Blog de Medicina
Egresso da Medicina UNIFAGOC é aprovado em residência na FioCruz
Publicado em 10/03/2025
por Aline Ceolin

O médico Lucas Benício Lourenço Melo, egresso do curso de Medicina do UNIFAGOC, acaba de conquistar uma das vagas mais disputadas do país: foi aprovado na residência em Infectologia da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), no Rio de Janeiro, uma das Instituições mais respeitadas do Brasil na área da saúde pública.
“Eu gosto de atuar com o povo, especialmente com a população em vulnerabilidade, e o UNIFAGOC sempre apoiou muito isso”, afirma Lucas.

TRAJETÓRIA: PROTAGONISMO DESDE OS PRIMEIROS PERÍODOS
Sua trajetória é marcada por dedicação, envolvimento em projetos sociais e vivência acadêmica intensa desde os primeiros períodos do curso. Desde o início da graduação, Lucas buscou se destacar não apenas pelo desempenho acadêmico, mas também pelo envolvimento em atividades que extrapolavam a sala de aula.
“Entrei com o objetivo de fazer a diferença de alguma forma. Na verdade, de ser diferente de alguma forma, pois queria me destacar. Desde de o primeiro e segundo períodos comecei a fazer projetos sociais, ações, campanhas, etc., e o UNIFAGOC sempre foi extremamente aberto a esse tipo de atividade”, conta o egresso.

Esse protagonismo refletia seu desejo de construir carreira com significado, voltada para o cuidado com o outro, especialmente com quem mais precisa. “Eu gosto disso. Gosto de estar próximo das pessoas, de atuar com o povo”.
FORMAÇÃO HUMANIZADA E PROFESSORES INSPIRADORES
Lucas destaca com entusiasmo o diferencial do corpo docente do UNIFAGOC, não apenas pela qualificação técnica, mas pela abordagem humana e ética. Segundo o ex-aluno, foi essa base sólida e humanizada que o preparou para os desafios da vida médica.

“Chegando aqui no UNIFAGOC, eu tive muita sorte. Os nossos professores são diferenciados. Diferenciados, por conta de currículo, de conhecimento técnico, acadêmico, mas, também, diferenciados pela forma que nos ensinam. Eu não falo nem só de didática, didática também, mas, desde os primeiros períodos, todos os professores sempre se preocuparam em voltar a nossa atenção para: ‘ofereçam aos seus pacientes o cuidado integral. Utilizem a equidade sempre na vida de vocês. Na sua frente não vão estar sentados doentes, estarão sentados o senhor José, a dona Joana, o senhor João’, e isso eu sempre elogiei eles aqui no UNIFAGOC, pois acho que isso é muito importante! Na verdade, era por isso que estava aqui”, destaca Lucas.
CAMINHO ATÉ A RESIDÊNCIA NA FIOCRUZ
A escolha pela Infectologia veio depois de experiência marcante na atenção primária e no serviço de vigilância epidemiológica do município, durante a qual Lucas atuou diretamente no controle de epidemias.

“Depois desse ano atuando com essas populações em vulnerabilidade e atuando diretamente com o serviço de vigilância epidemiológica do Município, fazendo controle de epidemia e tudo, percebi que, na verdade, o caminho deveria se inverter um pouco e eu deveria começar pela infectologia e foi o que tentei. Joguei as minhas notas, fiz as minhas provas e acabei sendo aprovado para fazer infectologia na FioCruz lá no Rio De Janeiro, que foi onde sempre sonhei estar. Passei de ser estudante, para médico da atenção primária em saúde daqui do Município, e agora, voltei a ser estudante residente pela FioCruz”, comenta o médico.
GRATIDÃO AO UNIFAGOC
Lucas reconhece com orgulho a importância da formação recebida.
“O UNIFAGOC foi essencial para formar o médico que eu sou hoje e o que vou me tornar dia após dia. Quero dar muito orgulho aos meus professores, porque, se não fossem eles, eu não seria o Lucas que está aqui hoje — e não seria o Lucas que serei daqui alguns anos”, afirma o egresso.

Por fim, Lucas resume a gratidão que sente:
“Serei eternamente grato ao UNIFAGOC, aos professores, aos colaboradores, e ao fato de ter vindo para cá. Isso foi essencial para mim, como pessoa e como profissional. Para talvez, como aquele menininho que via na Medicina a possibilidade de cuidar, eu poder agora continuar cuidando”, conclui o médico.
A história de Lucas é exemplo concreto de como o UNIFAGOC vai além da formação técnica: prepara profissionais comprometidos, humanos e prontos para fazer a diferença. Sua trajetória reafirma o papel da Instituição em transformar sonhos em conquistas reais, por meio de educação de qualidade, pautada em valores éticos e no cuidado integral com o outro.
Assim como Lucas, muitos outros egressos seguem levando o nome do UNIFAGOC para os mais diversos cenários do país — e comprovam que no Centro Universitário se forma muito mais do que profissionais: formam-se histórias de sucesso.
Confira no vídeo abaixo o Institucional da Medicina UNIFAGOC.
Veja como foi o momento do anúncio da nota 5 no vídeo a seguir:
Escolha transformar sua vida na Medicina UNIFAGOC.
Entenda como é o estudo da Ginecologia e Obstetrícia na Medicina UNIFAGOC.
Saiba também como é o estudo da Clínica Médica na Medicina UNIFAGOC.
