NAE e NAF
Introdução
O Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) se constitui de um serviço de orientação, apoio e escuta direcionado a alunos, professores, colaboradores e à instituição como um todo. O setor busca auxiliar a comunidade acadêmica a superar as dificuldades surgidas tanto em relação aos conflitos pessoais quanto relativos às funções cognitivas, visando um melhor desempenho acadêmico dos discentes.
Ao ser aprovado no vestibular, o aluno inicia sua vida acadêmica com a expectativa de, em alguns anos, concluir o curso superior. No entanto, a aprovação no exame não é garantia de sucesso acadêmico. Parte dos alunos se depara com dificuldades, necessitando de orientações, instruções e acompanhamento em relação ao seu processo de aprendizagem.
Para tanto, o NAE visa prestar aos alunos essa assistência, oferecendo-lhes condições para a sua realização como pessoa e para o encaminhamento à sua formação profissional plena.
Sob a coordenação do NAE, temos também o Núcleo de Acessibilidade UniFagoc – NAF, que funciona para atender às exigências da Política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, para estudo da legislação e implantação das regras e atendimento educacional especializado, com a finalidade de discutir e empregar ações que asseguram o ingresso e permanência do aluno com necessidades educacionais e ou deficiência no ensino superior.
O NAF tem como objetivo geral desenvolver políticas de acessibilidade às pessoas com deficiências físicas e intelectuais, transtornos ou síndromes, planejando e propondo ações de inclusão nos espaços físicos e acadêmicos.
Contato NAE:
Pedagoga: Profª Ms Adriana Mollica
Auxiliar de permanência: Gabriela Gonçalves Cabral
Horário de atendimento: Segunda a Sexta: das 09h30 às 19h00
E-mail: gabriela.cabral@unifagoc.edu.br
Tel.: (32) 3539-5600
Whats NAE: (32) 9 8472- 2755
Documentos
PPII – PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL DE INCLUSÃO
PLANO INSTITUCIONAL DE ACESSIBILIDADE
PEI – PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUAL
MANUAL ADAPTAÇÃO CURRICULAR – NAE
Relatórios
Artigos Científicos
2017
Inclusão de uma criança com Autismo na Educação Física de uma Escola em UBÁ-MG
Sentinela – agente inteligente para auxilio na locomoção de pessoas com deficiência visual
2018
O lúdico e a aprendizagem de crianças com transtorno de déficit de atenção_hiperatividade
2019
Análise e soluções de acessibilidade WEB para deficientes visuais utilizando os padrões W3C
O conhecimento dos Educadores da Rede Municipal sobre Discalculia
Percepção dos pais de crianças com TEA sobre o processo de inclusão em escolas regulares
Tecnologia Assistiva para o desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Austista
2020
Altas Habilidades -Superdotação – um estudo de caso de inclusão escolar na cidade de Ubá-MG
Análise da percepção de pais e professores sobre o diagnóstico de crianças com TDAH
As práticas pedagógicas com alunos da EJA com necessidades especiais
O uso da comunicação alternativa no processo de inclusão escolar
2021
A importância do ambiente bilingue na formação do surdo
Adaptações de acessibilidade web para deficientes auditivos utilizando padrões w3c
Sinalário WEB de ensino de matemática em Libras do curso de computação do UNIFAGOC
2022
Desafios e possibilidades no ensino e aprendizagem na Educação Especial_ alunos com TDAH
Intervenções psicopedagógicas e educação infantil – perspectivas de docentes de escolas de Ubá MG
Vivências e desafios de estudantes mães no ensino superior – um estudo de caso no UNIFAGOC
2023
A importância da ludicidade na aprendizagem da criança autista
Educação e a inclusão das identidades surdas
Educação Inclusiva – concepções e experiências dos professores no Ensino Fundamental I
Sistema de tradução em voz para datilologia em Libras em tempo real
2024
Intervenções psicopedagógicas e educação infantil – perspectivas de docentes de escolas de Ubá-MG