “farda” que usarão para lutar as batalhas diárias durante a profissão.

“É um dia muito emocionante e gratificante, e é mais gratificante ainda por retornar as aulas práticas, com atividades clínicas e laboratoriais. A participação do aluno efetivamente nas aulas práticas, marcado por essa cerimonia, nos traz muita alegria, gratidão e esperança de dias melhores”, ressalta a professora.

CLÍNICA-ESCOLA

Liliane explica que com as turmas que estão fazendo atendimento na clínica-escola é possível realizar praticamente todos os tipos de procedimentos de baixa e média complexidade como restaurações simples, restaurações pouco mais complexas, tratamento de canal, cirurgias e extrações.

“Temos suprido essa demanda. Esses alunos estão no primeiro ano de clínica, a partir dos próximos anos, vamos abranger mais procedimentos de outras complexidades”, conta a diretora.

Vinícius afirma que o UNIFAGOC conta com mega estrutura para os cursos da área da saúde e que foi em busca dessa qualidade da estrutura que a faculdade oferece para seus alunos, que tomou a iniciativa de voltar a cursar uma graduação na área da saúde, realizando uma tradição da sua família.

“Sintam-se privilegiados. Nós ficamos muito grato a vocês e as famílias por terem escolhido a nossa instituição. Eu tenho a certeza de que vocês sairão na frente no mercado de trabalho. Agradeço a confiança de vocês”, finaliza Liliane.