
Pedagogia
Com Nota Máxima no MEC, curso de Pedagogia do UNIFAGOC forma pedagogos para inspirar gerações, com uma educação prática e inovadora que transforma o futuro por meio do ensino!
Conheça o Curso

Informações

Campus
Ubá / 100 vagas

Turno
Noturno

Titulação
Licenciatura

Modalidade
Ensino Presencial

Regime Letivo
Semestral

Duração
8 Semestres

Carga Horária
3.208 horas*

Investimento
R$ 657,00**
Temos um desconto para você! Clique aqui
*Carga horaria em conformidade com a Resolução CNE/CES 02/2007.
**Valor referente ao primeiro semestre de 2025. Desconto para pagamento em dia. Encargos financeiros: Após o vencimento, multa de 2% (dois por cento) + juros moratórios à alíquota de 1% (um por cento) ao mês, pro rata.
O curso de licenciatura em Pedagogia do UNIFAGOC possibilita a atuação em diversas áreas educacionais, do ensino básico à coordenação e gestão de uma escola. Trata-se de uma graduação totalmente voltada à Educação, com suas diversas teorias e modelos de ensino- aprendizagem, levando em consideração o contexto econômico, político, social, cultural e educacional da sociedade.
A prioridade é preparar professores, mas a graduação em Pedagogia também habilita o profissional a planejar e supervisionar projetos educacionais em diversos níveis e modalidades de ensino, estabelecer políticas de educação e, inclusive, atuar em ambientes não escolares, tais como:
- Pedagogia social;
- Pedagogia em ambientes empresariais;
- Organização não governamental;
- Pedagogia hospitalar, voltada à promoção da saúde e melhoria de qualidade de vida;
- Princípios e práticas pedagógicas aplicadas ao processo de organização de instituições e espaços educativos não formais;
- Pedagogia em agências ou espaços de turismo.
O período mínimo da licenciatura em Pedagogia é de 8 semestres (4 anos). O currículo é composto principalmente por matérias relacionadas à teoria e à prática do ensino, bem como disciplinas de Psicologia, Sociologia e Filosofia. Há também conteúdos diretamente ligados às áreas de conhecimento lecionadas no ensino básico, como Português, Matemática, Ciências e Meio Ambiente, História e Geografia.
A principal atividade de quem se forma em Pedagogia é ministrar aulas na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental; no entanto, há outras áreas que o licenciado pode seguir. É possível ser coordenador de escolas ou orientador educacional; trabalhar com gestão de instituições de ensino; realizar serviços de consultoria; elaborar materiais didáticos e até atuar em ONGs!
- Formar profissionais aptos ao desenvolvimento da pesquisa em educação, na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico.
- Capacitar profissionais para atuar na docência da Educação Infantil, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e das disciplinas pedagógicas para a formação de professores, na educação especial, na Educação de Jovens e Adultos, e em outras áreas emergentes no campo socio-educacional.
- Credenciar profissionais para atuar na organização de sistemas, unidades, projetos e experiências educativas (planejamento, administração, coordenação, supervisão, inspeção e orientação educacional) do campo educacional em contextos escolares e não escolares.
- Formar profissionais capazes de: questionar a realidade, formular problemas e buscar soluções, utilizando-se do pensamento lógico, da criatividade e da análise crítica; compreender a sua atuação profissional como o exercício de cidadania consciente e crítica; compreender, de forma ampla e consciente, o processo educativo, considerando as características das diferentes realidades e níveis de especialidades em que se processam.
- Desenvolver a compreensão sobre o contexto da realidade social da escola brasileira (seus valores, representações, história e práticas institucionais) de modo a poder assumir uma postura crítica e responsável pela transformação dessa realidade, contribuindo para o desenvolvimento de novas formas de interação e de trabalho escolar.
- Estabelecer e vivenciar processos de teoria e prática, de ação reflexão ação ao longo do Curso, tomando a prática educativa como objeto de reflexão, de modo a criar soluções apropriadas aos desafios específicos que enfrenta.
- Desenvolver e avaliar projetos políticos pedagógicos, de ensino e de aprendizagem, estimulando ações coletivas na escola, de modo a caracterizar nova concepção de trabalho educativo.
- Estabelecer diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento.
- Valorizar e incentivar as diversas manifestações artísticas e culturais, tanto locais quanto mundiais, e a participação em práticas diversificadas da produção artístico-cultural para que o estudante possa ampliar seu repertório cultural.
- Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas docentes, como recurso pedagógico e como ferramenta de formação, para comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e potencializar as aprendizagens.
- Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas, desenvolver o autoconhecimento e o autocuidado nos estudantes.
- Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza, para promover ambiente colaborativo nos locais de aprendizagem.
- Dominar os direitos de aprendizagem, competências e objetos de conhecimento da área da docência estabelecidos na BNCC e no currículo.
- Compreender e conectar os saberes sobre a estrutura disciplinar e a BNCC, utilizando este conhecimento para identificar como as dez competências da Base podem ser desenvolvidas na prática, a partir das competências e conhecimentos específicos de sua área de ensino e etapa de atuação, e a interrelação da área com os demais componentes curriculares.
- Conhecer a BNCC e as orientações curriculares da unidade federativa em que atua.
- Elaborar o planejamento dos campos de experiência, das áreas, dos componentes curriculares, das unidades temáticas e dos objetos de conhecimento, visando ao desenvolvimento das competências e habilidades previstas pela BNCC.
O curso de Pedagogia do UNIFAGOC é destinado ao público em geral que possua Ensino Médio completo, a professores já atuantes na rede pública e privada de ensino, mas que ainda não obtiveram o diploma de nível superior (graduação) ou que tenham a intenção de expandir sua área de atuação e a profissionais já graduados em outras áreas, porém com interesse na área de educação.
NOME | TITULAÇÃO | CURRÍCULO LATTES |
---|---|---|
ADRIANA MARIA VIEIRA MOLLICA | Mestre | http://lattes.cnpq.br/2492203685475106 |
ADRIANE MARTINS SALES | Mestre | http://lattes.cnpq.br/ |
ANA AMÉLIA DE SOUZA PEREIRA | Doutora | http://lattes.cnpq.br/ |
CLÁUDIA ALEXANDRE DE FREITAS OLIVEIRA | Mestre | http://lattes.cnpq.br/0214979000371346 |
DOUGLAS FRANCO BORTONE | Mestre | http://lattes.cnpq.br/9750788125318767 |
FERNANDA GUERRA MEIRELES BARRETO | Mestre | http://lattes.cnpq.br/1435262885454333 |
LUANA ISABEL GONÇALVES DE LIMA | Mestre | http://lattes.cnpq.br/5666002937920920 |
PATRICIA PELUSO CONDÉ | Especialista | http://lattes.cnpq.br/ |
O estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos.
A proposta de estágio curricular do curso de Licenciatura em Pedagogia segue as prerrogativas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96); da Lei N. 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre estágio de estudantes; da Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura; da Portaria GR nº 282/09, de 14 de setembro de 2009 que dispõe sobre a realização de estágios de estudantes.
O estágio supervisionado é um componente curricular obrigatório que visa à implementação do desempenho profissional do aluno-docente por meio da experiência e vivência das práticas educativas em campo, propiciando ao aluno uma aproximação à realidade na qual atuará. O estágio é um dos componentes curriculares obrigatórios para a obtenção do certificado de Licenciatura em Pedagogia que deverá ser realizado no decorrer do curso.
Quais as modalidades de estágio no curso de pedagogia?
O estágio obrigatório, conforme define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia (Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006), prevê o desenvolvimento de atividades obrigatórias que somam um total de 400 horas. É atividade prevista na matriz curricular do curso, que precisa ser realizada e pode acontecer em organizações públicas, privadas ou organizações não-governamentais para a prática simulada.
As principais modalidades são na área de educação infantil, ensino fundamental séries iniciais, EJA e gestão escolar. Cada modalidade de estágio exigirá do estagiário a realização de relatórios de atividades observadas e vivenciadas.
Atas de Colegiado
Estágio Remunerado
TERMO DE COMPROMISSO DO ESTÁGIO REMUNERADO | 2024 |
Estágio Supervisionado
Portarias
Portaria 01/2025 – Colegiado – PED | 2025 |
Portaria 04/2024 – PED | 2024 |
Portaria 01/2024 – PED | 2024 |
Relatórios
Relatorio Nucleo de Apoio ao Estudante | 2024 |
Relatório PED 2024.1 | 2024 |
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso
O UNIFAGOC é uma instituição participante do Programa Universidade para Todos (PROUNI), reafirmando seu compromisso com a democratização do acesso ao ensino superior. Por meio do programa, são oferecidas bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes de baixa renda que atendem aos critérios do Ministério da Educação (MEC).
Nos últimos 10 anos, o UNIFAGOC tem ampliado significativamente as oportunidades de ingresso ao ensino superior, disponibilizando vagas em diversos cursos por meio do PROUNI. Confira abaixo a quantidade de bolsas concedidas anualmente pela instituição:
Ano | Bolsas Oferecidas |
---|---|
2014 | XX |
2015 | XX |
2016 | XX |
2017 | XX |
2018 | XX |
2019 | XX |
2020 | XX |
2021 | XX |
2022 | XX |
2023 | XX |
Essa iniciativa reflete a missão do UNIFAGOC de promover educação de qualidade com acessibilidade, formando profissionais capacitados para contribuir com a sociedade.
Corpo docente composto, em sua maioria, por mestres e doutores
Ensino de qualidade é feito com profissionais com experiência acadêmica e atuação no mercado de trabalho, unindo o que há de melhor em teoria e prática na área. Conheça alguns integrantes do nosso corpo docente!
Ana Amélia Pereira de Souza
Diretora do curso de Pedagogia UNIFAGOC
Adriana Maria Vieira Mollica
Professora
Adriane Martins Sales
Professora
A melhor infraestrutura para graduação
em Pedagogia da região


















