Biomedicina
Afinal, o que faz quem se forma em Biomedicina?
Publicado em 31/07/2025
por Goya Conteúdo Agência

Escolher uma graduação que ofereça um leque amplo de possibilidades de carreira é fundamental na hora de iniciar o Ensino Superior. Nesse contexto, a Biomedicina se destaca pelas suas diversas áreas de atuação.
Segundo dados do Conselho Federal de Biomedicina, o Brasil conta com um pouco mais de 100 mil biomédicos, registrando um aumento expressivo na demanda, principalmente após a pandemia de Covid-19.
Confira, no texto a seguir, as principais possibilidades de carreira dentro da Biomedicina.
O que faz um profissional de Biomedicina?
O biomédico é um profissional da saúde responsável por atuar em atividades que envolvem o diagnóstico laboratorial, a pesquisa científica e o desenvolvimento de tecnologias voltadas para a saúde coletiva e individual.
A principal atividade biomédica é analisar amostras como sangue, urina e tecidos para identificar doenças e auxiliar em diagnósticos médicos precisos.
Além de realizar exames laboratoriais, o biomédico é encarregado de controlar a qualidade dos processos em laboratórios, garantindo resultados confiáveis e seguros para os pacientes.
Ele também pode trabalhar com pesquisa científica, especialmente no desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico, produção de vacinas, terapias inovadoras e elaboração de protocolos científicos, fortalecendo o avanço da ciência biomédica.
As áreas da Biomedicina
Segundo o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), existem 38 áreas de atuação disponibilizadas aos profissionais formados em Biomedicina, que englobam desde aplicações estéticas até análises laboratoriais. Entre as principais estão:
- Análises Clínicas
- Banco de Sangue
- Bioinformática
- Bioquímica
- Farmacologia
- Imunologia
- Microbiologia
- Radiologia
- Reprodução Humana
- Toxicologia
Possibilidades de carreira

Por ser um curso que envolve diversas áreas do saber no campo da saúde e da biologia, o profissional de Biomedicina tem muitas possibilidades de atuação em diferentes ambientes. Veja alguns exemplos:
Docência e pesquisa científica
A docência e a pesquisa permitem que os biomédicos compartilhem seu conhecimento e contribuam para avanços científicos.
Os biomédicos podem participar de estudos relacionados ao desenvolvimento de novos tratamentos e diagnósticos nas áreas de imunologia, genética e microbiologia. Neste caso, os profissionais atuam, geralmente, em institutos de pesquisa e laboratórios.
Indústria farmacêutica
Neste ramo, o profissional de Biomedicina trabalha em empresas farmacêuticas, pesquisando e desenvolvendo, em laboratórios, novas soluções médicas como vacinas, medicamentos ou novas terapias.
Biomedicina estética
Essa área é focada em procedimentos estéticos, porém não cirúrgicos, podendo incluir desde preenchimento facial até tratamentos com laser, visando melhorar a aparência e a saúde da pele, por exemplo.
Saúde pública
Os biomédicos podem atuar em órgãos públicos, auxiliando no controle de doenças transmissíveis e epidemiológicas. Eles também ajudam a promover campanhas de vacinação e estão ativamente envolvidos na análise de dados da saúde.
Genética
Profissionais da área de genética realizam análises relacionadas ao aconselhamento genético e ao estudo de doenças hereditárias.
Biologia Molecular
Os biomédicos que se especializam em biologia molecular trabalham com o estudo do DNA e RNA, ajudando na identificação de mutações genéticas e no desenvolvimento de novos tratamentos.
Salários na Biomedicina
Os salários variam conforme o nível de experiência, a área de atuação e a região.
Para profissionais recém-formados, segundo o portal Salários, “em 2025 a remuneração para Biomédico pode variar entre o piso salarial mínimo de R$ 3.098,73 e o teto salarial de R$ 5.348,16.”
Não há um piso nacional fixado, sendo a remuneração guiada por acordos coletivos e pelo mercado local.
Faça Biomedicina no UNIFAGOC!
A área da saúde é um campo que está sempre em expansão no mercado de trabalho. Desse modo, o profissional que se formar em Biomedicina terá sempre uma boa oportunidade de emprego.
O curso de Biomedicina no UNIFAGOC fica no campus de Ubá e conta com duração de 8 semestres (4 anos). No local, o aluno contará com infraestrutura completa, com salas de aula climatizadas e laboratórios de microscopia, anatomia, estética, entre outros.
O UNIFAGOC é reconhecido nacionalmente pela excelência no ensino superior. A instituição conquistou o título de Melhor Centro Universitário de Minas Gerais, resultado do desempenho de destaque em avaliações do Ministério da Educação (MEC), como a nota máxima em 49 dos 50 indicadores avaliados.
Saiba mais sobre o curso de Biomedicina aqui e garanta a sua matrícula!