Medicina

Com Nota Máxima no MEC – uma das Maiores do Brasil, o curso de Medicina do UNIFAGOC fornece formação de excelência, unindo prática, tecnologia e humanização para transformar vidas e fazer a diferença na saúde da população.

 

Quero me graduar agora mesmo!

Conheça o Curso

Informações

Campus

Ubá / 60 vagas

Turno

Integral

Titulação

Bacharel / Médico

Modalidade

Ensino Presencial

Regime Letivo

Semestral

Duração

12 Semestres

Carga Horária

7.500 horas*

Investimento

R$ 10.356,11**

Temos um desconto para você! Clique aqui

 

*Carga horaria em conformidade com a Resolução CNE/CES 02/2007.

**Valor referente ao primeiro semestre de 2025. Desconto para pagamento em dia. Encargos financeiros: Após o vencimento, multa de 2% (dois por cento) + juros moratórios à alíquota de 1% (um por cento) ao mês, pro rata.

Medicina figura entre as mais nobres e tradicionais profissões, além de contar com um mercado de trabalho sempre aberto e em expansão. Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta o curso como o que oferece mais vantagens profissionais atualmente. A pesquisa mostra que Medicina é a carreira que remunera melhor e a que apresenta a maior taxa de ocupação, com 91,8% dos profissionais trabalhando. Médicos podem atuar em hospitais, clínicas, postos de saúde, consultório, empresas… Clique aqui e conheça as especialidades médicas e as áreas de atuação reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina.

 

A formação em Medicina é ideal para quem tem personalidade altruísta e está disposto dedicar grande esforço para transformar a vida das pessoas para melhor.

 

Se você está procurando uma profissão (literalmente) capaz de salvar vidas, o Curso de Medicina UNIFAGOC é a escolha certa para você!

 

Quero me graduar agora mesmo!

 

 

Medicina UNIFAGOC é a única de Minas Gerais com NOTA MÁXIMA no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do MEC e entra para a elite nacional do ensino superior

Medicina UNIFAGOC é TOP 1 de Minas e TOP  Brasil e projeta Ubá no cenário nacional; veja repercussão na imprensa nacional

Medicina UNIFAGOC conquista nota máxima em processo de reconhecimento do curso

Conquistas na neurologia: conheça a história de sucesso da egressa da Medicina UNIFAGOC que passou em 27 residências

 

 

 

Os objetivos do curso estão implementados, considerando o perfil profissional do egresso, a estrutura curricular e o contexto educacional, de modo que o aluno deve ser um agente ativo no seu processo de aquisição não apenas do conhecimento, mas das competências necessárias ao médico generalista. Os alunos são inseridos nos campos segundo as características locais e regionais, com o apoio de novas práticas emergentes no campo do conhecimento.
Os objetivos gerais do curso podem ser descritos como segue:
  1. Formar o profissional médico para aprender a aprender, mantendo-se atualizado com as inovações de sua área;
  2. Formar o médico generalista, segundo as DCNs, para o atendimento à saúde dos indivíduos e das populações;
  3. Formar o médico generalista, segundo as DCNs, para a gestão em saúde, com ênfase para a gestão na atenção primária;
  4. Formar o médico generalista, segundo as DCNs, para promover a educação em saúde dos indivíduos e das populações, com ênfase na atenção primária;
  5. Auxiliar no atendimento às necessidades reais segundo as características locais e regionais da assistência à saúde, com atuação de profissionais docente e preceptores, juntamente com o ensino e treinamento dos alunos.
  6. Utilizar novas práticas emergentes no campo de conhecimento do curso, traduzidas em tecnologias inovadoras para a nossa região, metodologias de ensino atuais, treinamento constante de professores e preceptores, oferta de eventos para treinamento e aprendizado dos discentes;
  7. Formar o profissional humano, capaz de entender a saúde de maneira integrada, relacionando conhecimentos biológicos, conhecimentos do funcionamento do sistema único de saúde, conhecimentos psíquicos do ser humano e conhecimentos sociais;
  8. Oferecer à sociedade um profissional médico generalista, capaz de atuar localmente e preparado para manter continuamente sua formação.

 

Quero me graduar agora mesmo!

Pessoas interessadas em atuar no mercado de trabalho como médicos e profissionais da saúde, visando atender a crescente demanda do mercado regional e nacional.

 

Quero me graduar agora mesmo!


NOME TITULAÇÃO CURRÍCULO LATTES
Alex Fabrício de Oliveira Mestre http://lattes.cnpq.br/0868779056524438
Aline Carneiro Magalhães Carvalhido Doutora http://lattes.cnpq.br/5299990859532531
Álvaro Moreira Rivelli Mestre http://lattes.cnpq.br/3220403410644551
Andressa Antunes Prado de França Doutora http://lattes.cnpq.br/1081080156647658
Bruno dos Santos Farnetano Mestre http://lattes.cnpq.br/0561794731321836
Camila Soares Furtado Couto Mestre http://lattes.cnpq.br/4043787132417243
Carla Quinhones Godoy Soares Doutora http://lattes.cnpq.br/9819216110443917
Cláudia De Moraes Sarmento Condé Mestre http://lattes.cnpq.br/8084141728620991
Cristiano Andrade Quintão Coelho Rocha Doutor http://lattes.cnpq.br/0026699519509814
Elaine Teixeira Fernandes Especialista  http://lattes.cnpq.br/6429149581197587
Filipe Moreira de Andrade Doutor http://lattes.cnpq.br/4026347993720673
France Araújo Coelho Mestre http://lattes.cnpq.br/1237560069326491
Gisele Aparecida Fófano Mestre http://lattes.cnpq.br/7815127926159292
Gustavo Leite Camargos Doutor http://lattes.cnpq.br/1736271160065139
José de Alencar Ribeiro Neto Mestre http://lattes.cnpq.br/9087569462142618
José Raphael Bigonha Ruffato Especialista http://lattes.cnpq.br/2594332048647724
Kenedy Antônio de Freitas Mestre  http://lattes.cnpq.br/1172156098274694
Larissa Abranches Arthidoro Coelho Rocha Mestre http://lattes.cnpq.br/9601928333350592
Lívia Beatriz Almeida Fontes Doutora http://lattes.cnpq.br/2136411503976330
Lívia Lopes Barreiros Mestre http://lattes.cnpq.br/8202817153625309
Luiz Felipe Lopes da Silva Especialista
Márcio Luiz Rinaldi Especialista http://lattes.cnpq.br/1291770411568969
Marcus Gomes Bastos Doutor http://lattes.cnpq.br/1962627066300318
Maria Augusta Coutinho de Andrade Oliveira Mestre http://lattes.cnpq.br/7667998041595280
Patricia Peluso Condé Especialista http://lattes.cnpq.br/9315962106030881
Pedro Henrique D´Avila Costa Ribeiro Especialista http://lattes.cnpq.br/3777289841099282
Puebla Cassini Vieira Doutor http://lattes.cnpq.br/4506340757711857
Rafael Mantiolhe Martins Especialista http://lattes.cnpq.br/4061630938016478
Renatha Daiane Lopes Assunção Mestre http://lattes.cnpq.br/3122185740579107
Renato Gomes Pereira Mestre http://lattes.cnpq.br/0785075815864721
Ricardo Furtado de Carvalho Mestre http://lattes.cnpq.br/2700165628403835
Ronaldo Afonso Torres Mestre http://lattes.cnpq.br/5258082201555138
Thaís Parma Teixeira Especialista http://lattes.cnpq.br/5715881467725077
Venera Etienne Goncalves E Silva Especialista http://lattes.cnpq.br/5923537008931021
Vivian Santana Soares Ribeiro Especialista http://lattes.cnpq.br/4076952023602475

Quero me graduar agora mesmo!

O Internato Médico compreende o Estágio Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço, destinado a complementar e aprimorar a formação médica e as competências desenvolvidas ao longo dos períodos anteriores do curso de graduação, tem caráter essencialmente prático, continuamente sob supervisão docente. Durante o Internato, promove-se a integração do estudante em equipes multiprofissionais de saúde, além do desenvolvimento de habilidades e atitudes éticas do exercício profissional e atendimento às demais necessidades técnicas e humanísticas da formação médica.
No curso de Medicina do Centro Universitário Governador Ozanam Coelho – UNIFAGOC -, o internato tem duração de 4 semestres letivos com carga horária total de 2.633,33 horas, correspondentes a 35,1% da carga horária do curso, que é de 7.500 horas.
O Internato Médico foi concebido para tratar seus conteúdos de forma contínua e gradual, já que o aluno do primeiro semestre do estágio necessita de maior apoio e orientação do professor e, progressivamente, o interno vai adquirindo autonomia na assistência ao paciente, podendo executar atividades de maior dificuldade e complexidade.

Assim, os alunos são distribuídos em rodízios nas áreas de Medicina Geral da Família e da Comunidade; Clínica Médica; Ginecologia e Obstetrícia; Pediatria; Cirurgia Geral; Urgência e Emergência; Saúde Coletiva e Saúde Mental. A metodologia de ensino e aprendizagem ao longo do internato é centrada no paciente, o que contribui para a formação de médicos generalistas e humanistas, com formação crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da saúde integral do ser humano e tendo como transversalidade em sua prática, sempre, a determinação social do processo de saúde e doença.
Para a realização dos Internatos Médicos, o UNIFAGOC conta com convênios com as unidades hospitalares e com os gestores local e regional do SUS do município de Ubá e de outros municípios no seu entorno.
O Internato propõe-se, ainda, a promover a integração ensino-serviço-comunidade, no desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, especialmente na assistência médica, no âmbito das necessidades sociais existentes, com ênfase no SUS.
Habilidades e competências do aluno a serem desenvolvidas no Internato Médico:
  • realizar a anamnese completa e direcionada para a criança, adulto, idoso e a mulher;
  • realizar o exame físico geral e específico, com ênfase nas peculiaridades observadas no exame físico da criança, adulto, idoso e da mulher;
  • identificar componentes do exame físico que sejam críticos para determinado caso clínico;
  • identificar adequadamente os achados anormais e reportá-los de forma apropriada;
  • revisar as anotações do prontuário e obter informações necessárias para a compreensão do caso clínico e a posterior tomada de decisão;
  • documentar e manter anotações clínicas apropriadas e legíveis;
  • avaliar o paciente a partir das informações obtidas: formular hipóteses diagnósticas e fazer diagnóstico diferencial para as condições clínicas mais prevalentes;
  • indicar exames complementares apropriados para o caso, considerando o contexto e os recursos disponíveis (tecnológicos e financeiros);
  • interpretar resultados dos exames complementares na elaboração do diagnóstico e do plano terapêutico;
  • tomar decisões com base nas informações obtidas, preferências do paciente, julgamento clínico e evidências científicas atualizadas;
  • elaborar um plano terapêutico completo para as condições prevalentes, incluindo as urgências e emergências em crianças, adultos, idosos e a mulher;
  • demonstrar raciocínio clínico no manejo de pacientes com comorbidades;
  • reconhecer a autonomia do paciente e, portanto, a necessidade de obter consentimento para a realização do tratamento proposto;
  • reconhecer o objetivo descrito acima para uma das ações básicas de boas práticas e de minimização de demandas judiciais contra o profissional médico;
  • compreender a importância do agendamento e de retornos para acompanhamento do paciente sempre que necessário;
  • utilizar linguagem leiga e compreensível ao paciente e familiares;
  • manter comportamento respeitoso e cuidadoso para com o paciente.

 

 

Quero me graduar agora mesmo!

Corpo docente composto por 76% de mestres e doutores

 

Ensino de qualidade é feito com profissionais com experiência acadêmica e atuação no mercado de trabalho, unindo o que há de melhor em teoria e prática na área. Conheça alguns integrantes do nosso corpo docente!

FILIPE MOREIRA DE ANDRADE

Diretor do curso de Medicina UNIFAGOC

ANDRESSA ANTUNES PRADO DE FRANÇA

Subdiretora do curso de Medicina UNIFAGOC

BRUNO DOS SANTOS FARNETANO

Subdiretor do curso de Medicina UNIFAGOC

RENATO GOMES PEREIRA

Subdiretor do curso de Medicina UNIFAGOC

RICARDO FURTADO DE CARVALHO

Professor

RONALDO AFONSO SEGHETO

Professor

MÁRCIO LUIZ RINALDI

Professor

José de Alencar Ribeiro Neto

Professor

Alex Fabrício de Oliveira

Professor

Álvaro Moreira Rivelli

Professor

Elaine Teixeira Fernandes

Professora

Pedro Henrique D´Avila Costa Ribeiro

Professor

A melhor infraestrutura para graduação
em Medicina da região