Vocação para ensinar: saiba mais sobre o curso de Pedagogia do UNIFAGOC e esta nobre profissão


 

O pedagogo tem papel de grande importância e fundamental na sociedade, pois é por meio desse profissional que a criança terá seu primeiro contato com e a educação formal. Esse é um dos motivos que cursar graduação de qualidade é essencial para o exercício de excelência desta nobre profissão.

 

O curso de licenciatura em Pedagogia do UNIFAGOC possibilita a atuação em diversas áreas educacionais, do ensino básico à coordenação e gestão de escola. A graduação é voltada à Educação, com suas diversas teorias e modelos de transferência do conhecimento, bem como a aplicação em sala de aula, levando em conta o contexto social, político, cultural, econômico e educacional da sociedade.

 

FORMAÇÃO

 

A diretora do curso de Pedagogia do UNIFAGOC, Adriana Vieira Mollica, explica que em sua formação acadêmica o pedagogo tem acesso aos saberes específicos para formação profissional, uma vez que a construção de conhecimentos acerca da ciência que tem como objeto de estudo a educação, ocorre por meio das teorias educacionais que procuram nortear a prática pedagógica.

 

“Na faculdade o profissional terá contato com as teorias pedagógicas tradicionais e inovadoras, bem como teorias relacionadas à Psicologia, Sociologia e Filosofia. Há também conteúdos diretamente ligados às áreas de conhecimento lecionadas no ensino básico, como Português, Matemática, Ciências e Meio Ambiente, História e Geografia”, conta a docente.

 

ESTRUTURA CURRICULAR

 

Adriana afirma que a estrutura curricular do curso de Pedagogia do UNIFAGOC foi implementada de forma flexível, valoriza a interdisciplinaridade e a acessibilidade metodológica por meio de disciplinas integradas entre si, com percurso de formação que cumpra o papel de fundamentar o conhecimento e a aquisição de competências com grau progressivo de complexidade, cujo perfil atenda às diretrizes curriculares estabelecidas para o curso.

 

“A proposta pedagógica tem como estrutura curricular conteúdos que procuram direcionar o aluno à realidade de fatos e a ideias atuais, colocando-o em constante contato com a Pedagogia, em permanente criação e transformação. Além disso, os conteúdos incentivam a formação de profissionais capacitados a atuar na compreensão e na resolução de problemas enfrentados na área educacional”, ressalta Adriana.

 

CONTEÚDOS

 

Mollica destaca que, de forma a considerar a flexibilidade, interdisciplinaridade e acessibilidade metodológica, o curso aborda temas como meio ambiente; cultura indígena; cultura brasileira africana e afrodescendente; origem étnico-racial; direitos humanos; ética; estatuto da criança e do adolescente; direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, estatuto do idoso; direitos da mulher.

 

“Esses temas são abordados de maneira efetiva nas diversas disciplinas e de forma transversal em todos os conteúdos”, comenta a docente.

 

ATUAÇÃO

 

É primordial a preparação de professores, porém a graduação em Pedagogia também permite ao egresso estabelecer políticas de educação e ainda planejar e supervisionar projetos educacionais em diversos níveis e modalidades de ensino.

 

Também é possível trabalhar em meios não escolares, tais como pedagogia em ambientes empresariais, pedagogia em instituições da área da saúde, projetos sociais, organização não governamental, pedagogia social de rua, princípios e práticas pedagógicas aplicadas ao processo de organização de instituições e espaços educativos não formais, e, pedagogia hospitalar, voltada à promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida.

  

Outras possibilidades de atuação, além de ministrar aulas na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, são na gestão de instituições de ensino, serviços de consultoria, elaboração de materiais didáticos, em ONGs e/ou como coordenador de escolas ou orientador educacional.

 

DIFERENCIAIS UNIFAGOC

 

Segundo a diretora o curso de Pedagogia do UNIFAGOC se destaca por oferecer infraestrutura adequada, com laboratórios, auditório equipado, brinquedoteca, Laboratórios de Anatomia e instalações do SESI.

 

Além disso, Adriana afirma que é válido ressaltar que o mundo está em constante transformação e o conhecimento se mostra cada vez mais valorizado, fazendo do aprendizado contínuo a garantia de sobrevivência dos funcionários e também das empresas.

 

“Vive-se a era da informação e assim as empresas se comprometem cada vez mais com o desenvolvimento de seus funcionários. Ubá é uma cidade que possui polo moveleiro, com muitas indústrias e empregos. Nesse sentido, destaca-se a existência da Unidade Curricular Pedagogia Organizacional, IPED-207, e Empreendedorismo e Inovação, IPED- 401, oferecidas no curso”, conta a diretora.

 

Para a docente, análise, planejamento e capacidade de implementação são elementos essenciais no sucesso de todos os profissionais inovadores, e, por essa razão, o curso de Pedagogia do UNIFAGOC incluiu tal temática nas aulas, pois além dos alunos saírem mais preparados para o mercado de trabalho, também desenvolvem competências úteis para toda a vida.

 

“Ensinar empreendedorismo/Intraempreendedorismo, vai muito além de ensinar os trâmites de abrir e gerir empresas, o empreender exercita a capacidade de pensar de forma inovadora e criativa, direciona o olhar para encontrar problemas e achar soluções e ensina a otimizar oportunidades”, explica Mollica.

 

Por fim, Adriana aponta que outra prática emergente adotada pelo curso de Pedagogia são os trabalhos realizados na Brinquedoteca da IES, a fim de atender as demandas e necessidades no que se refere às relações entre ensino e aprendizagem apresentadas pelas escolas públicas estaduais de Ubá.

 

“É preciso estudar e se dedicar para ser bom professor e mostrar o seu diferencial no mercado. A realização de estágios e projetos também são válidas, pois o pedagogo já se forma com bagagem grande de experiências”, conclui a diretora.

 

Para conhecer mais sobre o curso de Pedagogia do UNIFAGOC, confira este e-book gratuito.