Projeto Valendo


O Projeto VaLendo de incentivo à leitura compreende o planejamento e a execução de um conjunto de ações com a finalidade de estimular o hábito da leitura nos alunos da Fagoc. Tais ações, uma vez consolidadas no âmbito interno da faculdade, poderão ser estendidas à comunidade.

O VaLendo foi cadastrado como atividade de extensão no 1º semestre de 2008, e suas atividades foram desenvolvidas até junho de 2009.

O Projeto surgiu a partir da verificação de que os alunos da Fagoc não têm o hábito de ler, quer pela falta de tempo (motivo alegado pela maioria), quer por desinteresse, simplesmente.

Os dados obtidos por meio da Avaliação Institucional 2013/2014 corroboram essa constatação, uma vez que somente 40% dos respondentes classificaram seu hábito de leitura como BOM ou MUITO BOM.

Pretende-se que as ações do VaLendo despertem neles o gosto pela leitura, estimulando-os a intensificar a utilização do espaço e do acervo da Biblioteca Antônio Olinto, assim como da biblioteca virtual Pearson.

Fascinante! O hábito pela leitura se apresenta intencionalmente como algo mágico, enquanto processo da descoberta de um universo desconhecido, maravilhoso e importante em todos os níveis educacionais.

Com o projeto VaLendo, os estudantes têm acesso gratuito a inúmeros títulos renomados no mundo da leitura, sejam clássicos literários, contemporâneos ou didáticos. 

Os alunos regularmente matriculados podem, além se usufruir da leitura no local, ficar com a obra durante 7 dias, podendo renovar esse prazo, caso não haja interessados na lista de espera.