Blog de Medicina

7 especialidades médicas com mais profissionais no mercado de trabalho

Publicado em 29/05/2025
por Goya Conteúdo Agência
Médica jovem com jaleco e estetoscópio sentada à mesa em consultório, olhando para a câmera com expressão serena e profissional.
Imagem Ilustrativa | Foto: Pexels

Se  você é estudante de Medicina ou pretende entrar para o curso, sabe que em algum momento da sua formação terá que escolher por uma especialidade médica. 

Vários fatores devem ser considerados no momento de fazer essa escolha, como a afinidade com determinadas áreas do conhecimento, as habilidades pessoais do estudante e até a demanda do mercado de trabalho. 

É importante que você saiba que no Brasil, algumas especialidades médicas t~em se destacado, seja pela amplitude do campo de atuação ou pela importância para a saúde pública.

Dados da Demografia Médica 2025, divulgada pelo CFM e o Ministério da Saúde, mostram que sete especialidades concentram mais da metade dos médicos especialistas no Brasil. São elas: Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Anestesiologia, Cardiologia e Ortopedia e Traumatologia. 

Continue a leitura para descobrir quais são os diferenciais de cada uma delas.

Clínica Médica: a base para diversas áreas da Medicina

Considerada uma das especialidades médicas mais procuradas pelos alunos que desejam atuar de forma ampla na saúde do adulto, a Clínica Médica é normalmente a “porta de entrada” para outras especialidades como Endocrinologia, Reumatologia ou Nefrologia. 

A atuação do médico clínico é feita com um olhar integral sobre o paciente e envolve fazer a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças comuns e complexas.

Os estudantes de Medicina que buscam uma formação generalista sólida, com múltiplas possibilidades de atuação, são os que mais escolhem seguir por esse caminho.

Pediatria: dedicação à saúde das crianças

Se o seu forte é cuidar dos pequenos, saiba que a Pediatria é uma das especialidades mais tradicionais e valorizadas da Medicina. 

O profissional que decide seguir esse caminho, acaba se dedicando ao cuidado integral da saúde de crianças e adolescentes, fazendo o acompanhamento desde o nascimento até o fim da adolescência. 

O pediatra trata doenças, entretanto o trabalho também inclui ações de prevenção e orientação às famílias, principalmente aos pais “de primeira viagem”. 

O interesse pela Pediatria tem se mantido elevado ao longo dos anos, o que ajuda a refletir a importância do cuidado especializado nessa fase tão determinante da vida. 

Profissional da saúde examina recém-nascido com estetoscópio logo após o parto, em ambiente hospitalar com campo estéril.
Imagem Ilustrativa | Foto: Pexels

Cirurgia Geral: habilidade técnica e atuação hospitalar

O cirurgião geral é o profissional que realiza intervenções para diagnóstico, tratamento ou alívio de diversas doenças, sobretudo aquelas que envolvem o aparelho digestivo, abdome e parede abdominal.

Dessa forma, a Cirurgia Geral atrai estudantes de Medicina, especialmente aqueles que se identificam de alguma forma com procedimentos técnicos e atuação direta em ambientes hospitalares. 

Além de ser uma especialidade com demanda constante em todo o Brasil, a Cirurgia Geral também serve de base para os médicos que têm o interesse em seguir outras áreas cirúrgicas, como a Cirurgia do Aparelho Digestivo, a Oncológica ou a Vascular. 

Ginecologia e Obstetrícia: cuidado com a saúde da mulher

Fazer exame pré-natal, parto ou simplesmente uma consulta de rotina que pode ajudar a diagnosticar alguma doença que ainda não se manifestou. Assim é a rotina de quem escolheu se especializar em Ginecologia e Obstetrícia

Esta especialidade é fundamental para o cuidado com a saúde da mulher. Este profissional tem uma área de atuação bem vasta no Brasil, uma vez que pode atuar tanto em grandes centros e complexos hospitalares quanto em cidades menores, no interior do país.

Responsável pela prevenção e tratamento de doenças do sistema reprodutor feminino e auxílio a mulheres gestantes, o ginecologista e obstetra é um profissional valorizado e necessário, independente da região onde deseja atuar. 

Anestesiologia: segurança e conforto nos procedimentos médicos

Se tem algum procedimento cirúrgico, com certeza terá um anestesiologista na equipe. 

Quem escolhe o caminho da Anestesiologia, será o responsável pelo planejamento e administração da anestesia e plo monitoramento das funções vitais de cada paciente durante e após os procedimentos.

O reconhecimento crescente da importância desse especialista em hospitais e clínicas, aliada à possibilidade de atuação em diversos contextos hospitalares, contribui para que essa especialidade seja uma das mais procuradas no Brasil.

Cardiologia: foco na saúde cardiovascular

O coração é um músculo que trabalha incessantemente durante toda a vida. Por isso é preciso cuidar bem desse órgão para que ele consiga enviar sangue para todas as partes do organismo.

O cardiologista é o médico responsável por diagnosticar doenças cardiovasculares, indicar os melhores tratamentos para cada paciente e sugerir hábitos saudáveis para garantir a qualidade de vida de cada pessoa.

Podendo atuar em consultórios, hospitais ou unidades de emergência, esse médico terá um grande leque de possibilidades de trabalho no Brasil.

Profissional da saúde aferindo a pressão arterial de um paciente com esfigmomanômetro e estetoscópio em ambiente clínico.
Imagem Ilustrativa | Foto: Pexels

Ortopedia e Traumatologia: atuação em lesões e doenças do sistema musculoesquelético

Lesões, deformidades e doenças que afetam ossos, articulações, músculos e ligamentos são alguns dos exemplos de doenças que podem ser tratados pelo médico ortopedista. 

Desde os atendimentos de urgência e emergência até os procedimentos cirúrgicos especializados e complexos, o médico de Ortopedia e Traumatologia está apto para trabalhar com crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Esse último grupo tende a aumentar no país, uma vez que o envelhecimento da população, associado ao aumento das práticas esportivas e da longevidade, eleva a demanda por especialistas nessa área. 

Quem decide seguir a trilha da ortopedia, pode atuar em hospitais, clínicas e centros de reabilitação.

Estude Medicina no UNIFAGOC: excelência e reconhecimento nacional

O primeiro passo para tornar-se médico e especializar-se em alguma área da Medicina é entrar em uma faculdade, de preferência que ela seja uma das melhores do país. O UNIFAGOC é o seu lugar! Sabe por quê?

Com nota máxima (5) no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação (MEC), o curso de Medicina do UNIFAGOC consolidou-se como o único do estado de Minas Gerais a alcançar esse patamar, passando a fazer parte da elite nacional do ensino superior.

Ao todo, foram avaliados 309 cursos de Medicina no Brasil. Apenas seis obtiveram a nota máxima, e o UNIFAGOC está entre eles. 

Isso demonstra que a combinação de uma infraestrutura moderna, um corpo docente qualificado e uma proposta pedagógica inovadora, são capazes de garantir uma formação completa, humanizada e totalmente alinhada com as demandas do mercado de trabalho.

Venha para o UNIFAGOC e estude Medicina no Melhor Centro Universitário de Minas Gerais!