
Educação Física – Bacharelado
“No UNIFAGOC, você se prepara para transformar vidas por meio do movimento, com formação prática, inovação e foco na saúde e desempenho!
Conheça o Curso

Informações

Campus
Ubá / 120 vagas

Turno
Noturno

Titulação
Bacharel

Modalidade
Ensino Presencial

Regime Letivo
Semestral

Duração
8 semestres

Carga Horária
3.980 horas*

Investimento
R$ 966,55**
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*Carga horaria em conformidade com a Resolução CNE/CES 02/2007.
**Valor referente ao primeiro semestre de 2025. Desconto para pagamento em dia. Encargos financeiros: Após o vencimento, multa de 2% (dois por cento) + juros moratórios à alíquota de 1% (um por cento) ao mês, pro rata.
A crescente busca por uma vida saudável tem feito crescer a demanda por professores de Educação Física e o Brasil está na crista desta onda. Entre 2010 e 2014, o Brasil deu um salto em número de academias passando de 15 mil para 30 mil, assumindo a liderança do mercado fitness na América Latina e o segundo lugar no mundo. Além de personal trainer em academias, o bacharel em Educação Física pode atuar na organização e administração esportiva, empresas, recreação e lazer (acampamentos, colônias de férias…), clubes, hotéis, hospitais, spas, clínicas, postos de saúde. Esse é o cenário em franca expansão que os profissionais encontram ao sair do UNIFAGOC.
O bacharelado em Educação Física é ideal para quem gosta de esportes, de lidar com pessoas e quer ter uma ampla área de atuação profissional.
Se você valoriza qualidade de vida e tem vontade de fazer com que outras pessoas também se sintam bem, o Curso de Educação Física é a escolha certa para você!
Objetivos Gerais
- Preparar o graduado para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional;
- formar profissionais conscientes para atuar nas áreas de saúde, qualidade de vida, esporte e lazer;
- qualificar profissionais para atuar na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação do indivíduo;
- desenvolver atitudes éticas, reflexivas, críticas, inovadoras e democráticas que permitam ao graduado o domínio de competências de natureza técnica, científica e cultural;
- capacitar profissionalmente o graduado para organizar, planejar, administrar, avaliar e atuar científica e tecnicamente no âmbito dos estados atual e emergente da cultura do movimento;
- propiciar a auto-realização do aluno como pessoa e como profissional.
Objetivos Específicos
- Divulgar conhecimentos culturais, científicos e técnicos;
- estabelecer a unidade entre teoria e prática nos estudos realizados, procurando coerência entre os princípios dessa formação e o princípio de profissionalismo;
- promover a aquisição de conhecimentos e habilidades necessárias ao indivíduo para o exercício profissional;
- propiciar o aprofundamento das áreas de conhecimento, interesse e aptidão do aluno, estimulando ao aperfeiçoamento contínuo;
- incentivar o trabalho de pesquisa e promover a extensão;
- propiciar conhecimento técnico-funcional aplicado às diferentes manifestações da cultura do movimento.
- desenvolver valores éticos morais, estimulando o espírito de cooperação e ação participativa como elementos básicos do profissional, através das atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- desenvolver habilidades pessoais e atitudes necessárias à prática profissional;
- enfocar as relações de trabalho em uma sociedade globalizada, com o objetivo de aprimorar a atuação do profissional nas diversas especialidades;
- Capacitar os egressos para ingressar em programas de pós-graduação lato senso e strictu senso.
Os acontecimentos ocorridos na Educação Física, nestes últimos anos, são refletidos também, pela sociedade brasileira, devido a suas inúmeras transformações, reorganização e estruturação política, social, cultural e econômica. Sendo assim, mudanças significativas ocorreram, tanto no plano social quanto no plano profissional, já que é percebido um sinal evidente de conscientização das pessoas de que a atividade física é a mola propulsora que gera uma melhor qualidade de vida.
Paralelo a estes acontecimentos, ao desenvolvimento e à afirmação da área, efetivamente estabeleceu-se o reconhecimento legal da profissão de Educação Física, sendo constituído o Conselho Nacional de Educação Física, juntamente com seus Conselhos Regionais.
Assim, a Educação Física, nas duas últimas décadas, extrapolou as atividades pedagógicas em instituições de ensino formal, possibilitando sua vivência também em outras situações de socialização e de desfrute de atividades lúdicas essenciais para a saúde e o bem estar coletivo.
As ações desempenhadas pelo profissional no mercado de trabalho são bastante amplas. Esta amplitude justifica a necessidade do profissional dominar ações de planejamento, execução e avaliação de programas de atividades físicas para diferentes clientelas, ambientes e objetivos.
Dessa forma, percebeu-se, na sociedade, uma proliferação de novas estruturas de prestação de serviços, constituindo-se um novo mercado de trabalho que proporciona novos espaços de intervenção profissional.
A cidade de Ubá, com predominância e vocação econômica para o setor moveleiro e têxtil, tornou-se um importante polo esportivo regional, com diversas iniciativas nas esferas publica e privada, viabilizando projetos e programas sociais de incentivo à prática esportiva e ao bem estar.
A partir deste contexto e, ainda, com foco nos desafios do mercado e nas necessidades atuais do cuidado com a saúde, a Faculdade Governador Ozanan Coelho – FAGOC implantou o Curso de Bacharelado em Educação Física, objetivando a formação de profissionais competentes para atuar em clubes, academias, clínicas, empresas, indústrias, condomínios e centros comunitários, exercendo funções próprias de administração, planejamento e direção de atividades físicas, conforme determina a legislação.
Desta forma, o referido curso representa uma continuidade do compromisso social da FAGOC, que congrega um conjunto de outros cursos, cujo principal objetivo é atender ao mercado emergente em qualidade e atualidade de conhecimentos.
NOME | TITULAÇÃO |
---|---|
Ana Amelia de Souza Pereira | Doutora |
Anselmo Gomes de Moura | Doutor |
Daniela Gomes Rosado | Doutora |
Diego Muzitano de Souza | Especialista |
Denise Coutinho De Miranda | Doutora |
Francielle Assis Arantes | Mestre |
Kátia Josiany Segheto | Doutora |
Renata aparecida Rodrigues Oliveira | Doutora |
Rômulo José Mota Júnior | Doutor |
Thiago Muzitano de Souza | Especialista |
Victor Neiva Lavorato | Doutor |
Gustavo Leite Camargo | Doutor |
Os estágios de aplicação prática de conhecimentos, operacionalizados através de Estágios Profissionais Supervisionados, complementam a formação inicial e são entendidos como momentos privilegiados de compreensão do processo de trabalho nos diferentes campos de atuação do profissional. Esta experiência de trabalho faz parte do projeto pedagógico de formação e visa proporcionar oportunidade de aplicação de conhecimentos, bem como uma melhor transição profissional. Como atividade pedagógica serve, então, de base para transformação do pensamento em ação, de forma planejada e supervisionada por profissional experiente, permitindo que o acadêmico presencie, discuta e conviva com novos métodos, estratégias e procedimentos.
Sendo assim, os estágios ocorrem a partir da segunda metade do curso, em locais formais e informais, previamente determinados, com supervisão da instituição formadora e da instituição/empresa acolhedora, a partir de cronograma estabelecido, com espaços para discussão e aprofundamento, no sentido de fornecer os elementos necessários para uma atuação adequada neste momento da formação, procurando ainda, garantir uma inserção profunda na prática da profissão.
Ao longo do desenvolvimento do Estágio Supervisionado são observadas as condições dispostas em regulamento aprovado pelos Conselhos Superiores do Centro Universitário Governador Ozanam Coelho.
Atas de Colegiado – Educação Física Bacharelado
ATA 123 Colegiado Bacharelado | 2025 |
ATA 122 EFI B | 2024 |
ATA 121 EFI B | 2024 |
ATA 120 EFI B | 2024 |
ATA 119 EFI B | 2024 |
ATA 118 EFI B | 2023 |
ATA 114 EFI B | 2023 |
ATA 115 EFI B | 2023 |
ATA 117 EFI B | 2023 |
ATA 116 EFI B | 2023 |
ATA 112 EFI B | 2022 |
ATA 111 EFI B | 2022 |
ATA 110 EFI B | 2022 |
ATA 109 EFI B | 2022 |
ATA 108 EFI B | 2022 |
ATA 107 EFI B | 2021 |
ATA 106 EFI B | 2021 |
ATA 105 EFI B | 2021 |
ATA 104 EFI B | 2021 |
Portarias
Portaria 01/2024 – EFI B | 2024 |
Portaria 04-2024 – 04-12-2024 Colegiado – Bacharelado | 2024 |
Portarias 1, 2 e 3 Bacharelado | 2024 |
O UNIFAGOC é uma instituição participante do Programa Universidade para Todos (PROUNI), reafirmando seu compromisso com a democratização do acesso ao ensino superior. Por meio do programa, são oferecidas bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes de baixa renda que atendem aos critérios do Ministério da Educação (MEC).
Nos últimos 10 anos, o UNIFAGOC tem ampliado significativamente as oportunidades de ingresso ao ensino superior, disponibilizando vagas em diversos cursos por meio do PROUNI. Confira abaixo a quantidade de bolsas concedidas anualmente pela instituição:
Ano | Bolsas Oferecidas |
---|---|
2014 | XX |
2015 | XX |
2016 | XX |
2017 | XX |
2018 | XX |
2019 | XX |
2020 | XX |
2021 | XX |
2022 | XX |
2023 | XX |
Essa iniciativa reflete a missão do UNIFAGOC de promover educação de qualidade com acessibilidade, formando profissionais capacitados para contribuir com a sociedade.
Corpo docente composto, em sua maioria, por mestres e doutores
Ensino de qualidade é feito com profissionais com experiência acadêmica e atuação no mercado de trabalho, unindo o que há de melhor em teoria e prática na área. Conheça alguns integrantes do nosso corpo docente!
Rômulo José Mota Júnior
Diretor do curso de Educação Física UNIFAGOC
Renata Aparecida Rodrigues Oliveira
Professora
Victor Neiva Lavorato
Professor
Anselmo Gomes de Moura
Professor
Thiago Ferreira Timóteo
Professor
Fabrício Oliveira Ramos
Professor
A melhor infraestrutura para graduação
em Educação Física da região







































