Pedagogia

Com Nota Máxima no MEC, curso de Pedagogia do UNIFAGOC forma pedagogos para inspirar gerações, com uma educação prática e inovadora que transforma o futuro por meio do ensino!

 

 

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Conheça o Curso

Informações

Campus

Ubá / 100 vagas

Turno

Noturno

Titulação

Licenciatura

Modalidade

Ensino Presencial

Regime Letivo

Semestral

Duração

8 Semestres

Carga Horária

3.208 horas*

Investimento

R$ 657,00**

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*Carga horaria em conformidade com a Resolução CNE/CES 02/2007.

**Valor referente ao primeiro semestre de 2025. Desconto para pagamento em dia. Encargos financeiros: Após o vencimento, multa de 2% (dois por cento) + juros moratórios à alíquota de 1% (um por cento) ao mês, pro rata.

O curso de licenciatura em Pedagogia do UNIFAGOC possibilita a atuação em diversas áreas educacionais, do ensino básico à coordenação e gestão de uma escola. Trata-se de uma graduação totalmente voltada à Educação, com suas diversas teorias e modelos de ensino- aprendizagem, levando em consideração o contexto econômico, político, social, cultural e educacional da sociedade.

 

A prioridade é preparar professores, mas a graduação em Pedagogia também habilita o profissional a planejar e supervisionar projetos educacionais em diversos níveis e modalidades de ensino, estabelecer políticas de educação e, inclusive, atuar em ambientes não escolares, tais como:

 

  • Pedagogia social;
  • Pedagogia em ambientes empresariais;
  • Organização não governamental;
  • Pedagogia hospitalar, voltada à promoção da saúde e melhoria de qualidade de vida;
  • Princípios e práticas pedagógicas aplicadas ao processo de organização de instituições e espaços educativos não formais;
  • Pedagogia em agências ou espaços de turismo.

 

O período mínimo da licenciatura em Pedagogia é de 8 semestres (4 anos). O currículo é composto principalmente por matérias relacionadas à teoria e à prática do ensino, bem como disciplinas de Psicologia, Sociologia e Filosofia. Há também conteúdos diretamente ligados às áreas de conhecimento lecionadas no ensino básico, como Português, Matemática, Ciências e Meio Ambiente, História e Geografia.

 

A principal atividade de quem se forma em Pedagogia é ministrar aulas na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental; no entanto, há outras áreas que o licenciado pode seguir. É possível ser coordenador de escolas ou orientador educacional; trabalhar com gestão de instituições de ensino; realizar serviços de consultoria; elaborar materiais didáticos e até atuar em ONGs!

 

 

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O curso de Licenciatura em Pedagogia do UNIFAGOC tem por objetivo formar profissionais legalmente habilitados, preparados para responder às diferentes demandas educativas da sociedade contemporânea, no exercício profissional em instituições públicas ou privadas de educação escolar e não escolar.
Desse modo, conforme o exposto acima, o curso se constrói através da articulação entre saberes científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diversas visões de mundo.
Em conformidade com isso, o curso estruturou sua matriz curricular de maneira condizente com as diretrizes nacionais, valorizando o comportamento ético do indivíduo face ao mercado de trabalho e às exigências nacionais e especificidades regionais da profissão bem como em relação à docência, levando em consideração as práticas docentes.
Para tanto – e buscando formar profissionais conscientes das demandas sociais do seu tempo, destacam-se os objetivos específicos:
Objetivos específicos
  • Formar profissionais aptos ao desenvolvimento da pesquisa em educação, na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico.
  • Capacitar profissionais para atuar na docência da Educação Infantil, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e das disciplinas pedagógicas para a formação de professores, na educação especial, na Educação de Jovens e Adultos, e em outras áreas emergentes no campo socio-educacional.
  • Credenciar profissionais para atuar na organização de sistemas, unidades, projetos e experiências educativas (planejamento, administração, coordenação, supervisão, inspeção e orientação educacional) do campo educacional em contextos escolares e não escolares.
  • Formar profissionais capazes de: questionar a realidade, formular problemas e buscar soluções, utilizando-se do pensamento lógico, da criatividade e da análise crítica; compreender a sua atuação profissional como o exercício de cidadania consciente e crítica; compreender, de forma ampla e consciente, o processo educativo, considerando as características das diferentes realidades e níveis de especialidades em que se processam.
  • Desenvolver a compreensão sobre o contexto da realidade social da escola brasileira (seus valores, representações, história e práticas institucionais) de modo a poder assumir uma postura crítica e responsável pela transformação dessa realidade, contribuindo para o desenvolvimento de novas formas de interação e de trabalho escolar.
  • Estabelecer e vivenciar processos de teoria e prática, de ação reflexão ação ao longo do Curso, tomando a prática educativa como objeto de reflexão, de modo a criar soluções apropriadas aos desafios específicos que enfrenta.
  • Desenvolver e avaliar projetos políticos pedagógicos, de ensino e de aprendizagem, estimulando ações coletivas na escola, de modo a caracterizar nova concepção de trabalho educativo.
  • Estabelecer diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento.
  • Valorizar e incentivar as diversas manifestações artísticas e culturais, tanto locais quanto mundiais, e a participação em práticas diversificadas da produção artístico-cultural para que o estudante possa ampliar seu repertório cultural.
  • Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas docentes, como recurso pedagógico e como ferramenta de formação, para comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e potencializar as aprendizagens.
  • Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas, desenvolver o autoconhecimento e o autocuidado nos estudantes.
  • Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza, para promover ambiente colaborativo nos locais de aprendizagem.
  • Dominar os direitos de aprendizagem, competências e objetos de conhecimento da área da docência estabelecidos na BNCC e no currículo.
  • Compreender e conectar os saberes sobre a estrutura disciplinar e a BNCC, utilizando este conhecimento para identificar como as dez competências da Base podem ser desenvolvidas na prática, a partir das competências e conhecimentos específicos de sua área de ensino e etapa de atuação, e a interrelação da área com os demais componentes curriculares.
  • Conhecer a BNCC e as orientações curriculares da unidade federativa em que atua.
  • Elaborar o planejamento dos campos de experiência, das áreas, dos componentes curriculares, das unidades temáticas e dos objetos de conhecimento, visando ao desenvolvimento das competências e habilidades previstas pela BNCC.

 

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O curso de Pedagogia do UNIFAGOC é destinado ao público em geral que possua Ensino Médio completo, a professores já atuantes na rede pública e privada de ensino, mas que ainda não obtiveram o diploma de nível superior (graduação) ou que tenham a intenção de expandir sua área de atuação e a profissionais já graduados em outras áreas, porém com interesse na área de educação.

 

 

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NOME TITULAÇÃO CURRÍCULO LATTES
ADRIANA MARIA VIEIRA MOLLICA Mestre http://lattes.cnpq.br/2492203685475106
ADRIANE MARTINS SALES Mestre http://lattes.cnpq.br/7498924468821109
ANA AMÉLIA DE SOUZA PEREIRA Doutora http://lattes.cnpq.br/3232663071892028
CLÁUDIA ALEXANDRE DE FREITAS OLIVEIRA Mestre http://lattes.cnpq.br/0214979000371346
DOUGLAS FRANCO BORTONE Mestre http://lattes.cnpq.br/9750788125318767
FERNANDA GUERRA MEIRELES BARRETO Mestre http://lattes.cnpq.br/1435262885454333
LUANA ISABEL GONÇALVES DE LIMA Mestre http://lattes.cnpq.br/5666002937920920
PATRICIA PELUSO CONDÉ Especialista http://lattes.cnpq.br/9315962106030881

 

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O estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos.

A proposta de estágio curricular do curso de Licenciatura em Pedagogia segue as prerrogativas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96); da Lei N. 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre estágio de estudantes; da Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura; da Portaria GR nº 282/09, de 14 de setembro de 2009 que dispõe sobre a realização de estágios de estudantes.

 

O estágio supervisionado é um componente curricular obrigatório que visa à implementação do desempenho profissional do aluno-docente por meio da experiência e vivência das práticas educativas em campo, propiciando ao aluno uma aproximação à realidade na qual atuará.  O estágio é um dos componentes curriculares obrigatórios para a obtenção do certificado de Licenciatura em Pedagogia que deverá ser realizado no decorrer do curso.

 

Quais as modalidades de estágio no curso de pedagogia?

 

O estágio obrigatório, conforme define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia (Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006), prevê o desenvolvimento de atividades obrigatórias que somam um total de 400 horas. É atividade prevista na matriz curricular do curso, que precisa ser realizada e pode acontecer em organizações públicas, privadas ou organizações não-governamentais para a prática simulada.

 

As principais modalidades são na área de educação infantil, ensino fundamental séries iniciais, EJA e gestão escolar. Cada modalidade de estágio exigirá do estagiário a realização de relatórios de atividades observadas e vivenciadas.

 

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Atas de Colegiado

67ª ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA 2024
65ª ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA 2024
64ª ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA 2024
52ª ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA 2024
58ª ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA 2024
57ª ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA 2024
55ª ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA 2024
56ª ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA 2024
54ª ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA 2024
53ª ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA 2024
63ª ATA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA 2024
62ª ATA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA 2024
61ª ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA 2024
60ª ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA 2024
59ª ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA 2024
59 ATA DA REUNIAO ORDINARIA DO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA 2023
60 ATA DA REUNIAO ORDINARIA DO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA 2023
61 ATA DA REUNIAO ORDINARIA DO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA 2023
62 ATA DA REUNIAO EXTRAORDINARIA DO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA 2023
63 ATA DA REUNIAO EXTRAORDINARIA DO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA 2023
58 ATA DA REUNIAO ORDINARIA DO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA 2022
56 ATA DA REUNIAO ORDINARIA DO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA 2022
53 ATA DA REUNIAO ORDINARIA DO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA 2022
54 ATA DA REUNIAO ORDINARIA DO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA 2022
55 ATA DA REUNIAO ORDINARIA DO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA 2022
57 ATA DA REUNIAO EXTRAORDINARIA DO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA 2022
52 ATA DA REUNIAO ORDINARIA DO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA 2021

Estágio Remunerado

TERMO DE COMPROMISSO DO ESTÁGIO REMUNERADO 2024

Estágio Supervisionado

ANEXO 3 – TERMO DE COMPROMISSO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2025
MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2024
ANEXO 9 – DECLARAÇÃO 2024
ANEXO 8 – FICHA DE AVALIAÇÃO DO ESTAGIÁRIO 2024
ANEXO 7 – RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2024
ANEXO 6 – RELATÓRIO PARCIAL 2024
ANEXO 5 – FICHA DE CONTROLE DE FREQUÊNCIA 2024
ANEXO 4 – TERMO DE CONVÊNIO PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2024
ANEXO 2 – CARTA DE APRESENTAÇÃO 2024
ANEXO 1 – PROCEDIMENTOS GERAIS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2024

Portarias

Portaria 01/2025 – Colegiado – PED 2025
Portaria 04/2024 – PED 2024
Portaria 01/2024 – PED 2024

Relatórios

Relatorio Nucleo de Apoio ao Estudante 2024
Relatório PED 2024.1 2024

TCC – Trabalho de Conclusão de Curso

Manual para elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC) 2025
Termo de Aceite Para Orientação 2024
Regulamento 2024
Ficha de Avaliação 2 2024
Ficha de Avaliação 1 2024
Ata de Defesa 2024
Orientações para Professores Orientadores e Professores Membros da Banca Examinadora 2024

 

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O UNIFAGOC é uma instituição participante do Programa Universidade para Todos (PROUNI), reafirmando seu compromisso com a democratização do acesso ao ensino superior. Por meio do programa, são oferecidas bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes de baixa renda que atendem aos critérios do Ministério da Educação (MEC).

 

Nos últimos 10 anos, o UNIFAGOC tem ampliado significativamente as oportunidades de ingresso ao ensino superior, disponibilizando vagas em diversos cursos por meio do PROUNI. Confira abaixo a quantidade de bolsas concedidas anualmente pela instituição:

 

Ano Bolsas Oferecidas
2014 XX
2015 XX
2016 XX
2017 XX
2018 XX
2019 XX
2020 XX
2021 XX
2022 XX
2023 XX

 

Essa iniciativa reflete a missão do UNIFAGOC de promover educação de qualidade com acessibilidade, formando profissionais capacitados para contribuir com a sociedade.

 

 

Quero saber mais sobre programas de bolsas

Corpo docente composto, em sua maioria, por mestres e doutores

Ensino de qualidade é feito com profissionais com experiência acadêmica e atuação no mercado de trabalho, unindo o que há de melhor em teoria e prática na área. Conheça alguns integrantes do nosso corpo docente!

Ana Amélia Pereira de Souza

Diretora do curso de Pedagogia UNIFAGOC

Adriana Maria Vieira Mollica

Professora

Adriane Martins Sales

Professora

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