NAE e NAF

Introdução


O Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) se constitui de um serviço de orientação, apoio e escuta direcionado a alunos, professores, colaboradores e à instituição como um todo. O setor busca auxiliar a comunidade acadêmica a superar as dificuldades surgidas tanto em relação aos conflitos pessoais quanto relativos às funções cognitivas, visando um melhor desempenho acadêmico dos discentes.

Ao ser aprovado no vestibular, o aluno inicia sua vida acadêmica com a expectativa de, em alguns anos, concluir o curso superior. No entanto, a aprovação no exame não é garantia de sucesso acadêmico. Parte dos alunos se depara com dificuldades, necessitando de orientações, instruções e acompanhamento em relação ao seu processo de aprendizagem.

Para tanto, o NAE visa prestar aos alunos essa assistência, oferecendo-lhes condições para a sua realização como pessoa e para o encaminhamento à sua formação profissional plena.

Sob a coordenação do NAE, temos também o Núcleo de Acessibilidade UniFagoc – NAF, que funciona para atender às exigências da Política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, para estudo da legislação e implantação das regras e atendimento educacional especializado, com a finalidade de discutir e empregar ações que asseguram o ingresso e permanência do aluno com necessidades educacionais e ou deficiência no ensino superior.

O NAF tem como objetivo geral desenvolver políticas de acessibilidade às pessoas com deficiências físicas e intelectuais, transtornos ou síndromes, planejando e propondo ações de inclusão nos espaços físicos e acadêmicos.

Contato NAE:

Pedagoga: Profª Ms Adriana Mollica

Auxiliar de permanência: Gabriela Gonçalves Cabral

Horário de atendimento: Segunda a Sexta: das 09h30 às 19h00

E-mail:  gabriela.cabral@unifagoc.edu.br

Tel.: (32) 3539-5600

Whats NAE: (32) 9 8472- 2755

Documentos


Relatórios


Artigos Científicos


2017

Inclusão de uma criança com Autismo na Educação Física de uma Escola em UBÁ-MG

Sentinela – agente inteligente para auxilio na locomoção de pessoas com deficiência visual

2018

O lúdico e a aprendizagem de crianças com transtorno de déficit de atenção_hiperatividade

2019

Análise e soluções de acessibilidade WEB para deficientes visuais utilizando os padrões W3C

Demandas para o profissional de psicopedagogia – funções e atribuições – Revista Multidisciplina – 2019

Inclusão dos alunos com transtorno do espectro autista durante as aulas de educação física no município de Silveirânia-MG

O conhecimento dos Educadores da Rede Municipal sobre Discalculia

O uso de recursos pedagógicos no processo de aprendizagem de alunos com necessidades especiais no ensino superior da UNIFAGOC

Percepção dos pais de crianças com TEA sobre o processo de inclusão em escolas regulares

Relações entre o nível de atividade física e obesidade em crianças com transtorno de déficit de atenção (TDAH) em um município de MG

Tecnologia Assistiva para o desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Austista

2020

Altas Habilidades -Superdotação – um estudo de caso de inclusão escolar na cidade de Ubá-MG

Análise da percepção de pais e professores sobre o diagnóstico de crianças com TDAH

As práticas pedagógicas com alunos da EJA com necessidades especiais

Atendimento Educacional Especializado – um estudo das práticas educativas de professores de apoio na rede pública

O uso da comunicação alternativa no processo de inclusão escolar

Percepções docentes no ensino-aprendizagem de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil

2021

A importância do ambiente bilingue na formação do surdo

Adaptações de acessibilidade web para deficientes auditivos utilizando padrões w3c

Autismo – estudo de caso sobre o impacto do diagnóstico acerca do Transtorno do Espectro Autista na percepção de professoras do Ensino Fundamental I

Deficiência intelectual e estímulos cognitivos – estudo de caso acerca da construção do conhecimento por uma jovem em atendimento psicopedagógico

Educação Especial e Educação Inclusiva – um estudo sob a ótica de docentes de escolas municipais de Rodeiro-MG

Inteligências Múltiplas e práxis docentes na educação infantil – um estudo de caso em uma escola privada de Ubá-MG

Representações sobre intérpretes de Libras – um estudo com professores de uma escola de Ensino Fundamental I de Tocantins MG

Sinalário WEB de ensino de matemática em Libras do curso de computação do UNIFAGOC

2022

A audiodescrição didática – estudo de caso da potencialização do processo ensino-aprendizagem de uma criança com deficiência visual em atendimento psicopedagógico

Altas Habilidades e superdotação – como ocorre a avaliação e a inclusão desse aluno no ambiente escolar

Desafios e possibilidades no ensino e aprendizagem na Educação Especial_ alunos com TDAH

Fatores emocionais e dificuldades de aprendizagem – um estudo com formandos de Pedagogia de uma instituição de ensino superior de Ubá-MG

Educação Inclusiva – práticas pedagógicas de sucesso desenvolvidas por professoras do Ensino Fundamental I

Inserção inicial de crianças com TDAH na educação infantil – um estudo em uma escola privada de Ubá-MG

Intervenções psicopedagógicas e educação infantil – perspectivas de docentes de escolas de Ubá MG

Mulheres e mãe – dificuldades e superações durante a realização de um curso superior, um estudo com graduandas do UNIFAGOC, Ubá-MG

Psicopedagogia em instituições de ensino superior – contribuições do Profissional para os alunos de inclusão

Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e inserção escolar – um estudo em uma escola de Educação Infantil de Ubá-MG

Vivências e desafios de estudantes mães no ensino superior – um estudo de caso no UNIFAGOC

2023

A importância da ludicidade na aprendizagem da criança autista

Deficiência Intelectual e inclusão na escola regular – um estudo de caso em uma escola municipal de Ubá-MG

Educação e a inclusão das identidades surdas

Educação e inclusão das identidades surdas – um estudo de caso pela ótica do professor de apoio e do Atendimento Educacional Especializado

Educação Inclusiva – concepções e experiências dos professores no Ensino Fundamental I

Inclusão de crianças com sindrome de down – estudo de caso sobre a importância de práticas pedagógicas e contribuição da afetividade na educação infantil

Libras no atendimento à pessoa surda em hospitais – um estudo de caso com médicos e enfermeiros de um hospital público de Ubá-MG

O adulto e sua aprendizagem – a importância da psicopedagogia na promoção e na facilitação do aprendizado

Sistema de tradução em voz  para datilologia em Libras em tempo real

2024

Intervenções psicopedagógicas e educação infantil – perspectivas de docentes de escolas de Ubá-MG