UNIFAGOC retoma as aulas práticas presenciais para os cursos da área da saúde

O Centro Universitário UNIFAGOC retomará as aulas práticas presenciais a partir do dia 13 de outubro (segunda-feira) para os cursos de Educação Física (licenciatura e bacharelado), Enfermagem, Estética e Cosmética, Medicina, Nutrição e Odontologia. Após a autorização do Governo do Estado de Minas Gerais anunciada pelo Secretário de Saúde do Estado, Carlos Eduardo Amaral, no dia 23 de setembro, e o decreto municipal nº 6460/2020 da Prefeitura de Ubá que permitiu o funcionamento presencial das instituições de educação superior, o UNIFAGOC retoma suas atividades presenciais de forma gradual, começando pela realização das aulas práticas presenciais para os cursos da área da saúde.

Diante deste novo cenário, o UNIFAGOC divulga a “Portaria 21/2020 – Retorno das Atividades Práticas Presenciais - Graduação” com todas as informações que deverão ser seguidas pelos alunos matriculados nas graduações supracitadas. Leia a Portaria aqui.

O documento destaca que a volta das atividades práticas se dará respeitando todas as diretrizes definidas pelo “Protocolo de Segurança Sanitária do Estado” para a retomada das aulas presenciais como forma de buscar garantir a segurança do corpo técnico-administrativo, docente e discente do UNIFAGOC.

O retorno às aulas práticas presenciais é facultativo e destinado somente, neste primeiro momento, para os alunos matriculados nos cursos da área da saúde (Educação Física - Bacharelado e Licenciatura, Enfermagem, Estética e Cosmética, Medicina, Nutrição e Odontologia)

Os estudantes dessas graduações devem manifestar o interesse na realização das aulas práticas presenciais ou não até o dia 09 de outubro (sexta-feira). Para isso, precisam preencher um questionário e informar a decisão. Além disso, também é necessário baixar e assinar digitalmente um termo de responsabilidade específico para a opção escolhida até o dia 09 de outubro. O acadêmico que não cumprir o prazo será considerado não optante pelo UNIFAGOC.

De acordo com a Portaria, o acadêmico que não concordar em retornar às atividades presenciais assumirá o CANCELAMENTO da(s) disciplina(s) que está/estão sendo cursada(s), tendo que cumpri-la(s) em uma nova oportunidade de oferecimento ordinária da(s) disciplina(s) em semestres posteriores.

Se sua decisão for retornar, acesse o termo de responsabilidade aqui. Caso sua opção seja pelo não retorno, clique aqui para assinar.

RECOMENDAÇÕES

Os acadêmicos pertencentes ao grupo de risco são recomendados a não voltarem para as atividades presenciais. É considerado grupo de risco de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde): gestantes, mulheres que deram à luz há menos de quarenta dias, maiores de sessenta anos e pessoas portadoras de comorbidades, como diabetes, hipertensão arterial, doenças do coração, pulmão e rins, portadores de imunossupressão e pacientes em tratamento contra o câncer. O aluno que se enquadrar nesta situação, deverá também assinar o termo de responsabilidade de não retorno às atividades presenciais e cursar nos próximos semestres.

Todos os protocolos sanitários e de segurança para a realização das aulas práticas presenciais no UNIFAGOC serão divulgados até o dia 08 de outubro, respeitando todas as diretrizes definidas pelo Governo do Estado de Minas Gerais, bem como todas as regras e orientações que deverão ser seguidas por alunos, professores e colaboradores em mais esta nova etapa.

REUNIÃO REMOTA POR CURSO

Todas as informações relacionadas ao retorno das aulas práticas presenciais serão apresentadas pelos Diretores dos Cursos da Saúde da Instituição aos seus respectivos alunos em Reuniões Remotas conforme cronograma abaixo.

CursoData da Reunião RemotaHorário

06 de outubro (terça-feira)

Enfermagem07 de outubro (quarta-feira)18h
Estética e Cosmética

06 de outubro (terça-feira)

Medicina07 de outubro (quarta-feira)15h
Nutrição07 de outubro (quarta-feira)19h30
Odontologia06 de outubro (terça-feira)18h

PROTOCOLO DIÁRIO

No primeiro dia e antes de acessarem o campus, os alunos receberão um KIT, composto por máscaras que serão identificadas por cores e deverão ser usadas durante o período correspondente e previamente informado. Todos passarão obrigatoriamente por aferição de temperatura e entregarão o “Roteiro de Automonitoramento” diariamente, devendo este ser preenchido antes de entrar na Instituição, já que também integrará o KIT.

Neste primeiro momento, não haverá o funcionamento da Cantina e da Xerografia. A Biblioteca só poderá ser usada para retirada e devolução de livros mediante agendamento prévio disponível no site comvoce.unifagoc.edu.br. Os atendimentos das Secretarias Acadêmica e Financeira continuarão sendo feitos por meio do chat disponível em comvoce.unifagoc.edu.br.

O aluno que não cumprir as diretrizes dispostas pelo Protocolo Operacional do UNIFAGOC estará sujeito às penalidades de advertência, verbal ou escrita e suspensão de até 30 dias.

APOIAMOS VOCÊ

Com a realização das aulas práticas presenciais, a iniciativa consensual APOAIMOS VOCÊ entra em uma nova etapa para os alunos dos cursos da saúde. Conforme prevê o parágrafo nono do documento assinado em 11 de agosto pelo UNIFAGOC, o Ministério Público de Minas Gerais e o Procon de Ubá, o desconto de 15% deixará de incidir sob a carga horária que passará a ser ministrada presencialmente, sendo mantido apenas no valor líquido mensal da carga horária que continua sendo lecionada de forma remota.

Todos os detalhes da redução proporcional do desconto para os alunos dos cursos com aulas práticas sendo realizadas presencialmente estarão informados na área de MENSAGENS do SIGA

Qualquer dúvida também pode ser esclarecida por meio do chat disponível no site comvoce.unifagoc.edu.br, selecionando o departamento DESCONTO APOIAMOS VOCÊ.