Xadrez é tema de ebook desenvolvido em TCC de aluno da Educação Física UNIFAGOC

O aluno do curso de Educação Física do UNIFAGOC Ítalo da Rocha Vitor, desenvolveu o ebook "A Jogada de Mestre" em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O material, que foi elaborado sob a orientação da professora Daniela Gomes Rosado, é voltado para o auxílio do ensino e aprendizagem do jogo de Xadrez.

O livro pode ser baixado gratuitamente neste link.

Daniela conta que o aluno sempre teve capacidade com figuras e como o Xadrez é pouco divulgado e ensinado nas escolas surgiu a ideia de desenvolver o material para ser distribuído gratuitamente.

“O Resultado foi um livro que engloba todos aspectos básicos necessários para processo de ensino e aprendizagem dos(as) alunos(as) nas aulas de Educação Física escolar. Esperamos que o material didático possa auxiliar os(as) professores(as) de educação física escolar e democratizar o acesso das crianças e adolescentes ao Xadrez”, afirma Daniela.

Ítalo destaca que o interesse pelo jogo veio de sua cidade, Guidoval, que devido ao trabalho realizado por um voluntário chamado Luiz Pinheiro o xadrez foi se enraizando nos costumes do município.

“Eu fui um dos pupilos desse projeto, portanto o jogo faz parte da minha história desde sempre. A obra foi desenvolvida a partir de pesquisas bibliográficas que culminaram na minha revisão bibliográfica e baseado nela eu organizei os capítulos do meu livro de forma condizente. Toda a construção do material foi feita por mim, desde a criação e inserção das figuras, a elaboração da capa e do título até a diagramação da obra que ocorreu de forma minuciosa. Eu fiquei muito orgulhoso do resultado final. Embora tenha sido um trabalho árduo, é muito gratificante ver o sucesso iminente da obra, acredito que todo o esforço valeu a pena. Espero concluir a última etapa do meu projeto que é a distribuição do material para as escolas da região e dessa forma consolidar os meus objetivos", ressalta Ítalo.